Repository logo
 
Publication

Educação à distância e reputação : desafios do ensino superior brasileiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimão, Emília
dc.contributor.authorNascimento, Rayssa Araújo
dc.date.accessioned2020-02-10T11:11:43Z
dc.date.available2020-02-10T11:11:43Z
dc.date.issued2020-01-09
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO ensino a distância nasceu da necessidade de diminuir as barreiras geográficas e da exigência de preparo profissional, buscando então, metodologias de ensino alternativas ao modelo tradicional presencial. No Brasil, os primeiros cursos oferecidos a distância foram por correspondência, evoluindo juntamente com a tecnologia, sendo posteriormente oferecidos via rádio, depois via televisão, até chegar nos dias atuais no computador, por meio da internet e dos ambientes virtuais de aprendizagem. O avanço dos meios de comunicação e das tecnologias da informação proporcionou a evolução deste modelo de ensino que se desenvolveu exponencialmente nos últimos anos, até levar nos dias de hoje, o ensino superior à casa dos brasileiros. Diante de tamanha proporção ganha pelo ensino superior a distância brasileiro nos últimos anos, o presente estudo visa discorrer sobre sua trajetória, desafios e vitórias com o objetivo de analisar de que forma a sua reputação, ou seja, a sua imagem vem se construindo perante a sociedade. Considera-se que ao romper com um paradigma de uma educação tradicional e ao valorizar uma estrutura formativa, onde o processo de construção da educação seja, sim de qualidade, mas muito mais inclusivo e acessível para o povo brasileiro, pode-se sim, transformar um país.pt_PT
dc.description.abstractDistance studying has born from the necessity of diminishing the geographic barriers and the demand of professional preparation, searching for teaching methodologies alternative from the traditional face-to-face model. In Brazil, the first degrees in distance studying were set by mail, evolving and-in-and with technology, being presented by Radio, followed by TV, until it reached nowadays by computer, using the Internet or virtual learning environments. The progress of social media and the informational technology allowed the evolution of this teaching method which developed exponentially over the last years, bringing nowadays University education to the home of Brazilians. Due to the high proportions of distance studying in brazil over the last years, the present study aims to speak of its trajectory, challenges and victories with the goal to analyze the way its reputation, meaning, their image, towards society. By breaking the paradigm of traditional education and by valuing an educational structure, where the process of building education is of high standards but much more inclusive and accessible for the Brazilian people, we can transform a Country.pt_PT
dc.identifier.tid202403980pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29493
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação à distânciapt_PT
dc.subjectReputaçãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_PT
dc.subjectDistance studyingpt_PT
dc.subjectReputationpt_PT
dc.subjectUniversity educationpt_PT
dc.subjectVirtual learningpt_PT
dc.titleEducação à distância e reputação : desafios do ensino superior brasileiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado Rayssa Araujo.pdf
Size:
8.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: