Repository logo
 
Publication

Vasco Fernandes : do mito à realidade material : estudo da técnica pictórica para a conservação

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorCalvo, Ana
dc.contributor.advisorCandeias, António
dc.contributor.advisorFrade, José Carlos
dc.contributor.authorSoares, Bárbara Sofia Campos Maia e Carvalhinho
dc.date.accessioned2018-04-10T13:21:53Z
dc.date.available2018-04-10T13:21:53Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste trabalho analisa os materiais, caracterizando as técnicas de execução de quarenta e nove pinturas sobre madeira associadas ao mestre da Escola de Viseu, Vasco Fernandes, pintor que viveu e trabalhou durante, pelo menos, quarenta anos (1501-1542) associado a essa cidade. Num total de cinquenta e três obras consideradas – analisadas e amostradas -, distribuídas pelos distritos de Viseu, Coimbra, Porto, Braga, Bragança e Évora, este núcleo aqui em estudo foi analisado in situ sob vários tipos de radiação, entre as quais reflectografia de infravermelho e radiografia. Recolheram-se micro-amostras que foram, por um lado, montadas em cortes estratigráficos e examinadas com microscopia óptica, por outro lado, analisadas por μ-FTIR, SEM-EDS, HPLC, Py-GC-MS e μ-Raman. Identificaram-se cargas, aglutinantes, pigmentos e corantes das camadas de preparação, do desenho subjacente e dos estratos de cor, caracterizando-se a técnica de execução, a nível dos estratos pictóricos, destas pinturas. Os materiais usados inserem-se na prática nacional coetânea. As preparações, ora em carbonato de cálcio, ora em sulfato de cálcio, aglutinadas em adesivo proteico foram, recorrentemente, sobrepostas por uma imprimitura sob a qual (na sua existência) tinha sido realizado o desenho subjacente, executado com carvão vegetal. Analisou-se um aglutinante de base oleosa nos estratos de cor, distinguido como sendo óleo de linho, e identificaram-se os pigmentos branco de chumbo, o amarelo de chumbo e estanho, ocres, o vermelhão, a azurite, carvão vegetal e, nas lacas vermelhas, os corantes extraídos da cochinilha e garança, detectados em algumas velaturas, essencialmente. Os resultados obtidos veiculam um novo conhecimento sobre a oficina de Grão Vasco, possibilitando futuras comparações, evidenciando os materiais e as técnicas da execução pictórica do seu processo criativo e construtivo, que determinam os pontos de contacto e de diferenciação entre estas pinturas.pt_PT
dc.description.abstractThe present thesis analyse the materials, enlightening the technics in the execution of 49 paintings on wood, associated to the Master of the school of Viseu, Vasco Fernandes, painter that lived and worked during, at least, 40 years (1501-1542) Considering 53 paintings, analysed and sampled, present on the districts of Viseu, Coimbra, Porto, Braga, Bragança and Évora, this core of 35 paintings were analysed in situ under several types of exams, among them, infrared reflectography and radiography. Micro samples were collected and assembled in stratigraphic layers and examined with an optical microscope and analysed by μ-FTIR, SEM-EDS, HPLC, Py-GC-MS and μ-Raman. The pictorial technique is oil and the pigments and mixes used in order to obtain the diferente colours are the most frequent in Renaissance art. Complementary analytical research also added a new insight into Grão Vasco workshop, allowing future comparisons, enlightening the materials used and techniques of pictorial construction procedures that could specifically relate or distinguish them.pt_PT
dc.identifier.tid101341385pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/24175
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSéculo XVIpt_PT
dc.subjectGrão Vascopt_PT
dc.subjectTécnica pictóricapt_PT
dc.subjectReflectografia de infravermelho - Osírispt_PT
dc.subjectRadiografiapt_PT
dc.subjectMicro-amostragempt_PT
dc.subject16th centurypt_PT
dc.subjectPictorial techniquept_PT
dc.subjectInfrared reflectography – Osírispt_PT
dc.subjectRadiographypt_PT
dc.subjectMicrosamplingpt_PT
dc.titleVasco Fernandes : do mito à realidade material : estudo da técnica pictórica para a conservaçãopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Conservação de Bens Culturais

Files

Original bundle
Now showing 1 - 4 of 4
No Thumbnail Available
Name:
VOL I _ TESE _ BCM _GV.pdf
Size:
35.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
VOL.II APENDICE II _ Documentação realizada e entregue IN SITU -durante a investigacao e Prospeccoes.pdf
Size:
4.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
VOL.II APENDICE III _ tabelas entregues com exames efectuados e nr de amostas consideradas.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
VOLII_APENDICES I_Resultados de exames de área e cortes estratigráficos.pdf
Size:
57.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: