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Avaliação da educação especial ofertada em um centro de educação de jovens e adultos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
dc.contributor.advisor | Duque, Eduardo Jorge Gomes da Costa | |
dc.contributor.author | Oliveira, Tereza Cristina de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T11:05:45Z | |
dc.date.available | 2025-07-28T11:05:45Z | |
dc.date.issued | 2025-07-07 | |
dc.date.submitted | 2025-06 | |
dc.description.abstract | Este estudo avalia a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Profª Raquel Castro e Silva Miranda, no Ceará, Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa os desafios pedagógicos, estruturais, familiares e financeiros enfrentados para garantir uma educação inclusiva de qualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais, gestores e professores, além de observações não participantes. Os resultados destacam avanços, como a flexibilidade pedagógica e a valorização da diversidade, mas também apontam lacunas, como a falta de acessibilidade física, formação docente insuficiente e escassez de profissionais de apoio. O estudo conclui que, embora o CEJA demonstre compromisso com a inclusão, são necessários investimentos em infraestrutura, capacitação docente e políticas públicas mais robustas para consolidar uma educação verdadeiramente inclusiva. | por |
dc.description.abstract | This study evaluates the provision of Specialized Educational Assistance (AEE) at the Profª Raquel Castro e Silva Miranda Youth and Adult Education Centre (CEJA) in Ceará, Brazil. The qualitative research analyzes the pedagogical, structural, family and financial challenges faced in guaranteeing quality inclusive education. Semi-structured interviews were conducted with parents, managers and teachers, as well as non-participant observations. The results highlight advances, such as pedagogical flexibility and valuing diversity, but also point to shortcomings, such as a lack of physical accessibility, insufficient teacher training and a shortage of support professionals. The study concludes that, although CEJA demonstrates a commitment to inclusion, investments in infrastructure, teacher training and more robust public policies are needed to consolidate truly inclusive education. | eng |
dc.identifier.tid | 203968620 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/54069 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Educação especial | |
dc.subject | Inclusão | |
dc.subject | EJA | |
dc.subject | Atendimento educacional especializado (AEE) | |
dc.subject | CEJA | |
dc.subject | Special education | |
dc.subject | Inclusion | |
dc.subject | Specialized educational assistance (AEE) | |
dc.title | Avaliação da educação especial ofertada em um centro de educação de jovens e adultos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial |