Repository logo
 
Publication

Avaliação da educação especial ofertada em um centro de educação de jovens e adultos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.advisorDuque, Eduardo Jorge Gomes da Costa
dc.contributor.authorOliveira, Tereza Cristina de Freitas
dc.date.accessioned2025-07-28T11:05:45Z
dc.date.available2025-07-28T11:05:45Z
dc.date.issued2025-07-07
dc.date.submitted2025-06
dc.description.abstractEste estudo avalia a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Profª Raquel Castro e Silva Miranda, no Ceará, Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa os desafios pedagógicos, estruturais, familiares e financeiros enfrentados para garantir uma educação inclusiva de qualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais, gestores e professores, além de observações não participantes. Os resultados destacam avanços, como a flexibilidade pedagógica e a valorização da diversidade, mas também apontam lacunas, como a falta de acessibilidade física, formação docente insuficiente e escassez de profissionais de apoio. O estudo conclui que, embora o CEJA demonstre compromisso com a inclusão, são necessários investimentos em infraestrutura, capacitação docente e políticas públicas mais robustas para consolidar uma educação verdadeiramente inclusiva.por
dc.description.abstractThis study evaluates the provision of Specialized Educational Assistance (AEE) at the Profª Raquel Castro e Silva Miranda Youth and Adult Education Centre (CEJA) in Ceará, Brazil. The qualitative research analyzes the pedagogical, structural, family and financial challenges faced in guaranteeing quality inclusive education. Semi-structured interviews were conducted with parents, managers and teachers, as well as non-participant observations. The results highlight advances, such as pedagogical flexibility and valuing diversity, but also point to shortcomings, such as a lack of physical accessibility, insufficient teacher training and a shortage of support professionals. The study concludes that, although CEJA demonstrates a commitment to inclusion, investments in infrastructure, teacher training and more robust public policies are needed to consolidate truly inclusive education.eng
dc.identifier.tid203968620
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/54069
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEducação especial
dc.subjectInclusão
dc.subjectEJA
dc.subjectAtendimento educacional especializado (AEE)
dc.subjectCEJA
dc.subjectSpecial education
dc.subjectInclusion
dc.subjectSpecialized educational assistance (AEE)
dc.titleAvaliação da educação especial ofertada em um centro de educação de jovens e adultospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
203968620.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: