Repository logo
 
Publication

Comunidade educativa e participação : do normativo à práxis : um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Paulo Jorge de Almeida
dc.contributor.advisorPalmeirão, Cristina
dc.contributor.authorDias, Luís Manuel Vilares
dc.date.accessioned2018-01-26T10:42:55Z
dc.date.available2018-01-26T10:42:55Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractOs órgãos de administração e gestão dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, não só pelas competências que lhes são cometidas mas, principalmente, por neles terem assento os representantes de toda a comunidade educativa, são o rosto visível da autonomia escolar que se operacionaliza através dos documentos estruturantes elaborados e aprovados por estes órgãos. Como órgão de direção estratégica, compete ao conselho geral promover a participação dos vários atores educativos nele representados quer seja através da discussão e aprovação dos referidos documentos, quer seja através das recomendações que pode fazer aos outros órgãos da escola. Com este trabalho pretendemos realizar um estudo sobre o contributo e a participação, direta ou indireta, que os vários atores têm nos diversos órgãos ou grupos de trabalho onde estão representados, colaborando dessa forma na construção da autonomia da escola. Realizamos um estudo de caso que inscrevemos num paradigma de investigação qualitativa, com aplicação de um inquérito por questionário, centrando o mesmo nos representantes dos vários órgãos durante os últimos cinco anos. Levamos a cabo uma análise documental das atas das reuniões de alguns dos órgãos procedendo a uma análise de conteúdo das mesmas. Os resultados obtidos com esta investigação levam-nos a retirar alguns ensinamentos: apesar de existir participação dos atores educativos, esta deve ser estimulada de maneira mais ativa fazendo-os sentir que são parte integrante e importante de uma comunidade educativa; que a autonomia só se constrói na base dessa participação que tem de ser esclarecida principalmente através do conhecimento e apreensão dos conteúdo tanto dos normativos legais como dos documentos estruturantes da escola; que começa a ser visível na comunidade educativa a emergência de um conjunto de atores que, pela sua formação académica e capacidade de análise crítica, podem e devem ser vistos como uma mais-valia e não como um obstáculo à vida da organização.pt_PT
dc.description.abstractThe administrative and management bodies of school grouping or a single school, not only because of their competencies but, mainly, because they seat representatives of the entire educational community, are the visible face of the school autonomy that is operationalized through structuring documents prepared and approved by these organs. As a strategic management body, it is the responsibility of the general council to promote the participation of the various educational actors represented in it, whether through the discussion and approval of documents, or through the recommendations it can make to the other organs of the school. With this work we intend to carry out a study about the contribution and the participation, direct or indirect, that the various actors have in the various organs or workgroups where they are represented, collaborating ,in this way , in the construction of the school autonomy. We carried out a case study that is part of a qualitative research paradigm, with the application of a questionnaire survey, focusing on the representatives of the various organs during the last five years. We also made a documentary analysis of the minutes of the meetings of some of the agencies, analysing the content of the meetings. The results obtained with this research lead us to draw some lessons: although there is participation of the educational actors, this must be stimulated more actively, making them feel that they are an integral and important part of an educational community; that autonomy is only built on the basis of this participation, which has to be clarified mainly through the knowledge and apprehension of the contents of both the legal norms and the structuring documents of the school; that the emergence of a group of actors that, due to their academic formation and critical analysis capacity, can and should be seen as an added value and not as an obstacle to the life of the organization.pt_PT
dc.identifier.tid201832925
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23998
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectStructuring documentspt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectEducational performerspt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectEducational communitypt_PT
dc.subjectManagement and administration school bodiespt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectDocumentos estruturantespt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectAtores educativospt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectComunidade educativapt_PT
dc.subjectÓrgãos de gestão e administração escolarpt_PT
dc.titleComunidade educativa e participação : do normativo à práxis : um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Disertação_Final-27Set.pdf
Size:
3.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: