Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-19"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Promoção da saúde nos curricula de enfermagem : conhecimento dos professores e sentidos atribuídos pelos estudantesPublication . Pereira, Maria do Carmo da Silva Figueiredo; Amendoeira, José PenedosA Declaração de Munich (2000) solicitou a inclusão explícita da Promoção da Saúde nos curricula de enfermagem, para fortalecer a enfermagem na Europa, no domínio da saúde pública, Promoção da Saúde e desenvolvimento da comunidade, apelando ao desenvolvimento de competências dos estudantes para serem promotores de saúde no século XXI. A evidência científica releva que se deve constituir num grande tema nos curricula de graduação e de pós-graduação, para produção de profissionais com credibilidade junto da comunidade científica. Estes são os pressupostos que nos conduziram a este percurso de investigação. Pretendemos analisar os curricula de enfermagem, caracterizar o conhecimento dos professores sobre a Promoção da Saúde na conceção, desenvolvimento e avaliação curricular e identificar os sentidos atribuídos pelos estudantes à aprendizagem da Promoção da Saúde. A investigação foi desenvolvida em duas Escolas Superiores de Saúde e em unidades de saúde na Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e na Região de Saúde do Centro e em Unidades de Obstetrícia e de Pediatria nos Hospitais da área de implantação das Escolas. Envolveu setenta e nove participantes: dezassete professores e sessenta e dois estudantes. Utilizámos o método de estudo de caso múltiplo com pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas a professores e estudantes, com tratamento dos dados através de análise de conteúdo e identificação e análise de domínios culturais. Da análise dos dados empíricos emergiram os temas: Aprendizagem da Promoção da Saúde centrada nos estudantes e intervenção contextualizada no domínio da Promoção da Saúde com as seguintes evidências: Professores e estudantes associam a Promoção da Saúde à mudança de comportamento e à prevenção das doenças; necessidade, por parte dos professores, de uma UC transversal ou não, com práticas simuladas; A Prática Baseada na Evidência como estratégia educativa utilizada pelos professores no 2º Ciclo é assistemática. O diagnóstico de saúde é relevado pelos professores, salientando a passagem de um foco individual nos cuidados, para um foco coletivo; os temas das sessões de educação para a saúde são sugeridos: pelos enfermeiros ou por parceiros e não pela comunidade; Os estudantes do 1º ciclo realçam a adequação de estratégias de comunicação e relacionais na interação com as pessoas, de modo a capacitá-las para o autocuidado.
- Comunidade educativa e participação : do normativo à práxis : um estudo de casoPublication . Dias, Luís Manuel Vilares; Pereira, Paulo Jorge de Almeida; Palmeirão, CristinaOs órgãos de administração e gestão dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, não só pelas competências que lhes são cometidas mas, principalmente, por neles terem assento os representantes de toda a comunidade educativa, são o rosto visível da autonomia escolar que se operacionaliza através dos documentos estruturantes elaborados e aprovados por estes órgãos. Como órgão de direção estratégica, compete ao conselho geral promover a participação dos vários atores educativos nele representados quer seja através da discussão e aprovação dos referidos documentos, quer seja através das recomendações que pode fazer aos outros órgãos da escola. Com este trabalho pretendemos realizar um estudo sobre o contributo e a participação, direta ou indireta, que os vários atores têm nos diversos órgãos ou grupos de trabalho onde estão representados, colaborando dessa forma na construção da autonomia da escola. Realizamos um estudo de caso que inscrevemos num paradigma de investigação qualitativa, com aplicação de um inquérito por questionário, centrando o mesmo nos representantes dos vários órgãos durante os últimos cinco anos. Levamos a cabo uma análise documental das atas das reuniões de alguns dos órgãos procedendo a uma análise de conteúdo das mesmas. Os resultados obtidos com esta investigação levam-nos a retirar alguns ensinamentos: apesar de existir participação dos atores educativos, esta deve ser estimulada de maneira mais ativa fazendo-os sentir que são parte integrante e importante de uma comunidade educativa; que a autonomia só se constrói na base dessa participação que tem de ser esclarecida principalmente através do conhecimento e apreensão dos conteúdo tanto dos normativos legais como dos documentos estruturantes da escola; que começa a ser visível na comunidade educativa a emergência de um conjunto de atores que, pela sua formação académica e capacidade de análise crítica, podem e devem ser vistos como uma mais-valia e não como um obstáculo à vida da organização.
- Cuidados paliativos numa unidade local de saúde : relatório de estágioPublication . Gonçalves, Maria Celeste Ferreira; Amado, João Manuel da CostaO aumento da esperança média de vida, bem como o aumento das doenças crónicas progressivas e incapacitantes têm vindo a constituir um novo desafio para os sistemas de saúde. Adicionalmente, a combinação de fatores físicos, psicológicos, sociais e espirituais em fase terminal de vida, aumenta a complexidade do sofrimento e, consequentemente, das necessidades de intervenção neste contexto, o que requer uma abordagem multi e interdisciplinar que aglomere as necessidades identificadas no núcleo do doente-família, por parte dos profissionais de saúde, que devem ser detentores de formação específica nesta área. Deste modo, a prestação de Cuidados Paliativos, requer que os serviços de saúde se organizem de forma a prestar cuidados com qualidade, no local privilegiado para o doente, com profissionais capacitados, que promovam a dignidade do doente, e considerem a família, no decurso da sua intervenção. Neste âmbito, a aluna estagiou numa Unidade Local de Saúde, como parte integrante do seu Mestrado em Cuidados Paliativos, de forma a desenvolver competências técnicas, profissionais e pessoais nesta área. O principal objetivo deste trabalho foi focar a sua atenção no modo como se organizam e prestam os cuidados domiciliários, de forma a desenvolver uma proposta de projeto para a implementação de uma Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Guimarães-Vizela-O Basto, tal como definido na legislação. A realização deste estágio proporcionou-me o conhecimento, metodologia e motivação para as bases da proposta de implementação dos serviços domiciliários em Cuidados Paliativos no ACES de Guimarães-Vizela-O Basto onde a aluna exerce actividade.
- Casa da Arte : reabilitação e reconversão do Cine-Teatro Império de MangualdePublication . Santos, Pedro Alexandre da Fonseca; Carvalho, José Maria da Cunha Rego Lobo deEsta dissertação teve por objectivo aprofundar o conhecimento pela prática da reabilitação e a sua aplicação a um edifício icónico que apresenta necessidade de intervenção. Grande parte do edificado dos centros históricos das cidades apresenta necessidade de intervenção, seja por falta de manutenção ou por abandono, sendo que este último aspecto é o que mais se verifica e prejudica o bom funcionamento das cidades. Realidade que não afecta exclusivamente os edifícios habitacionais, mas também os equipamentos públicos, em particular aqueles destinados à cultura. É nesta realidade que assenta a escolha do edifício objecto de estudo à presente dissertação, com objectivo de renascer a procura pela cultura, respeito pelo património e motivar a população a “habitar” o centro histórico. Com esta linha de ideais, propõe-se a intervenção no Cine-teatro de Mangualde; obra do Arq. Francisco Caetano Keil Coelho do Amaral em 1948; marco importante na cultura e património do concelho, sendo um edifício que actualmente se encontra em grave estado de ruina, representando assim uma enorme lacuna, tanto no tecido urbano como na difusão da cultura pela sociedade. O objectivo desta intervenção prende-se pela reabilitação do edifício e sua reconversão em “Casa da Arte”. Esta intervenção passa pelo respeito da importância dos elementos arquitectónicos do edifício original, como a organização da sala de espectáculos, a torre lateral e principalmente a fachada, passando também pelo melhoramento das valências necessárias ao cinema e teatro e o acrescentar de espaços para exposição de peças de arte ou eventos.
- Cuidar da pessoa portadora de ostomia de eliminação intestinalPublication . Pascoal, Joana Filipa Correia; Marques, Rita Margarida DouradoA Enfermagem como profissão que se centra no cuidar da pessoa, necessita de produção e renovação contínuas no seu corpo de conhecimentos, o que apenas é possível atendendo à procura constante, com base na evidência científica, de modo a melhorar a segurança e os cuidados prestados à pessoa em situação crítica e sua família. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica possui um leque de conhecimentos, capacidades e competências em diversos domínios, quer na gestão de cuidados, na melhoria contínua da qualidade, nas aprendizagens profissionais quer na responsabilidade profissional, ética e legal o que o torna um elemento de referência no âmbito das unidades prestadoras de cuidados. O presente relatório visa expor o percurso que englobou três estágios que permitiram experiências e aprendizagens diversificadas. Pretende ainda, demonstrar de forma crítica e reflexiva as atividades desenvolvidas e competências adquiridas nos três contextos da prática clínica. A revisão integrativa da literatura corroborou a importância da sexualidade da pessoa portadora de ostomia de eliminação intestinal, a pertinência da consulta de estomaterapia, bem como, a importância da formação e investigação nesta área.