Repository logo
 
Publication

O presépio : mediação cultural e transmissão religiosa. Proposta de um itinerário pedagógico no contexto de Educação Moral e Religiosa Católica

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorTeixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues
dc.contributor.advisorAmbrosio, Juan Francisco Garcia
dc.contributor.authorFurtado, Carolina da Silva
dc.date.accessioned2025-03-06T13:47:27Z
dc.date.embargo2026-03-06
dc.date.issued2025-01-10
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractEste documento traduz-se no trabalho final realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ciências Religiosas, com especialização em Educação Moral e Religiosa Católica, no contexto do ensino básico e secundário em Portugal. Mais precisamente, apresenta-se a Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2021/2022, na Escola Básica e Secundária do Nordeste, localizada no arquipélago dos Açores, na ilha de São Miguel, numa turma de 5º ano. A prática de ensino supervisionada foca-se na Unidade Letiva 2: Advento e Natal, uma unidade fundamental para a exploração das dimensões religiosa e cultural do cristianismo. A componente de investigação prima pela apresentação de um itinerário pedagógico para o ensino da referida Unidade Letiva. Este itinerário contempla uma visita de estudo, assumida como estratégia pedagógica, incentivando os alunos a envolverem-se com o Presépio de uma forma tangível, tendo em vista um aprofundamento reflexivo que os ajude a relacionar o significado religioso do Presépio e o seu contexto cultural e histórico. Da análise realizada ao Presépio do Prior Evaristo Gouveia, à luz do modelo de Danièle Hervieu-Léger, considera-se que este artefacto (religioso e cultural) enquanto mediador de uma identidade e tradição religiosa cristã, apresenta caraterísticas que o definem como tal nos quatro polos contemplados pelo modelo: comunitário-identitário; cultural; ético-axiológico e afetivoemocional. Por forma a se facilitar o processo de ensino-aprendizagem face aos conteúdos contemplados na Unidade Letiva 2, preconizou-se uma visita de estudo ao Presépio de Prior Evaristo Gouveia.pt_PT
dc.description.abstractThis document is the final work carried out as part of the Master's Degree in Religious Sciences, specializing in Catholic Moral and Religious Education, in the context of primary and secondary education in Portugal. More precisely, it presents the Supervised Teaching Practice carried out in the 2021/2022 school year, at the Nordeste Primary and Secondary School, located in the Azores archipelago, on the island of São Miguel, in a 5th grade class. The supervised teaching practice focuses on Teaching Unit 2: Advent and Christmas, a fundamental unit for exploring the religious and cultural dimensions of Christianity. The research component is based on the presentation of a pedagogical itinerary for teaching this Teaching Unit. This itinerary includes a study visit, taken as a pedagogical strategy, encouraging students to get involved with the Nativity scene in a tangible way, with a view to deepening their reflection and helping them to relate the religious meaning of the Nativity scene to its cultural and historical context. From the analysis carried out on Prior Evaristo Gouveia's Nativity scene, in the light of Danièle Hervieu-Léger's model, it is considered that this (religious and cultural) artifact, as a mediator of a Christian religious identity and tradition, presents characteristics that define it as such in the four poles contemplated by the model: community-identity; cultural; ethical-axiological and affective-emotional. In order to improve the teaching-learning process in relation to the content covered in Teaching Unit 2, a study visit to Prior Evaristo Gouveia's crib was planned.pt_PT
dc.identifier.tid203874269pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/48430
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEMRCpt_PT
dc.subjectNatalpt_PT
dc.subjectPresépiopt_PT
dc.subjectPatrimóniopt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectMediaçãopt_PT
dc.subjectTransmissão religiosapt_PT
dc.subjectChristmaspt_PT
dc.subjectNativity scenept_PT
dc.subjectHeritagept_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectMediationpt_PT
dc.subjectReligious transmissionpt_PT
dc.titleO presépio : mediação cultural e transmissão religiosa. Proposta de um itinerário pedagógico no contexto de Educação Moral e Religiosa Católicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203874269.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: