Repository logo
 
Publication

Relicma : o conjunto de relicários do santuário do convento da Madre de Deus (Lisboa). História, tecnologia, conservação e valorização

datacite.subject.fosHumanidades
datacite.subject.sdg11:Cidades e Comunidades Sustentáveis
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
dc.contributor.advisorPais, Alexandre
dc.contributor.advisorBarata, Carolina
dc.contributor.advisorCamarneiro, Nuno
dc.contributor.authorCunha, Diana Teixeira dos Santos
dc.date.accessioned2025-06-24T14:04:10Z
dc.date.available2025-06-24T14:04:10Z
dc.date.issued2025-01-27
dc.date.submitted2023-09
dc.description.abstractEsta trabalho debruça-se sobre uma coleção de 42 bustos-relicários provenientes do coro-alto da Igreja do Convento da Madre de Deus, em Xabregas, Lisboa, que se destaca pela sua qualidade artística, e por estar preservada, aparentemente na totalidade, por bustos produzidos entre os séc. XVI e XVIII. A nossa investigação procurou conhecer a coleção através de uma metodologia multidisciplinar que englobou a análise histórico-artística, o estudo iconográfico e a análise técnica e material. O estudo técnico e analítico teve como objetivo compreender se a esta tipologia escultórica estaria associada uma técnica própria, ou se seguiria as recomendações da época para esculturas sobre madeira dourada e policromada, e pretendeu balizar cronologicamente a produção das obras. O que os resultados sugerem é que as técnicas e materiais utilizados são os mesmos das recomendações dos tratados artísticos da época e de obras do mesmo período. De uma forma sucinta e geral, as camadas cromáticas são constituídas por preparações à base de sulfato de cálcio aglutinadas em adesivos proteicos, bolos constituídos por minerais argilosos como a caulinite, também aglutinados em adesivos proteicos e folhas de ouro de elevada quilatagem. Nas camadas cromáticas foi identificada uma ampla paleta constituída por branco de chumbo, vermelhão, azurite, mínio, hematite, auripigmento, massicote, amarelo de chumbo e estanho, malaquite, verdigris, azurite, índigo, esmalte, umbra, negro de carvão, realgar. auripigmento e azul da Prússia. O estudo hagiográfico e iconográfico permitiu a divisão por grupos iconográficos, associados à prática devocional própria do convento, no qual o culto das relíquias foi de grande relevância. Foram identificados seis grupos: o da “Primeira Família”, o das virgens mártires, dos santos inocentes, dos franciscanos, o grupo dos 40 Mártires de Sebaste, o grupo dos Papas, e um outro grupo, no qual foram incluídos os bustos que não se enquadravam em nenhum dos restantes. A análise permitiu apoiar um levantamento de hipóteses para aquele que terá sido a narrativa original da coleção e que se perdeu com o tempo, fruto não só das várias remodelações que o convento sofreu ao longo dos anos, mas também da própria movimentação de peças dentro de um mesmo espaço religioso. Finalmente, com o objetivo de a preservar, mas também devolver o destaque que a mesma merece e aproximá-la daquele que seria o estado e brilho mais próximos do original, foi efetuado o tratamento de conservação e restauro da coleção, detalhado nesta tese.por
dc.description.abstractThe present thesis focuses on a collection of 42 reliquary busts from the choir loft of the church from Madre de Deus Convent in Xabregas, Lisbon. This collection stands out for its artistic quality and apparent preservation, consisting primarily of busts produced between the 16th and 18th centuries. Our research aimed to explore this collection through a multidisciplinary methodology encompassing historical-artistic analysis, iconographic study, and technical and material analysis. The technical and analytical study aimed to understand whether this sculptural typology was associated with a specific technique or if it followed the recommendations of the time for gilded and polychrome wooden sculptures. Additionally, it sought to establish a chronological framework for the production of these works. The results suggest that the techniques and materials used are in alignment with the recommendations found in artistic treatises of the time and artworks from the same centuries. In summary, the polychrome structure consists of calcium sulfate and a proteinaceous binder, bole layers predominantly kaolinitic and also a proteinaceous binder, and high-carat gold leaves. The identified pigments were white lead, vermilion, azurite, red lead, hematite, orpiment, massicot, leadtin yellow, malachite, verdigris, azurite, indigo, smalt, umber, carbon black, realgar, and Prussian blue. The hagiographic and iconographic study allowed the division of the ensemble into iconographic groups, associated with the convent´s devotional practices, where the veneration of relics held great importance. Seven groups were identified: “The First Family”, the group of virgin martyrs, the group of Holy Innocents, the Franciscans, the 40 Martyrs of Sebaste, the Popes, and another group which included busts without any specific connection. This analysis supported the development of hypotheses regarding the original narrative of the collection, which was lost over time due to various renovations the convent underwent and the movement of pieces within the same religious space. Finally, conservation and restoration treatments were carried out and are identified in this thesis.eng
dc.identifier.tid101762372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53737
dc.language.isopor
dc.relationFundação para a Ciência e a Tecnologia
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEscultura dourada e policromada
dc.subjectBustos-relicários
dc.subjectTécnica pictórica
dc.subjectIconografia
dc.subjectConservação e restauro
dc.subjectSéc. XVI-XVIII
dc.subjectGilded and polychrome sculptures
dc.subjectReliquary busts
dc.subjectPictorial technique
dc.subjectIconography
dc.subjectConservation and restoration
dc.subject16th -18th centuries
dc.titleRelicma : o conjunto de relicários do santuário do convento da Madre de Deus (Lisboa). História, tecnologia, conservação e valorizaçãopor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameDoutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
101762372.pdf
Size:
11.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Apêndices_101762372.pdf
Size:
46.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: