Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4-48-2-PB.pdf974.5 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A oportunidade de realizar um doutoramento em Ciências da Educação em Moçambique nasceu da necessidade de formação de docentes da UCM e do desejo da UCP em colaborar ativamente neste projeto. A organização do curso em Nampula, com docentes da UCP, implicava a conceção de um modelo de formação que garantisse que o currículo desenvolvido em Portugal fosse, também neste contexto, integralmente cumprido. Assim, e tendo em conta que a totalidade da lecionação não se poderia fazer de forma presencial, definiu-se um modelo de ensino a distância, que previa duas semanas de formação presencial no início de cada semestre e formação online entre as sessões presenciais. O desenvolvimento curricular incluiu a realização de atividades programadas, muito centradas na realidade moçambicana.
The opportunity to do a doctorate in Education Sciences was due to the necessity of training of UCM professors and to the desire of UCP in collaborate actively in the development of the teaching staff at the sister institution. The organization of the doctoral program in Nampula, with professors from UCP, involved the conception of a training model that would ensure that the curriculum developed in Portugal was, also in this context, fully complied. Therefore, taking into account the total teaching hours it wouldn't be possible to do it through face to face classes. So, was defined a model of distance learning, a blended learning system, which included two weeks of tutorial classes at the beginning of each semester and online training between face to face sessions. The planning and the curriculum development included carrying out scheduled activities focused on Mozambican reality.

Description

Keywords

Cooperação para o desenvolvimento Formação de docentes universitários B-learning Formação a distância Learning Management Systems Avaliação em e-learnig Cooperation for development Training of university professors Evaluation in e-learning

Citation

LAGARTO, José ...[et al.] - A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. N.º 1 (2013), 14 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Católica de Moçambique

CC License