Repository logo
 
Publication

O contributo do domínio psicomotor para as aprendizagens iniciais da leitura e escrita

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Célia dos Prazeres
dc.contributor.authorSantos, Joana Filipa Lopes Fidalgo dos
dc.date.accessioned2018-01-16T10:59:18Z
dc.date.available2018-01-16T10:59:18Z
dc.date.issued2015-02-13
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractLer e escrever implicam competências prévias. Algumas crianças revelam dificuldades na leitura e escrita ao longo do seu desenvolvimento e percurso escolar. Sendo este um estudo sobre a importância do domínio psicomotor para estas aprendizagens iniciais pretendemos demonstrar aspetos que podem surgir ao nível das pré-competências que objetivam dificuldades ou facilidades neste processo. A psicomotricidade é uma educação do pensamento através do movimento e neste sentido, se as aprendizagens forem exploradas de forma a propiciar a experiência psicomotora, terão muito mais significado e serão melhor aprendidas e apreendidas, dado que muitas das dificuldades apresentadas pelas crianças surgem ao nível das pré-competências, das quais se constituiu a estrutura da educação psicomotora. Assim, a educação pré-escolar, que colabora no desenvolvimento global e harmonioso das crianças, consolida esses pré-requisitos, fundamentais para toda a vida escolar do aluno. Com base numa investigação de tipologia mista, tendo como objetivo relacionar os fatores psicomotores com as competências para a leitura e escrita, foi possível verificar que estas aprendizagens são favorecidas pelo domínio psicomotor, conjuntamente com as restantes competências. Desta forma, torna-se importante que os pais, os professores e os técnicos de educação especial, que lidam com crianças nesta fase de transição para o primeiro ciclo, estejam atentos, conheçam e compreendam a importância de uma maturação e consolidação dos pré-requisitos.pt_PT
dc.description.abstractReading and writing require previous skills. Some children have difficulties in reading and writing throughout their development and schooling. This is a study on the importance of the psychomotor domain for these initial learnings, intend to demonstrate aspects that may arise at the level of previous skills aimed difficulties or facilities this process. Psychomotricity is an education of the thought through the movement and on this direction, if the learning is exploited in order to provide psychomotor experience, will have more meaning and are better learned and apprehended, given that many of the difficulties presented by children arise at the level of previous skills, which constituted the structure of psychomotor education. Thus, preschool education, which collaborates on global and harmonious development of children, consolidates these essential skills for school student's life. Based on research of mixed type, aiming to relate the factors with psychomotor skills for reading and writing, we found that this learning is facilitated by the psychomotor domain in conjunction with other skills and thus it becomes important that parents, teachers and special education technicians, who deal with children in this transition phase for the first cycle, be alert, know and understand the importance of maturation and consolidation of previous skills.pt_PT
dc.identifier.tid201703602pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23859
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicomotricidadept_PT
dc.subjectCompetência psicomotorapt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectLeitura e escritapt_PT
dc.subjectPsychomotricitypt_PT
dc.subjectPsychomotor skillspt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectLearning difficultiespt_PT
dc.subjectReading and writingpt_PT
dc.titleO contributo do domínio psicomotor para as aprendizagens iniciais da leitura e escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201703602.pdf
Size:
2.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: