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- Perfil da escola profissional como uma organização aprendentePublication . Martins, Alexandra Isabel da Fonseca; Lopes, Albino Pedro AnjosNo contexto dos esforços atuais para aumentar a produtividade e superar a competitividade no seio das Escolas Profissionais portuguesas, surge este estudo que tem como finalidade compreender e avaliar em Organizações de Ensino Profissional o nível de implementação dos princípios orientadores, do que Senge (1990) chamou, Organizações Aprendentes. Partindo do convicto pressuposto que a Aprendizagem é um fenómeno inerente a todas as interações humanas e, desta forma, indissociável do contexto organizacional em causa, pretende-‐se verificar a aplicabilidade do modelo de Organização Aprendente de Bowen et al. (2006), School Success Profile -‐ Learning Organization (SSP-‐LO) às Escolas Profissionais portuguesas. Para a compreensão desta temática, foram delineadas duas questões de partida: quais os fatores que definem o Perfil de uma Escola Profissional enquanto Organização Aprendente?; e qual o papel dos agentes na construção desse paradigma?, procurando assim promover a construção da Escola Profissional enquanto uma Organização Aprendente. Desta forma, o estudo procede a um Enquadramento Conceptual, a uma Revisão Bibliográfica que culmina com o Estado da Arte. Quanto à parte empírica, esta é feita com base na realização de um inquérito -‐ o SSP-‐LO -‐ a fim de identificar, de uma amostra constituída pelas Escolas Profissionais portuguesas, o Perfil da Escola Profissional enquanto Organização Aprendente. Através de uma análise confirmatória dos resultados, foi revelada a importância do SSP-‐LO para avaliar a capacidade das Escolas Profissionais para funcionarem como Organizações Aprendentes em Portugal: foi mostrado um padrão consistente de intercorrelações positivas entre as dimensões da Organização Aprendente, Ações e Sentimentos, e os resultados do Perfil Pessoal, de Desempenho Escolar e de Liderança. Perante estes resultados, os Profissionais da Escola Profissional são capazes de melhor compreender, refletir e direcionar a Organização Escola Profissional como um sistema de serviço ao cliente e orientar o desenvolvimento de intervenções para criar um clima de Aprendizagem que apoia a Prática baseada em evidências e melhoria da Escola.
- Paradise Night Out : the flavored wines arrive to PortugalPublication . Vilaça, Rita Maria Ferreira da Silva; Marcos, Paulo Gonçalves; Assunção, João Borges deGrupo Bacalhôa is a Portuguese wine company that has been present in the market for a long time. In 2013, following what was happening in other countries; they have created and launched the Paradise Night Out. The drink is a flavored wine, which means that get together the tradition of wine with the evolution of the technology development that allows adding water and aromas to wine. In France, the flavored wine category entered in the market in 2011 and has been double its profit from year to year. After more than one year of being released, sales were below expected and the presence in the alcoholic beverage market was not as strong as it was intended. It was time for the marketing department analyzes and rethinks its strategy. In the beginning the drink was launched not only for the night market but also for the end of day/ after work moments. Taking into account what the market needs and what is the competition, the department thought that it would bring more advantages to choose only one market and delineate from there the new strategy.
- The impact of capital regulation on banks' cost and profit efficiency under stressful economic conditions : cross-country evidencePublication . Almeida, Luís Alexandre Aires de; Bonfim, Diana Carina Ribeiro GuimarãesThis thesis evaluates how regulation on capital requirements is associated with cost and profit efficiency of banks. It allows an international comparison on banking regulation, capturing changes on public policies towards banks over time further, it encompasses one of the major financial crises since 1929. The impact of regulatory capital requirements on banking efficiency is assessed using the stochastic frontier production function for panel data to estimate inefficiency effects. It is used a panel dataset of 865 observations from 156 publicly listed commercial banks operating in 30 countries and covering a nine year time-horizon (2004-2012). Besides the impact on capital regulation, we also controlled for the influence of other regulatory variables, macroeconomic conditions, market structure characteristics and the state of financial development. Our results suggest that capital requirements negatively affect inefficiency, meaning that, for our sample, an increase on regulatory equity ratios will lead to an efficiency improvement. Regarding other regulatory control variables, we would say that regulation should aim to increase market discipline, while restricting banks activities. The power of supervisory agencies seems to negatively impact banks’ efficiency, but in in stressful conditions, it may help banks being more cost efficient.
- Relatório de estágioPublication . Silva, Filipa Raquel Andrade da; Costa, Eleonora Cunha Veiga; Silva, Ana Margarida de Barros TrovisqueiraO presente relatório surge no âmbito do mestrado integrado no plano curricular do 2.º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia de Braga. O estágio decorreu no contexto de Cuidados de Saúde primários, mais propriamente no Serviço de Psicologia da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto I – Santo Tirso/ Trofa. E teve como objetivo proporcionar à estagiária um conjunto de atividades que permitiram o desenvolvimento de competências enquanto profissional da Psicologia. Este relatório pretende descrever as atividades realizadas durante o estágio, designadamente as atividades de observação, de avaliação psicológica, de intervenção psicológica individual e em grupo e atividades de formação. Assim como, refletir sobre as experiências vividas e as aprendizagens alcançadas durante o mesmo.
- A importância do envolvimento parental no desenvolvimento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagemPublication . Matos, Jorge Manuel Gomes; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daAs dificuldades de aprendizagem têm sido difíceis de definir, no entanto, hoje em dia, o conceito de dificuldades de aprendizagem é aplicado concretamente às crianças e jovens que apresentam “uma discrepância significativa entre aquilo que é esperado em função da idade e aquilo que efectivamente realizam em termos académicos” (Lopes, 2005). Este estudo tem por finalidade comparar as perspetivas dos encarregados de educação (EE) de alunos com dificuldades de aprendizagem (DA) e dos professores quanto às dificuldades de aprendizagem, à inclusão e ao envolvimento parental, tentando relacioná-los com o (in)sucesso escolar dos educandos. Os instrumentos utilizados foram inquéritos, em suporte papel, para os EE de alunos com necessidades educativas especiais e através de um questionário online para os professores, de forma a abranger um maior número de docentes. A amostra é constituída por 25 encarregados de educação de alunos com NEE do Agrupamento de escolas de Melgaço (n=25) e por 19 professores (n=19), sendo 10 professores deste agrupamento e os restantes de várias escolas do distrito de Braga. Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que muitas destas crianças e adolescentes vivem com o peso de terem sido catalogados e colocados na educação especial. Os professores defendem que: os apoios aos alunos com DA devem iniciar-se o mais cedo possível; o trabalho de pares facilita a tomada de consciência dos pontos fracos dos alunos e a necessidade de os melhorar; as dificuldades de leitura aparecerem geralmente associadas a dificuldades na escrita e vice-versa e o envolvimento dos EE na escola contribui para o sucesso educativo dos alunos com NEE. Quanto aos encarregados de educção, concluímos que: eles acompanham o seu educando na realização dos trabalhos de casa; todos afirmam conversar com o seu filho sobre as suas dificuldades em aprender; estão satisfeitos com o grau de comunicação entre a escola e a família; não atribuem responsabilidades à escola pelo insucesso dos seus educandos e procuram informar-se sobre o projeto educativo e PAA da escola.
- O contributo do domínio psicomotor para as aprendizagens iniciais da leitura e escritaPublication . Santos, Joana Filipa Lopes Fidalgo dos; Ribeiro, Célia dos PrazeresLer e escrever implicam competências prévias. Algumas crianças revelam dificuldades na leitura e escrita ao longo do seu desenvolvimento e percurso escolar. Sendo este um estudo sobre a importância do domínio psicomotor para estas aprendizagens iniciais pretendemos demonstrar aspetos que podem surgir ao nível das pré-competências que objetivam dificuldades ou facilidades neste processo. A psicomotricidade é uma educação do pensamento através do movimento e neste sentido, se as aprendizagens forem exploradas de forma a propiciar a experiência psicomotora, terão muito mais significado e serão melhor aprendidas e apreendidas, dado que muitas das dificuldades apresentadas pelas crianças surgem ao nível das pré-competências, das quais se constituiu a estrutura da educação psicomotora. Assim, a educação pré-escolar, que colabora no desenvolvimento global e harmonioso das crianças, consolida esses pré-requisitos, fundamentais para toda a vida escolar do aluno. Com base numa investigação de tipologia mista, tendo como objetivo relacionar os fatores psicomotores com as competências para a leitura e escrita, foi possível verificar que estas aprendizagens são favorecidas pelo domínio psicomotor, conjuntamente com as restantes competências. Desta forma, torna-se importante que os pais, os professores e os técnicos de educação especial, que lidam com crianças nesta fase de transição para o primeiro ciclo, estejam atentos, conheçam e compreendam a importância de uma maturação e consolidação dos pré-requisitos.
- Crenças sobre a doença, morbilidade psicológica e dimensões da dor em doentes com dor crónicaPublication . Sobral, Manuel Filipe Pinto Lopes Cunha; Costa, Eleonora Cunha VeigaO presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre dor crónica, perceção da doença e morbilidade psicológica, procurando explicar a existência de morbilidade psicológica, devendo-se intervir nas crenças para melhorar a saúde física e mental dos doentes com dor crónica psicológica em doentes com dor crónica. Tratou-se de um estudo observacional analíticotransversal com uma amostra de 200 doentes com dor crónica. Os instrumentos administrados incluíram um questionário sociodemográfico, versões traduzidas do Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) e do Illness Perception Questionnaire – Brief (IPQ-B). Verificaram-se correlações significativas entre todas as escalas de crenças e intensidade de dor, escala de ansiedade e de depressão. A partir de uma Regressão Linear Múltipla, verificou-se que a sintomatologia depressiva e ansiosa em doentes com dor crónica é melhor explicada pelas crenças de doença do que pela intensidade da dor. As crenças de doença são de elevada importância para a compreensão da dor crónica e da existência de morbilidade psicológica, devendo-se intervir nas crenças para melhorar a saúde física e mental dos doentes com dor crónica.
- A prossecução da paz social em MoçambiquePublication . Alberto, Luís; Ramos, António Fontes
- Ensino da música : estratégias de estudo e de autoregulação da aprendizagem do instrumento violinoPublication . Sá, Cátia Susete Silva Oliveira e; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesA presente dissertação, que tem como título “Ensino da Música: Estratégias de Estudo e de Autorregulação da Aprendizagem do Instrumento Violino” centra-se na problemática de que muitos dos alunos do curso básico de música não possuem competências nem conhecimento sobre que estratégias utilizar no estudo diário do instrumento. A questão orientadora desta investigação é saber se a qualidade da execução do violino melhora quando o professor usa estratégias de ensino que promovem a autorregulação do estudo e da aprendizagem do instrumento, dentro e fora da sala de aula. Para o efeito, foi realizado um estudo de caso, utilizando uma metodologia de pendor qualitativo com enfoque interpretativo, seguindo uma abordagem estratégica de aproximação à Investigação - Ação (I-A), num período de seis meses, de janeiro a julho de 2014, com um total de sete alunos participantes do Curso Básico de Música que frequentavam, no ano letivo de 2013/2014, o 2º grau do ensino articulado, no Centro de Cultura Musical (CCM), nos pólos de Vila Nova de Famalicão e das Caldas da Saúde, em Santo Tirso. Foram utilizadas como técnicas e instrumentos para a recolha e produção dos dados a observação direta e participada, o inquérito por questionário, as notas registadas nos cadernos diários e nos diários de estudo do instrumento violino, assim como, os registos áudio do estudo individual dos alunos e, ainda, as notas de campo da investigadora. As técnicas de análise e interpretação dos dados, de natureza quantitativa e qualitativa, foram: a análise estatística das respostas dos alunos aos inquéritos por questionário e a análise de conteúdo de todas as notas retiradas dos restantes registos. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que o uso de estratégias de planificação e organização do processo de estudo pelo professor e de instrumentos de registo de autoavaliação formativa do estudo realizado pelo aluno, dentro e fora da sala de aula, contribuíram para melhorar a qualidade da prática do instrumento violino.
- Gallo Olive Oil, creating a global brandPublication . Gaspar, Tomás Augusto; Assunção, João Borges de; Marcos, Paulo Alexandre GonçalvesThis case study is based in Gallo, a Portuguese olive oil company, and it is focused on the Internationalization process of the Brand. The case takes place in 2011 when the CEO, Mr. Pedro Cruz, had to make the decision on how to enter the foreign markets identified as priority. Two options were taken into consideration based on the global standardization/local adaptation dichotomy. The answer is the result of a thorough study both on the company and the consumer side. The global olive oil industry was analyzed to identify how the current situation and the emergent trends will shape the industry in the following years. Based on that, several frameworks were used to establish the position of Gallo’s Brand in the global panorama and to define the proper strategy in terms of Brand Management.