Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ensino da música : estratégias de estudo e de autoregulação da aprendizagem do instrumento violino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201488450.pdf6.31 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação, que tem como título “Ensino da Música: Estratégias de Estudo e de Autorregulação da Aprendizagem do Instrumento Violino” centra-se na problemática de que muitos dos alunos do curso básico de música não possuem competências nem conhecimento sobre que estratégias utilizar no estudo diário do instrumento. A questão orientadora desta investigação é saber se a qualidade da execução do violino melhora quando o professor usa estratégias de ensino que promovem a autorregulação do estudo e da aprendizagem do instrumento, dentro e fora da sala de aula. Para o efeito, foi realizado um estudo de caso, utilizando uma metodologia de pendor qualitativo com enfoque interpretativo, seguindo uma abordagem estratégica de aproximação à Investigação - Ação (I-A), num período de seis meses, de janeiro a julho de 2014, com um total de sete alunos participantes do Curso Básico de Música que frequentavam, no ano letivo de 2013/2014, o 2º grau do ensino articulado, no Centro de Cultura Musical (CCM), nos pólos de Vila Nova de Famalicão e das Caldas da Saúde, em Santo Tirso. Foram utilizadas como técnicas e instrumentos para a recolha e produção dos dados a observação direta e participada, o inquérito por questionário, as notas registadas nos cadernos diários e nos diários de estudo do instrumento violino, assim como, os registos áudio do estudo individual dos alunos e, ainda, as notas de campo da investigadora. As técnicas de análise e interpretação dos dados, de natureza quantitativa e qualitativa, foram: a análise estatística das respostas dos alunos aos inquéritos por questionário e a análise de conteúdo de todas as notas retiradas dos restantes registos. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que o uso de estratégias de planificação e organização do processo de estudo pelo professor e de instrumentos de registo de autoavaliação formativa do estudo realizado pelo aluno, dentro e fora da sala de aula, contribuíram para melhorar a qualidade da prática do instrumento violino.
The present study entitled “Music Education: study and self-regulation strategies in violin learning”, focus on early students problem in learning the instrument since they do not have instrument basic knowledge and strategies to apply in everyday study. The main goal of this investigation is to find out if violin learning improves when teacher applies training techniques which promote self-regulation study and instrument learning inside and outside classroom. Thus, a case study was promoted using a qualitive approach focusing on interpretation and a research-action (R-A) strategy for a six month period from January until July 2014. The representative sample used in this study were seven students from Basic Music Course during 2013/2014 school year, the second degree of Centro de Cultura Musical (CCM) in Vila Nova de Famalicão e Caldas da Sáude. The techniques and instruments used in order to collect and produce data were direct and participant observation, question surveys, everyday notes and violin study diaries as well as individual student‟s audio data and the researcher field notes. The data analysis and interpretation techniques used in this study were: the statistical analysis of student‟s surveys and the content analysis of all the collected data. The present study results show that teacher planning and organization strategies and students self-assessment proof, inside and outside classroom, surely improve the quality of violin learning.

Description

Keywords

Estratégias de estudo do instrumento violino Aprendizagem autorregulada do instrumento violino Ensino em grupo na disciplina de instrumento Violin study strategies Violin self-regulated learning Group lessons in instrument classes

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue