Repository logo
 
Publication

Contributos de EMRC para o perfil dos alunos de base humanista : releitura da unidade letiva 1 do 9.ยบ ano na perspetiva da Fratelli Tutti

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, ร‰tica e Religiรฃo
datacite.subject.sdg04:Educaรงรฃo de Qualidade
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiรงa e Instituiรงรตes Eficazes
dc.contributor.advisorMoreira, Carlos Manuel Meneses
dc.contributor.authorBarreira, Fรกbio Rafael Parraguรชs
dc.date.accessioned2025-06-06T10:23:28Z
dc.date.available2025-06-06T10:23:28Z
dc.date.issued2025-04-08
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente Relatรณrio final da Prรกtica Pedagรณgica Supervisionada, realizado no รขmbito do Mestrado em Ciรชncias Religiosas da Universidade Catรณlica Portuguesa, tem como objetivo a exposiรงรฃo do percurso pedagรณgico realizado, enquanto docente de Educaรงรฃo Moral e Religiosa Catรณlica (EMRC), ao longo da concretizaรงรฃo do estรกgio na Escola Bรกsica 2/3 de Lamaรงรฃes do Agrupamento de Escolas Dona Maria II (AEDMII), sito em Braga, ao longo do ano letivo 2023/2024. O relatรณrio subordina-se a uma dinรขmica de anรกlise, reflexรฃo, intervenรงรฃo e projeรงรฃo da experiรชncia formativa e prรกtica pedagรณgica. Posto isto, o relatรณrio reflete as metodologias levadas a cabo ao longo da realizaรงรฃo do estรกgio, naquilo que diz respeito ร s estratรฉgias de ensino, seleรงรฃo de recursos e instrumentos de avaliaรงรฃo. O itinerรกrio investigativo, tendo como temรกtica central ยซA dignidade da vida humanaยป, correspondente ร  Unidade Letiva 1 do 9.ยบ ano, compreende ainda o modo como, analisada a prรกtica pedagรณgica, refletimos sobre paradigmas de aรงรฃo que beneficiem a superaรงรฃo de uma รฉtica individualista para uma abertura natural, movida pela dinรขmica de relaรงรฃo incondicional com o prรณximo, reconhecendo-lhe dignidade, e ainda, deduzir ilaรงรตes pedagรณgicas e didรกticas prospetivas. A partir de uma anomalia verificada no espectro das relaรงรตes sociais, fruto do uso exacerbado de aparelhos eletrรณnicos, no contexto escolar onde decorreu o estรกgio, interrogamonos sobre a forma e o modo como EMRC, atravรฉs dos seus conteรบdos, natureza e especificidades, podia promover nos alunos uma educaรงรฃo de base humanista, preconizada no PASEO, propiciando vรญnculos de relaรงรฃo com o prรณximo pautada pelo modelo relacional da Parรกbola do Bom Samaritano. Ou seja, o modo como EMRC podia fomentar o reconhecimento do valor absoluto e dignidade presentes em todas as pessoas atravรฉs da lรณgica do amor desinteressado e universal, princรญpio estrutural da Fratelli Tutti (FT), e que, em รบltima anรกlise, contribuรญsse na orientaรงรฃo dos alunos para os principais referenciais curriculares que orientam o sistema de ensino, ou seja, nomeadamente a promoรงรฃo de uma base humanista. Por fim, para operacionalizar estes desรญgnios e materializar uma cultura de prรณximos, localizada nos interstรญcios das relaรงรตes entre as pessoas, e nรฃo apenas de socius, optamos por propor uma modalidade educativa pelo serviรงo, tendo como finalidade revestir de utilidade as aprendizagens junto da comunidade, despertando para uma abertura relacional compenetrada com o reconhecimento da fonte inesgotรกvel de dignidade em cada pessoa. como um reflexo da dinรขmica moderna de gรฉnero. Por outro lado, os participantes do sexo masculino do outro grupo focal concentraramse mais nas caracterรญsticas do produto ou na ressonรขncia emocional com os outros do que na dinรขmica de gรฉnero. No entanto, tambรฉm reconheceram a mudanรงa nas representaรงรตes de gรฉnero. No geral, os resultados desta investigaรงรฃo indicam que a representaรงรฃo do gรฉnero nos filmes publicitรกrios pode ter um impacto significativo nas perceรงรตes do consumidor sobre a marca publicitada. Por exemplo, os filmes publicitรกrios que alinham e retratam os valores modernos de igualdade e inclusรฃo de gรฉnero sรฃo vistos de forma positiva entre as jovens consumidoras, o que pode aumentar a confianรงa na marca e o envolvimento do consumidor. Em contraste, os filmes publicitรกrios que reforรงam os papรฉis tradicionais de gรฉnero sรฃo vistos de forma menos favorรกvel pelos consumidores, o que pode resultar na perda de consumidores mais progressistas para uma marca ou na conquista de consumidores mais progressistas. O relatรณrio conclui destacando a importรขncia de equilibrar a representaรงรฃo de gรฉnero na publicidade para que as marcas estejam alinhadas com a evoluรงรฃo das expectativas da sociedade e dos valores do consumidor. Por meio de uma abordagem de pesquisa metodolรณgica mรบltipla, a anรกlise dos quatro estudos de caso de filmes publicitรกrios busca contribuir para o conhecimento das representaรงรตes de gรฉnero nos media e fornece contributos รบteis para marcas e agรชncias de publicidade negociarem o terreno complexo das imagens de gรฉnero na publicidade moderna.por
dc.description.abstractThe aim of this Final Report on Supervised Pedagogical Practice, carried out as part of the Master's Degree in Religious Sciences at the Portuguese Catholic University, is to present the pedagogical journey undertaken as a teacher of Catholic Moral and Religious Education (EMRC), during the course of the internship at the Basic School of Lamaรงรฃes which belongs to the group of Schools Dona Maria II (AEDMII), located in Braga, throughout the 2023/2024 school year. The report is based on a dynamic of analysis, reflection, intervention and projection of the training experience and teaching practice. That said, the report reflects the methodologies carried out during the internship, in terms of teaching strategies, resource selection and assessment tools. The research itinerary, with the central theme of โ€˜The dignity of human lifeโ€™, corresponding to Teaching Unit 1 of the 9th grade, also includes how, after analysing pedagogical practice, we reflect on action paradigms that benefit the overcoming of an individualistic ethic towards a natural openness, driven by the dynamics of an unconditional relationship with others, recognising their dignity, as well as deducing prospective pedagogical and didactic conclusions. Based on an anomaly detected in the spectrum of social relations, consequence of the exacerbated use of electronic devices in the school context where the internship took place, we asked ourselves how EMRC, through its content, nature and specificities, could promote a humanist-based education in students, as advocated in PASEO, fostering bonds of relationship with others based on the relational model of the Parable of the Good Samaritan. In other words, the way in which EMRC could foster the recognition of the absolute value and dignity present in all people through the logic of selfless and universal love, a structural principle of Fratelli Tutti (FT), and ultimately contribute to orientating students towards the main curricular benchmarks that guide the education system, namely the promotion of a humanist basis. Finally, in order to operationalise these aims and materialise a culture of proximity, located in the interstices of relationships between people, and not just of socius, we have chosen to propose an educational modality through service, with the aim of making learning in the community useful, awakening a relational openness that is committed to recognising the inexhaustible source of dignity in each person.eng
dc.identifier.tid203951298
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53613
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEMRC
dc.subjectDisponibilidade
dc.subjectDignidade
dc.subjectPrรณximo
dc.subjectHumanismo
dc.subjectEncontro
dc.subjectPASEO
dc.subjectAvailability
dc.subjectDignity
dc.subjectNeighbour
dc.subjectHumanism
dc.subjectEncounter
dc.titleContributos de EMRC para o perfil dos alunos de base humanista : releitura da unidade letiva 1 do 9.ยบ ano na perspetiva da Fratelli Tuttipor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciรชncias Religiosas (regime de ensino a distรขncia)

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
203951298.pdf
Size:
3.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: