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Contributos de EMRC para o perfil dos alunos de base humanista : releitura da unidade letiva 1 do 9.º ano na perspetiva da Fratelli Tutti

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O presente Relatório final da Prática Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas da Universidade Católica Portuguesa, tem como objetivo a exposição do percurso pedagógico realizado, enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), ao longo da concretização do estágio na Escola Básica 2/3 de Lamaçães do Agrupamento de Escolas Dona Maria II (AEDMII), sito em Braga, ao longo do ano letivo 2023/2024. O relatório subordina-se a uma dinâmica de análise, reflexão, intervenção e projeção da experiência formativa e prática pedagógica. Posto isto, o relatório reflete as metodologias levadas a cabo ao longo da realização do estágio, naquilo que diz respeito às estratégias de ensino, seleção de recursos e instrumentos de avaliação. O itinerário investigativo, tendo como temática central «A dignidade da vida humana», correspondente à Unidade Letiva 1 do 9.º ano, compreende ainda o modo como, analisada a prática pedagógica, refletimos sobre paradigmas de ação que beneficiem a superação de uma ética individualista para uma abertura natural, movida pela dinâmica de relação incondicional com o próximo, reconhecendo-lhe dignidade, e ainda, deduzir ilações pedagógicas e didáticas prospetivas. A partir de uma anomalia verificada no espectro das relações sociais, fruto do uso exacerbado de aparelhos eletrónicos, no contexto escolar onde decorreu o estágio, interrogamonos sobre a forma e o modo como EMRC, através dos seus conteúdos, natureza e especificidades, podia promover nos alunos uma educação de base humanista, preconizada no PASEO, propiciando vínculos de relação com o próximo pautada pelo modelo relacional da Parábola do Bom Samaritano. Ou seja, o modo como EMRC podia fomentar o reconhecimento do valor absoluto e dignidade presentes em todas as pessoas através da lógica do amor desinteressado e universal, princípio estrutural da Fratelli Tutti (FT), e que, em última análise, contribuísse na orientação dos alunos para os principais referenciais curriculares que orientam o sistema de ensino, ou seja, nomeadamente a promoção de uma base humanista. Por fim, para operacionalizar estes desígnios e materializar uma cultura de próximos, localizada nos interstícios das relações entre as pessoas, e não apenas de socius, optamos por propor uma modalidade educativa pelo serviço, tendo como finalidade revestir de utilidade as aprendizagens junto da comunidade, despertando para uma abertura relacional compenetrada com o reconhecimento da fonte inesgotável de dignidade em cada pessoa. como um reflexo da dinâmica moderna de género. Por outro lado, os participantes do sexo masculino do outro grupo focal concentraramse mais nas características do produto ou na ressonância emocional com os outros do que na dinâmica de género. No entanto, também reconheceram a mudança nas representações de género. No geral, os resultados desta investigação indicam que a representação do género nos filmes publicitários pode ter um impacto significativo nas perceções do consumidor sobre a marca publicitada. Por exemplo, os filmes publicitários que alinham e retratam os valores modernos de igualdade e inclusão de género são vistos de forma positiva entre as jovens consumidoras, o que pode aumentar a confiança na marca e o envolvimento do consumidor. Em contraste, os filmes publicitários que reforçam os papéis tradicionais de género são vistos de forma menos favorável pelos consumidores, o que pode resultar na perda de consumidores mais progressistas para uma marca ou na conquista de consumidores mais progressistas. O relatório conclui destacando a importância de equilibrar a representação de género na publicidade para que as marcas estejam alinhadas com a evolução das expectativas da sociedade e dos valores do consumidor. Por meio de uma abordagem de pesquisa metodológica múltipla, a análise dos quatro estudos de caso de filmes publicitários busca contribuir para o conhecimento das representações de género nos media e fornece contributos úteis para marcas e agências de publicidade negociarem o terreno complexo das imagens de género na publicidade moderna.
The aim of this Final Report on Supervised Pedagogical Practice, carried out as part of the Master's Degree in Religious Sciences at the Portuguese Catholic University, is to present the pedagogical journey undertaken as a teacher of Catholic Moral and Religious Education (EMRC), during the course of the internship at the Basic School of Lamaçães which belongs to the group of Schools Dona Maria II (AEDMII), located in Braga, throughout the 2023/2024 school year. The report is based on a dynamic of analysis, reflection, intervention and projection of the training experience and teaching practice. That said, the report reflects the methodologies carried out during the internship, in terms of teaching strategies, resource selection and assessment tools. The research itinerary, with the central theme of ‘The dignity of human life’, corresponding to Teaching Unit 1 of the 9th grade, also includes how, after analysing pedagogical practice, we reflect on action paradigms that benefit the overcoming of an individualistic ethic towards a natural openness, driven by the dynamics of an unconditional relationship with others, recognising their dignity, as well as deducing prospective pedagogical and didactic conclusions. Based on an anomaly detected in the spectrum of social relations, consequence of the exacerbated use of electronic devices in the school context where the internship took place, we asked ourselves how EMRC, through its content, nature and specificities, could promote a humanist-based education in students, as advocated in PASEO, fostering bonds of relationship with others based on the relational model of the Parable of the Good Samaritan. In other words, the way in which EMRC could foster the recognition of the absolute value and dignity present in all people through the logic of selfless and universal love, a structural principle of Fratelli Tutti (FT), and ultimately contribute to orientating students towards the main curricular benchmarks that guide the education system, namely the promotion of a humanist basis. Finally, in order to operationalise these aims and materialise a culture of proximity, located in the interstices of relationships between people, and not just of socius, we have chosen to propose an educational modality through service, with the aim of making learning in the community useful, awakening a relational openness that is committed to recognising the inexhaustible source of dignity in each person.

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EMRC Disponibilidade Dignidade Próximo Humanismo Encontro PASEO Availability Dignity Neighbour Humanism Encounter

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