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- True crime podcast and their effect on the fear of crimePublication . Holzemer, Johanna Elena; Roberts, Jessica StewartTrue crime podcasts have gained popularity in recent years, with a growing number of people regularly engaging with this content. To better understand the impact of these podcasts on their audience, this study investigates how true crime podcasts influence the fear of crime. Grounded in cultivation theory, which suggests a connection between consuming violent media and heightened fear of crime, the study surveyed 1,000 individuals in a sample representative of the age and gender distribution of the German population through an online questionnaire. The findings suggest that true crime podcasts contribute to increased fear of crime, as true crime listeners reported higher levels of fear compared to non-listeners in several areas. Moreover, the results revealed that the gender distribution among true crime podcast listeners was nearly balanced, which differs from findings from previous studies. While the study confirmed that women are significantly more likely to consume true crime podcasts than men, it also highlighted that men’s consumption of true crime podcasts could be higher than assumed by earlier research. Finally, the study could not confirm the assumption from previous research that women consume true crime media to become more aware of potential dangers and to prepare themselves for possible crimes.
- I wear therefore I am : the impact of gorpcore logos in consumer’s perceived identityPublication . Dubin, Lucas Schvartzman; Ribeiro, Nelson CostaThis study aims to explore the intrinsic relationship between perceived identity and brands, focusing on the phenomenon of Gorpcore. This movement, characterized by the use of clothing originally designed for outdoor activities such as hiking and camping, began to be adopted in urban settings, becoming a rising trend. Brands associated with this style have gained prominence in the industry, demonstrating that they carry a meaning that transcends their original purpose. The research highlights the interaction between identity, consumption, brands, and logos, with the theme of Gorpcore as the background. This qualitative study presents patterns and perceptions about the relationships between clothing and identity, associations with groups, and how these processes interact with Gorpcore brands. Based on eight in-depth interviews, this study explores how individuals relate to their perceived identity, examine the connection between identity, brands, and logos, understand the influence of logos on identity formation, and analyze the attributes consumers find most valuable in their perception of Gorpcore logos. The findings reveal a complex network of nuances that influence individuals' identification with certain brands, with the meaning attributed to a logo proving to be crucial in this dynamic. Companies associated with Gorpcore stand out as fertile ground for the negotiation between brands and self-perception, possessing the power to express to the world who we are and the groups we belong to.
- Contributos de EMRC para o perfil dos alunos de base humanista : releitura da unidade letiva 1 do 9.º ano na perspetiva da Fratelli TuttiPublication . Barreira, Fábio Rafael Parraguês; Moreira, Carlos Manuel MenesesO presente Relatório final da Prática Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas da Universidade Católica Portuguesa, tem como objetivo a exposição do percurso pedagógico realizado, enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), ao longo da concretização do estágio na Escola Básica 2/3 de Lamaçães do Agrupamento de Escolas Dona Maria II (AEDMII), sito em Braga, ao longo do ano letivo 2023/2024. O relatório subordina-se a uma dinâmica de análise, reflexão, intervenção e projeção da experiência formativa e prática pedagógica. Posto isto, o relatório reflete as metodologias levadas a cabo ao longo da realização do estágio, naquilo que diz respeito às estratégias de ensino, seleção de recursos e instrumentos de avaliação. O itinerário investigativo, tendo como temática central «A dignidade da vida humana», correspondente à Unidade Letiva 1 do 9.º ano, compreende ainda o modo como, analisada a prática pedagógica, refletimos sobre paradigmas de ação que beneficiem a superação de uma ética individualista para uma abertura natural, movida pela dinâmica de relação incondicional com o próximo, reconhecendo-lhe dignidade, e ainda, deduzir ilações pedagógicas e didáticas prospetivas. A partir de uma anomalia verificada no espectro das relações sociais, fruto do uso exacerbado de aparelhos eletrónicos, no contexto escolar onde decorreu o estágio, interrogamonos sobre a forma e o modo como EMRC, através dos seus conteúdos, natureza e especificidades, podia promover nos alunos uma educação de base humanista, preconizada no PASEO, propiciando vínculos de relação com o próximo pautada pelo modelo relacional da Parábola do Bom Samaritano. Ou seja, o modo como EMRC podia fomentar o reconhecimento do valor absoluto e dignidade presentes em todas as pessoas através da lógica do amor desinteressado e universal, princípio estrutural da Fratelli Tutti (FT), e que, em última análise, contribuísse na orientação dos alunos para os principais referenciais curriculares que orientam o sistema de ensino, ou seja, nomeadamente a promoção de uma base humanista. Por fim, para operacionalizar estes desígnios e materializar uma cultura de próximos, localizada nos interstícios das relações entre as pessoas, e não apenas de socius, optamos por propor uma modalidade educativa pelo serviço, tendo como finalidade revestir de utilidade as aprendizagens junto da comunidade, despertando para uma abertura relacional compenetrada com o reconhecimento da fonte inesgotável de dignidade em cada pessoa. como um reflexo da dinâmica moderna de género. Por outro lado, os participantes do sexo masculino do outro grupo focal concentraramse mais nas características do produto ou na ressonância emocional com os outros do que na dinâmica de género. No entanto, também reconheceram a mudança nas representações de género. No geral, os resultados desta investigação indicam que a representação do género nos filmes publicitários pode ter um impacto significativo nas perceções do consumidor sobre a marca publicitada. Por exemplo, os filmes publicitários que alinham e retratam os valores modernos de igualdade e inclusão de género são vistos de forma positiva entre as jovens consumidoras, o que pode aumentar a confiança na marca e o envolvimento do consumidor. Em contraste, os filmes publicitários que reforçam os papéis tradicionais de género são vistos de forma menos favorável pelos consumidores, o que pode resultar na perda de consumidores mais progressistas para uma marca ou na conquista de consumidores mais progressistas. O relatório conclui destacando a importância de equilibrar a representação de género na publicidade para que as marcas estejam alinhadas com a evolução das expectativas da sociedade e dos valores do consumidor. Por meio de uma abordagem de pesquisa metodológica múltipla, a análise dos quatro estudos de caso de filmes publicitários busca contribuir para o conhecimento das representações de género nos media e fornece contributos úteis para marcas e agências de publicidade negociarem o terreno complexo das imagens de género na publicidade moderna.