Loading...
15 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 15
- Tópica do exílio em O Lima de Diogo Bernardes: um canto magoado e maneirista à sombra de OvídioPublication . Martins, José Cândido de OliveiraA poesia bucólica de O Lima [1596] de Diogo Bernardes é perpassada, entre outros temas, pela dominante temática do sentimento do exílio, no quadro de uma poética acentuadamente melancólica e confessional. Estudada sobretudo nas outras obras do poeta, mostra-se pertinente analisar a temática do exílio em O Lima enquanto tópica literária potenciada por circunstâncias biográficas, mas também pela sombra paradigmática de Ovídio e por códigos dominantes da sensibilidade maneirista.
- A barbárie da ignorância e a ética da vigilância crítica na cultura pós-moderna e na ficção de Mário de CarvalhoPublication . Martins, José Cândido de OliveiraA ficção do escritor português contemporâneo Mário de Carvalho fixa-se justamente no tópico da ruína ou barbárie cultural, como sintoma preocupante de uma cultura pós-moderna. Essa ignorância crescente de matrizes culturais insubstituíveis não é uma manifestação de neoconservadorismo, mas antes uma evidente preocupação ética do escritor e intelectual perante uma das faces da preocupante barbárie cultural dos tempos contemporâneos. Isso é particularmente evidente em algumas das suas narrativas, problematizando assim, indirectamente, a função ou natureza empenhada da arte literária, postura secundada por vários pensadores contemporâneos – de Theodor Adorno e Edward Said até George Steiner ou Peter Sloterdijk.
- A palavra literária e "A queda de um mundo": implosão da democracia?Publication . Martins, José Cândido de Oliveira
- Bucolismo intranquilo de Diogo Bernardes e os modos de sacralização do edénico locus amoenusPublication . Martins, José Cândido de OliveiraO paraíso da paisagem do Lima, representado de modo multiforme no bucolismo da poesia quinhentista de Diogo Bernardes, tem a sacralidade das origens e a beleza de um idealizado retiro campestre (locus amoenus), de acordo com uma mítica e irrecuperável idade de ouro. Porém, a luminosidade dos temas e das convenções estético‑literárias de matriz clássica, que regem o modo bucólico e as representações do espaço idílico, é ensombrada pela omnipresente melancolia e pelo sentimento religioso, típicos de uma nova sensibilidade e mundividência maneiristas.
- Entrevista a Mário CláudioPublication . Martins, José Cândido de Oliveira
- A escrita do sagrado na poesia de António Feijó: dos ecos mitológicos ao religioso cristãoPublication . Martins, José Cândido de OliveiraAntónio Feijó (1859‑1917) é um poeta pós‑romântico em cuja escrita ocorrem manifestações do s agrado e do religioso. Primeiro, destacam‑se as dispersas referências mitológicas – dos mitos greco‑latinos aos mitos literários modernos; segundo, sobressaem as ocorrência de um discurso religioso, de inspiração cristã, em tensão com certa ideologia positivista, defensora da Ciência e do Progresso da sociedade moderna. Sintomaticamente, essa dimensão da teográfica da poética de Feijó é mais evidente nos textos do início e final da sua carreira literária – juventude e outono da vida.
- Correspondência de Almeida Garrett: espelho de uma personalidade e de uma épocaPublication . Martins, José Cândido de Oliveira
- Retratos femininos em ciclo ficcional de Fernanda Botelho: vozes narrativas e atmosfera de melancoliaPublication . Martins, José Cândido de OliveiraFernanda Botelho (1926–2007) é autora de uma obra ficcional marcada pela originalidade em vários aspectos, que se estende por cerca de meio século, embora se conta entre as escritores contemporâneas injustamente esquecidas. No ciclo ficcional de Fernanda Botelho da década de 1990, dotado de afinidades diversas – Festa em Casa de Flores (1990), Dramaticamente vestida de negro (1994) e As Contadoras de histórias (1998) –, a escritora detém-se na análise de significativa galeria de figuras femininas e em algumas das questões envolventes, num quotidiano dominado por uma banalidade inquietante: ponto de vista e consciência crítica; psicologia e identidade; relações interpessoais e condição social; sentimentos de angústia e papel da memória; ambiguidade e inconformismo ético-social; manifestações de humor e de ironia.
- Imagens de um poeta e cônsul diplomático: o Brasil visto por António FeijóPublication . Martins, José Cândido de OliveiraCônsul em 1886, António Feijó foi colocado no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Sua estada no Brasil até 1890 foi cultural e literariamente fecunda. Porém, a separação do Atlântico desencadeou a saudade e o exercício da comparação intercultural. Da correspondência privada, entretanto publicada, podemos extrair uma série de imagens sobre o Brasil de finais de Oitocentos. São representações de um europeu afastado da sua pátria. Criticamente e sem filtros diplomáticos, o autor vai construindo diversas visões do novo país, em que se sente exilado ou desterrado do seu querido país de origem.
- Insularidade e identidade em Onésimo Teotónio Almeida: da cultura à literaturaPublication . Martins, José Cândido de OliveiraA ilha e a condição da insularidade, face ao continente, constituíram-se, frequentemente, como continuado pretexto afectivo e sobretudo intelectual para questionação do complexo tema da identidade cultural (regional, nacional ou supra-nacional), tema polémico e complexo. Isso é particularmente visível na escrita, sobretudo ensaística, mas também literária, do escritor português Onésimo Teotónio de Almeida. Em várias das suas publicações, ao longo de algumas décadas – desde os ensaios aos textos criativos – o discurso reflexivo deste autor visa uma persistente indagação identitária, que articula o local ou regional com o nacional e até o universal, abarcando os sistemas da cultura e da literatura.