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- Envelhecimento cerebral, na perspetiva das neurociências cognitivas do envelhecimentoPublication . Nunes, Maria Vânia SilvaComeçaremos este artigo por enquadrar sinteticamente a necessidade de estudar o envelhecimento cerebral, revendo de seguida as principais alterações associadas ao envelhecimento cerebral com expressão ao nível cognitivo. Discutiremos depois fatores que podem mediar a manifestação cognitiva das alterações ao nível cerebral, bem como intervenções que podem promover um melhor envelhecimento.
- Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarollo curricular de la licenciatura en Lengua de Señas PortuguesaPublication . Mineiro, Ana; Lagarto, José; Nunes, Maria Vânia; Caldas, Alexandre CastroEn este artículo pretendemos dar cuenta de las bases metodológicas que han desembocado en el diseño y construcción de una Licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa (LGP), en la Universidad Católica Portuguesa. Esta licenciatura tiene por objeto formar sordos en LGP, en un régimen de Enseñanza a Distancia, con el método de blended learning. Por primera vez en Portugal, la lengua vehicular de todas las clases presenciales así de como la mayoría de los materiales científicos y didácticos ha sido la LGP. La licenciatura se encuentra acompañada y apoyada por un proyecto de investigación, a cargo del Observatório de LGP, que pretende observar y registrar los nuevos gestos asociados a los contenidos científicos de las 26 unidades curriculares de que consta esta licenciatura. A partir de las observaciones registradas se realizará un diccionario especializado con los gestos nacidos en la comunidad sorda, recopilados por primera vez en contexto académico universitario.
- A leitura em crianças prematuras com perturbações neuromotorasPublication . Campos-Gil, Iolanda; Nunes, Maria VâniaEste trabalho visa avaliar em simultâneo os perfis do processamento visual e fonológico na leitura, em crianças nascidas prematuras com perturbação neuromotora ligeira e moderada. A tarefa de leitura será realizada com o teste da leitura em Português Europeu- ALEPE, para avaliação do processamento visual na leitura realizar-se-á o registo simultâneo do seguimento ocular (eye-tracking), e para avaliação do processamento fonológico será considerada a análise da voz gravada na ALEPE. Estão já constituídos três grupos. Um grupo experimental de 25 prematuros com perturbação neuromotora ligeira e moderada (de acordo com Sistema de Classificação da Função Motora Global SCFMG), um grupo de 25 crianças com idêntica perturbação neuromotora nascidas de termo e um grupo com 32 crianças tipicamente desenvolvidas com idades entre os 7 e 10 anos. Todas as crianças incluídas têm um QI igual ou superior a 70. Todos os participantes serão submetidos à tarefa de leitura com computador e sistema eye-tracking que decorre numa única sessão no final do ano letivo. Para melhor caracterização dos grupos, todos serão avaliados em duas sessões precedentes em termos do desenvolvimento cognitivo relacionado com o processamento visuopercetivo (perceção visuo-espacial, memória visual com Teste de atenção visual, WISC III, Índice percetivo e Figura complexa de Rey) e com o desenvolvimento da Linguagem (incluindo o processamento fonológico, avaliação com índice verbal da WISC III e Desenvolvimento da linguagem Gol-E). Para melhor caracterização serão também considerados os dados das ressonâncias magnéticas. A nossa expectativa é a de encontrar perfis específicos em cada grupo na atividade de leitura ao nível da atenção visual, seguimento e fixação visual e processamento fonológico, estando associados a cada perfil perturbações específicas do neurodesenvolvimento a nível visuopercetivo e fonológico. O estudo encontra-se a decorrer, estando já os grupos constituídos com as avaliações do desenvolvimento visuopercetivo e da linguagem realizadas. A avaliação da leitura realiza-se no final do ano letivo, estando condicionada pelo calendário escolar, tendo já sido reunidas todas as autorizações necessárias. Os resultados preliminares estarão compilados em Junho e os finais serão apresentados em Setembro. Pretende-se que os perfis encontrados na atividade de leitura possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias específicas por parte dos profissionais na abordagem do ensino destas crianças com NEE.
- Relação entre afasia e trombólise: a opinião dos terapeutas da falaPublication . Miranda, Ana Filipa; Fonseca, José; Nunes, Maria Vânia da SilvaO tratamento do AVC isquémico com trombólise pode ser considerado relativamente recente. Estando estabelecido o efeito terapêutico do tratamento estão menos clarificados os efeitos domesmo ao nível da recuperação das sequelas de AVC, nomeadamente no que diz respeito àafasia. Nos casos em que a recanalização do fluxo sanguíneo é parcial, como parece acontecer com a trombólise, a lesão poderá apresentar características diferentes daquelas que seriam esperadas, caso o território de uma determinada artéria fosse totalmente lesado. Neste sentido, coloca-se a hipótese de que as alterações de linguagem que ocorrem em indivíduos que foram submetidos a trombólise apresentam características atípicas ou menos comuns. O objetivo deste trabalho é testar essa hipótese indiretamente através da recolha sistematizada da perceção que os terapeutas da fala têm acerca das implicações/consequências do tratamento trombolítico nas características e recuperação da afasia. Para tal, foi construído um questionário eletrónico que foi respondido por 35 terapeutas da fala, sendo que apenas 22 cumpriram os critérios de inclusão no estudo. Os resultados mostraram que dos 22 participantes, 9 consideraram que as pessoas com afasia submetidas a trombólise apresentam às vezes características de linguagem atípicas ou menos comuns e 8 mencionam que quase sempre ou sempre estas características estão presentes. Dos restantes participantes, 5 referiram que isto raramente ou nunca ocorria. No que respeita a outras alterações no âmbito cognitivo e/ou do comportamento que são atípicas ou menos comuns, metade dos participantes referem que às vezes acontecem estas alterações. Em relação à recuperação da afasia, mais de metade dos indivíduos, consideram que ocorrem características atípicas ou menos comuns na fase aguda. Os resultados salientam a necessidade de analisar este assunto de um modo mais profundo, pois são indiretamente indicativos da existência de diferenças nas alterações de linguagem na pessoa com afasia, dependentes do facto de ter sido ou não sujeita a tratamento trombolítico.
- Reliability and validity of the European Portuguese version of the Social Touch QuestionnairePublication . Vieira, Ana Isabel; Ramos, Ana Vanessa; Cavalheiro, Luís Manuel; Almeida, Patrícia; Nogueira, Dália; Reis, Elisabeth; Nunes, Maria Vânia; Castro-Caldas, AlexandreSocial touch is essential for physical and emotional well-being. However, different meanings can be attributed to physical contact during social interactions and may generate bonding or avoidant behaviors. This personal and unique experience is not usually taken into account in health and social care services. The aim of this study is to produce a valid and reliable European Portuguese version of the Social Touch Questionnaire (STQ, Wilhelm et al. in Biol Psychol 58:181–202, 2001. doi:10.1016/S0301-0511(01)00113-2). The STQ is a self-report questionnaire for adolescents and adults measuring behaviors and attitudes towards social touch. The original version was translated into European Portuguese using a forward-back translation process and its feasibility was examined. To evaluate the psychometric properties, a total of 242 Portuguese university students participated in the study (21.3 ± 3.8 years). The STQ was considered feasible, showed adequate internal consistency (Cronbach’s α = .734), and the test–retest correlation with the STQ items demonstrated a high concordance between the tests over a two-week interval (ICC = .990; n = 50). Validity tests were performed, comparing the total score of the STQ with that of the anxiety and avoidance subscales of the Social Interaction and Performance Anxiety and Avoidance Scale (SIPAAS). A very significant conceptual convergence was confirmed between the STQ and with the SIPAAS-Anxiety (r = .64; p < .0001) and with the SIPAAS-Avoidance (r = .59; p < .0001). The exploratory factor analysis, with Promax rotation, revealed 3 factors: dislike of physical touch, liking of familiar physical touch and liking of public physical touch (Cronbach’s alphas ranged from.68 to.75). Psychometric properties confirmed the adaptation of the STQ to the Portuguese culture. It is a reliable and valid self-report questionnaire and it appears to be a useful tool to assess behaviors and attitudes towards social touch.
- Impacto da utilização da plataforma de treino cognitivo online primercog no funcionamento cognitivo, nas atividades de vida diária e na qualidade de vida de idosos com DCLPublication . Monteiro, Soraia; Silva, Isabel M.; Nunes, Maria Vânia Silva; Teixeira, José; Alecrim, Patrícia
- Envelhecimento cognitivo: principais mecanismos explicativos e suas limitaçõesPublication . Nunes, Maria VâniaApresenta-se uma síntese baseada numa intensa pesquisa de literatura sobre envelhecimento cognitivo. A informação recolhida baseou-se fundamentalmente em análises de artigos de revistas científicas internacionais bem como de livros de referência sobre o tema em análise. Começando com uma definição de envelhecimento cognitivo, é feita de seguida uma breve introdução à discussão sobre a influência do envelhecimento no funcionamento cognitivo, sendo em seguida discutidos em detalhe os mecanismos cognitivos que são usualmente utilizados para tentar explicar essa influência. São discutidos quatro mecanismos: 1. A diminuição da velocidade de processamento; 2. O declínio da memória de trabalho; 3 O declínio da função inibitória; 4. O declínio da função sensorial. Para cada um destes mecanismos é feita uma análise criticada sua capacidade explicativa, bem como das suas limitações. O artigo finaliza com uma breve discussão geral relativamente aos mecanismos cognitivos analisados.
- O efeito dos centros de dia na progressão da demência e na sobrecarga do cuidador: um estudo retrospetivoPublication . Amorim, Raphaela Figueira; Nunes, Maria Vânia Silva; Silvestre, AnaIntrodução: O aumento do envelhecimento da população e consequente aumento da incidência de doenças relacionadas a idade desperta o interesse no desenvolvimento de políticas que auxiliem no cuidado em demência. A demência é caracterizada por alterações cognitivas e alteração das atividades de vida diária, e é uma das doenças mais incapacitantes do mundo. Estas alterações tornam o doente dependente de cuidados em sua rotina diária, que é normalmente assumido por um familiar. Os Centros de Dia (CD) são estruturas desenvolvidas em resposta ao envelhecimento da população, com o objetivo de promover a autonomia e independência do idoso, e pode servir de apoio no cuidado de pessoas com demência. O presente estudo tem por objetivo avaliar a influência dos CD na progressão da demência e sobrecarga do cuidador. Metodologia: Análise retrospectiva de dados das avaliações de rastreio cognitivo (ACE-R e MMSE), funcionalidade (DAD), comportamento (ICF) e sobrecarga do cuidador (Entrevista Zarit) de 105 doentes diagnosticados com demência, acompanhados num hospital entre os anos de 2008 e 2016. Foram recolhidos os dados dos testes em um momento inicial e em uma segunda avaliação, realizada após um intervalo de 6 meses a 2 anos. Foram comparados os resultados de 3 grupos, divididos em: doentes que frequentavam CD apenas na segunda avaliação (G1), doentes que estavam em CD nos dois momentos de avaliação (G2) e doentes que não frequentaram CD (G3). Resultados: O grupo que não frequentou os CD apresentou melhores resultados no que se refere aos aspectos cognitivos, funcionais e comportamentais, sugerindo menor progressão da doença nestes aspectos. Conclusão: Considerando que há outros estudos que identificaram contribuições positivas dos CD no cuidado em demência, os resultados destacam a importância da adequação dos CD ao cuidado de idosos com diagnóstico demência.