Loading...
18 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 18
- Religião, conflito e reconhecimento: cenários EuropeusPublication . Teixeira, AlfredoNeste texto analisam-se alguns cenários europeus marcados por diferentes lógicas de conflito. Dá-se uma particular atenção a diferentes dinâmicas sociais, que visam garantir a visibilidade das identidades religiosas em contextos de crescente diferenciação religiosa. Nesta nova paisagem religiosa, o conflito é, frequentemente, uma via de reconhecimento. A visibilidade da diferença religiosa mobiliza, nas democracias liberais, estratégias de discriminação positiva. No entanto, pelo menos em parte, esses usos sociais do conflito dão conta de um movimento de mudança: na procura de reconhecimento, ganha protagonismo a afirmação da autonomia individual, em detrimento da reivindicação dos direitos das instituições religiosas.
- Identidades descompactadas: práticas e sociabilidades crentes no campo católicoPublication . Teixeira, AlfredoNeste ensaio, propõe-se uma via de resposta à pergunta: «o que é ser-se católico em Portugal?», analisando o processo que se poderia apelidar de «descompactação» das identidades. A metáfora informática sinaliza a passagem de um modelo socioantropológico centrado no estudo das «posições» religiosas para um outro que persegue os «trânsitos» crentes.
- État d’âme, état de corps: uma interpretação da teoria da religião de Pierre Bourdieu (1930-2002)Publication . Teixeira, AlfredoPropõe-se neste ensaio como que uma leitura a partir das «últimas coisas»: do campo (champ) à crença (croyance). A metáfora que se enuncia no antetítulo deste ensaio transporta-nos para o centro desta articulação na teoria da religião de Bourdieu: o que se representa na cultura sob a forma mais espiritual ou imaterial (état d’âme) explica-se a partir da sua inscrição na materialidade social de uma estrutura (état de corps).
- A memória religiosa entre estética e política: o «Magnificat» de João MadureiraPublication . Teixeira, Alfredo; Almendra, LuísaEste estudo insere-se numa linha de pesquisa que procura caracterizar os usos estéticos da memória religiosa na cultura contemporânea. A obra musical «Magnificat, ou a insubmissa voz» de João Madureira (2014) é o objeto de estudo, duplamente contextualizado: no quadro do programa expositivo em que a obra se integra, e no confronto com outras leituras exegéticas do texto protocristão. O estudo mostra que o compositor privilegia a semântica política do texto. O trabalho composicional segue a via de uma universalização da mensagem, desvinculada do habitat comunitário, ritual e orante, que caracteriza a sua vivência religiosa. Nesta operação, o compositor torna-se, no entanto, agente – com autonomia – de um processo de transmissão cultural de uma memória religiosa.
- Religião, memória e identidade na EuropaPublication . Hanenberg, Peter; Teixeira, Alfredo
- Identidades religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de LisboaPublication . Teixeira, Alfredo; Moniz, Jorge Botelho; Coutinho, José Pereira; Franca, Margarida; Vilaça, Helena; Dix, SteffenOs estudos sociográficos sobre o território português mostram que a diversidade de posições religiosas se concentra na Área Metropolitana de Lisboa. Nessa singularidade, a região pode ser lida como um «laboratório» da diversidade religiosa em Portugal. Neste estudo, procura-se uma melhor definição dos contornos desta paisagem religiosa, por meio de um efeito de zoom, tendo em conta as dinâmicas sociais que caracterizam a modernidade própria desta geografia.
- «Casar pela Igreja»: pedagogia paroquial e «terciarização» dos estilos de vidaPublication . Teixeira, AlfredoA família, que esteve no passado protegida pela paróquia, encontra-se hoje menos envolvida por esta instituição. O desenvolvimento de dispositivos pedagógicos que visam reorientar as práticas familiares ligadas aos grandes ritos identificadores para contextos de sentido marcadamente individualizantes e interiorizantes constitui, talvez, o traço mais saliente da (tardo)modernidade paroquial. Neste artigo, propõe-se, enquanto lugar de teste, uma perspectiva de análise dos contextos organizados de preparação do matrimónio.
- Secularidade e sacralidade na criação musical contemporânea: tensões e transaçõesPublication . Teixeira, AlfredoDepois de um período em que a secularização, como modelo explicativo – linear e teleológico –afirmou-se hegemonicamente nas ciências sociais, tornou-se necessário encontrar outras vias de acesso aos lugares de reconfiguração do religioso, no contexto das múltiplas modernidades. Nesta situação, tornou-se decisivo reaproximar o olhar científico, em diferentes escalas, dos lugares em que estão a ser construídas novas relações entre a esfera do religioso e os outros mundos sociais, mediadas pelas deslocações do sagrado. O presente artigo explora o terreno da criação musical contemporânea como laboratório para a descoberta destas novas configurações.
- Religião, memória e cultura: perspectivas teóricas a partir de Maurice HalbwachsPublication . Teixeira, AlfredoOs grupos humanos desenvolveram toda a espécie de recursos mnemotécnicos e sistemas de registo para facilitar o acesso posterior a algo que foi descoberto, produzido e adquirido. A religião, na medida em que condensa uma parte das experiências humanas de construção da coletividade, é um laboratório relevante no que à construção social da memória diz respeito. A conservação da memória implica sempre estratégias de inovação. Assim, as tradições religiosas da humanidade dão testemunho de um longo trabalho de (re)construção de uma certa perspetiva sobre o mundo (cósmico e social), sobre os modos de nele e sobre ele agir, projetando as pontes para outros «mundos». Este ensaio parte da noção de memória, nas suas aceções socioantropológicas, para compreender a religião como fenómeno cultural em várias das suas dimensões estruturantes: propagação, distribuição, durabilidade, transmissão. Esta via de teorização alicerça um percurso que, tendo como ponto de partida a obra de Maurice Halbwachs, visa estabelecer um quadro interpretativo para um duplo problema: o lugar da religião enquanto memória das culturas; os processos de memoração como cerne da atividade religiosa
- Um mapa para pensar a religiãoPublication . Teixeira, AlfredoAs coordenadas deste mapa teórico visam a superação de um tríplice enviesamento: o efeito cogumelo, que cerca a religião na figura de uma emergência incomensurável, ignorando os seus substratos sociais; o efeito máscara, que reduz a religião à ilusão; o efeito espelho, que faz da religião a projeção do sentido coletivo. Esta gramática de simplificações, oscilando entre o isolamento ou a redução da religião, é um obstáculo à descoberta da sua espessura antropológica própria.