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- Criatividade e cognição na emergência da personagemPublication . Castro, Maria GuilherminaA personagem tem sido tratada de modo muito diverso nas publicações relativas a diferentes campos artísticos, como o Teatro, o Cinema, a Literatura ou a Animação, sendo francamente negligenciada em algumas delas. Não obstante, é uma componente fundamental no ensino-aprendizagem da narrativa naquelas e noutras formas artísticas. Dada a importância da personagem em diversas áreas, iniciou-se um estudo que procura compreender, interdisciplinarmente, os processos cognitivos usados na busca da sua ideia, com intuito último de elaborar exercícios que constituam ferramentas criativas para artistas e aprendizes. Para tal, na primeira fase, que aqui se descreve, desenvolveu-se um estudo empírico exploratório, no qual se realizaram 20 entrevistas orais a artistas (argumentistas, realizadores, animadores, atores, escritores…), focadas no modo como criam personagens. Uma abordagem indutiva de análise de conteúdo conduziu à identificação de processos criativos suscetíveis de serem interpretados à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1983, 1999). O autor considera que, além das formas de inteligência classicamente entendidas enquanto tal (verbal e lógico-matemática), outras formas preferenciais de conhecer e adaptar-se à realidade fazem jus a esta designação: visual-espacial, musical, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal e naturalista. Qual a relação entre inteligência e criatividade? Gardner (1999) acrescenta que se, por um lado, os caminhos cognitivos tendenciais do indivíduo se associam ao domínio em que se manifesta criativo, por outro, na genialidade, combinam-se com uma outra forma de inteligência, inabitual para esse domínio. O filme La Leggenda del Pianista Sull'oceano, de Giuseppe Tornatore (1998), evidencia-o magistralmente.
- Signo e Metáfora como Processos PsicológicosPublication . Castro, Maria Guilhermina
- O pensamento crítico na Universidade Católica do Porto: um projeto em construçãoPublication . Costa, Maria Helena da Silva Gil da; Andrade, Ana; Fernandes, Aida; Soares, Conceição; Pereira, Henrique Manuel; Amado, João; Couto, José António; Castro, Maria Guilhermina; Silva, Margarida; Teixeira, VítorEm 2011, emergiu, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, um plano pedagógico pioneiro e inovador. Tem como meta primordial a promoção de uma reflexão contínua, ampla, aprofundada e transversal, por forma a instituir como marca da comunidade académica o compromisso com o Pensamento Crítico. Este plano tem como alicerces maiores o entendimento do Ser Humano como entidade complexa e pluridimensional e o da Educação como um processo continuado de formação integral e integrada. Neste sentido as coordenadas são: dignidade da pessoa e desenvolvimento humano; liberdade de pensamento, sentimento e expressão crítico-criativa; cultura da cidadania e de participação; solidariedade e respeito pela alteridade; trabalho colaborativo de intercâmbio de saberes e culturas; transformação do conhecimento em consciência e compromisso social. Esta comunicação tem por objetivo apresentar o processo de implementação do referido projeto que, com base num modelo multi e interdisciplinar, se desenvolve em dois grandes eixos: 1. Ensino – por um lado, formação de docentes e colaboradores da Católica Porto; por outro, seminários para todos os alunos de licenciatura das suas unidades académicas, no intuito de: (i) munir os aprendentes de instrumentos que lhes permitam refletir de um modo mais estruturado, abrangente, profundo e crítico; (ii) melhorar a aprendizagem reflexiva e pessoal, num ambiente de aprendizagem em que todos assumam um papel ativo; (iii) estimular a consciência da necessidade de cidadãos atuantes numa sociedade em mudança em busca de alternativas. 2. Investigação – com uma vertente inter e transdisciplinar, traduz-se num trabalho de equipa capaz de contribuir para a criação de um espaço de reflexão permanente e para a diversidade de perspetivas e formas de ser e estar no mundo.
- Fidelity and infidelity in romantic relationships: Characters and conflict in ordinary lifePublication . Castro, Maria Guilhermina
- Complex narratives in portuguese cinemaPublication . Castro, Maria Guilhermina; Ribas, Daniel
- Uma viagem pela narrativaPublication . Castro, Maria Guilhermina; Caires, Carlos Sena; Ribas, Daniel; Palinhos, Jorge
- A jornada da ansiedade: intervenção narrativa na ansiedade de performance musicalPublication . Castro, Guilhermina; Fonseca, Filipe
- A Review of the Colloquium «Narrative, Media and Cognition» - a Cartography of the Borders of NarrativePublication . Castro, Maria Guilhermina; Caires, Carlos Sena; Ribas, Daniel; Palinhos, JorgeWe present an overview and discussion of the Colloquium «Narrative, Media and Cognition», which took place at Porto's Centre of Catholic University of Portugal in July of 2015, under the organization of the Research Centre for Science and Technology of the Arts (CITAR). Several scholars of different areas presented research about the uses and advances in narrative study and practice in a broad range of areas, giving some important insights about the latest developments in Narrative Studies, Ontology of Narrative and the uses of Narrative in Art, Cinema, Performance, Journalism, Marketing and Literature, among other fields. After briefly describing the main points of each presentation in the Colloquium we try to draw some conclusions and possibilities raised by the Colloquium and take a glimpse of future paths that the use of Narrative can end up taking.
- EditorialPublication . Boto, Sandra; Castro, Maria Guilhermina; Soares, Ana IsabelThis issue of Journal of Arts Science and Technology is especially devoted to what we designated as Marginalized Narratives. It is a special issue that collects studies published upon the 5th Colloquium on Narrative, Medium and Cognition, held at the University of Algarve in November 2018, and which was focused on that topic.
- Fidelidade e infidelidade nas relações amorosas: Padrões discursivosPublication . Castro, Maria Guilhermina; Poeschl, Gabrielle; Coimbra, Joaquim LuísEste estudo procurou compreender significados associados à fidelidade e à infidelidade nas relações amorosas. 226 pessoas responderam a um questionário, construído para o efeito, com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram tratados através de análise automática de dados textuais, que os agrupou em seis classes, interpretadas como padrões discursivos. Três discursos associaram-se, reflectindo o posicionamento do sujeito face a uma situação de infidelidade: “Ser infiel”, “Ser traído” e “Moralista racional” (uma perspectiva externa face à infidelidade). Quanto à fidelidade, observou-se um discurso “Pró-relacional”, rico na diversidade de significados relacionais, e, em contraste, dois discursos sucintos e centrados na afirmação e nos motivos de ser fiel (“Sou sempre fiel.” e “Sou fiel aos valores”). Estes discursos diversos estiveram, tendencialmente, presentes no interior da mesma pessoa, como múltiplos “seres” dentro de nós.