Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
19.93 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A personagem tem sido tratada de modo muito diverso nas publicações relativas a diferentes campos artísticos, como o Teatro, o Cinema, a Literatura ou a Animação, sendo francamente negligenciada em algumas delas. Não obstante, é uma componente fundamental no ensino-aprendizagem da narrativa naquelas e noutras formas artísticas. Dada a importância
da personagem em diversas áreas, iniciou-se um estudo que procura compreender, interdisciplinarmente, os processos cognitivos usados na busca da sua ideia, com intuito último de elaborar exercícios que constituam ferramentas criativas para artistas e aprendizes. Para tal, na primeira fase, que aqui se descreve, desenvolveu-se um estudo empírico exploratório, no qual se realizaram 20 entrevistas orais a artistas (argumentistas, realizadores, animadores, atores, escritores…), focadas no modo como criam personagens. Uma abordagem indutiva de análise de
conteúdo conduziu à identificação de processos criativos suscetíveis de serem interpretados à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1983, 1999). O autor considera que, além das formas de inteligência classicamente entendidas enquanto tal (verbal e lógico-matemática), outras formas preferenciais de conhecer e adaptar-se à realidade fazem jus a esta designação:
visual-espacial, musical, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal e naturalista. Qual a relação entre inteligência e criatividade? Gardner (1999) acrescenta que se, por um lado, os caminhos cognitivos tendenciais do indivíduo se associam ao domínio em que se manifesta criativo, por outro, na genialidade, combinam-se com uma outra forma de inteligência, inabitual para esse domínio. O filme La Leggenda del Pianista Sull'oceano, de Giuseppe Tornatore (1998), evidencia-o magistralmente.
Description
Keywords
Criação Personagem Inteligência Criatividade Cognição Interdisciplinar
Pedagogical Context
Citation
CASTRO, Maria Guilhermina - Criatividade e cognição na emergência da personagem. In Colóquio Narrativa, Média e Cognição, Porto, Portugal, 14 Julho, 2015. – In CASTRO, Maria Guilhermina… [et al.] (Eds.) - Cartografia das fronteiras da narrativa audiovisual. Porto: Universidade Católica Editora, 2016. ISBN 978-989-8835-04-8. p. 105-116