Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 19
  • Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação
    Publication . Neves-Amado, João
    Os ensinos clínicos no ensino de enfermagem e na intervenção comunitária têm cada vez mais a necessidade de se adaptar às novas exigências e oportunidades das tecnologias de informação. Através deste estudo de caso pretende-se dar a conhecer as potencialidades e experiência resul- tante da utilização continuada de uma plataforma de e-learning (BlackBoard ®) e de um sistema de sala de aula virtual (Adobe Connect™). Os resultados demonstram uma clara associação entre o maior desen-volvimento/interação com os sistemas e a liderança e excelência nos grupos de estudantes de enfermagem inseridos no ensino clínico em estudo.
  • A importância dos serviços de extensão no ensino de enfermagem : a experiência do Centro de Enfermagem da Católica
    Publication . Amado, João Daniel Neves; Vieira, Margarida Maria da Silva
    Desde Nightingale, o ensino da enfermagem sistematizado promove a aquisição de competências dos estudantes tanto pelo ensino teórico como pelo ensino clínico. Neste, o número de horas e o modelo de supervisão adotados foram sendo alterados ao longo do tempo, sendo mais relevantes o acompanhamento dos estudantes na componente prática recorrendo à supervisão direta do docente, à supervisão pelo enfermeiro do local da prática, ao mentorado ou integração em Unidades Dedicadas à Educação. Com a integração do ensino de enfermagem no ensino superior, a par da formação dos estudantes, as unidades de ensino devem dar resposta à missão de investigação e de extensão comunitária. Em estudos anteriores, sobre contextos e estratégias de ensino clínico em enfermagem, verificou-se a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a contribuição que um serviço de extensão poderia ter no ensino. Para prosseguir esse objetivo analisou-se a criação e desenvolvimento do Centro de Enfermagem da Católica (CEC) como serviço de extensão da Escola de Enfermagem – Porto (UCP) e o seu contributo específico para o ensino de enfermagem. A presente investigação baseou-se no método de estudo de caso e incidiu sobre os dez anos de atividade do CEC (2007-2017). Neste percurso, foram utilizadas fontes documentais associadas ao CEC e conteúdos das entrevistas realizadas a intervenientes chave. Foram utilizadas duas bases teóricas: a proposta por Imogene King, que identifica a Estrutura dos Sistemas de Interação como articulação dinâmica dos sistemas entre si; e a proposta por David Kolb, que defende que a aprendizagem decorre da transformação da experiência. A primeira teoria é proposta como um conjunto que integra desde o indivíduo até aos sistemas sociais ou comunidades em que se insere e onde se espera encontrar a relação enfermeiro-cliente. A segunda emana do pressuposto de que cada indivíduo tem potencial de desenvolvimento e o mesmo pode ser promovido pelo uso do pensamento reflexivo. Os resultados indicam que o CEC, ao ser criado como serviço de extensão para ser local de ensino clínico, promoveu a adequada resposta às necessidades de aprendizagem dos estudantes. Este serviço integra em simultâneo apoio ao ensino, apoio à investigação, prestação de serviços e assessoria. Verificou-se que esta integração permitiu a inovação e orientação das várias vertentes mantendo o alinhamento com a missão, os valores e a visão da instituição em que se insere. Pela atividade realizada nos 10 anos sobressai a aposta na capacitação dos clientes e comunidades mais vulneráveis. A intervenção tem sido realizada através de projetos de intervenção comunitária que responderam adequadamente às exigências do ensino e investigação, com potencial de melhoria na sistematização do impacto e dos resultados. Decorre do presente estudo a proposta de integrar no apoio ao ensino a componente do mentorado (também pelos pares); no apoio à investigação um reforço da investigação-ação de Community-based Research. Estas propostas reforçarão o objetivo de produzir e mobilizar conhecimento na e com as comunidades como resposta aos problemas nela encontrados.
  • Assessing community empowerment for an innovative epidemiologic approach
    Publication . Melo, Pedro; Neves-Amado, João; Pereira, Alexandra; Maciel, Cândida; Vieira Pinto, Tiago; Cardoso, Teresa
    Community empowerment can be a process, but also the result of nursing care. To analyze it as a result there is an instrument that allows to quantify its level in nine domains. According to Melo (2020), health centers can be considered communities, becoming the potential target of community and public health nurses care, especially in the public health unit. One of the main functions of a public health unit is the epidemiological surveillance of the population’s health state. However, traditional epidemiological surveillance is focused on diseases and Melo (2020) proposes a new approach for epidemiology focused on people in what concerns nursing diagnosis. The aim of this research is to identify the level of empowerment of four Portuguese primary healthcare structures, named as ACeS, so as to improve the epidemiological surveillance of nursing diagnoses. As methodology, we developed four focus group with all nursing leaders from all primary care units of the four ACeS, using the Portuguese version of the empowerment assessment rating scale. The results present the level of community empowerment of each ACeS according to the nine domains of the scale. The needs of intervention to improve the ACeS empowerment were also identified in order to develop the epidemiological surveillance of nursing
  • Site para apoio ao plano contingência para a gripe A (H1N1)v do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa
    Publication . Neves-Amado, João; Braga, Clara; Castro, Sérgio; Vieira, Margarida
    O Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (CRP-UCP) criou o seu plano de contingência para a Gripe A (H1N1) e decidiu divulgá-lo articulando-o com um site. Site este construído de raiz (Julho 2009) para conter diversas informações actualizadas, formulários de comunicação de ausência por Gripe e associado a todo este processo de divulgação surgiu uma newsletter. São apresentados resultados intercalares.
  • Method for positioning and rehabilitation training with the ExoAtlet® powered exoskeleton
    Publication . Pais-Vieira, Carla; Khazraei, Mehrab; Neves-Amado, João; Perrotta, André; Morya, Edgard; Moioli, Renan; Shapkova, Elena; Pais-Vieira, Miguel
    Exoskeletons for locomotion, support, or other uses are becoming more common. An increasing number of studies are demonstrating relevant results in rehabilitation. Here we describe the steps required to properly place and train patients in ExoAtlet ® powered exoskeletons (Moscow, Russia), for which there is currently limited information available. These steps combine actions related to the hardware, software, as well as safety, rehabilitation, and psycho-emotional state of the subject. Training starts with a general preparation of the environment, the equipment, and the patient. When the actual training program begins, the patient needs to gradually learn to perform the different actions that will be required to control the exoskeleton. Initially, training requires transferring weight between legs to guarantee adequate equilibrium control. Then, actions assisted by computer-controlled motors begin, namely: standing up, walking in place, moving small distances and sitting down. As the patient becomes comfortable with the exoskeleton and the cardiovascular system becomes adjusted to the upright position, training can then include walking over longer distances, inclined planes, opening doors, and climbing stairs.
  • Literacia em saúde: intervenção em uma comunidade vulnerável no norte de Portugal
    Publication . Neves-Amado, João; Oliveira, Ana; Barbieri, Joana; Soares, Beatriz; Almeida, Diana; Braga, M. Clara
  • Vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagem e empoderamento comunitário: um estudo misto num ACeS
    Publication . Bastos, Joana; Melo, Pedro; Rodrigues, João; Figueiredo, Maria Henriqueta; Neves-Amado, João