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  • A memória religiosa entre estética e política: o «Magnificat» de João Madureira
    Publication . Teixeira, Alfredo; Almendra, Luísa
    Este estudo insere-se numa linha de pesquisa que procura caracterizar os usos estéticos da memória religiosa na cultura contemporânea. A obra musical «Magnificat, ou a insubmissa voz» de João Madureira (2014) é o objeto de estudo, duplamente contextualizado: no quadro do programa expositivo em que a obra se integra, e no confronto com outras leituras exegéticas do texto protocristão. O estudo mostra que o compositor privilegia a semântica política do texto. O trabalho composicional segue a via de uma universalização da mensagem, desvinculada do habitat comunitário, ritual e orante, que caracteriza a sua vivência religiosa. Nesta operação, o compositor torna-se, no entanto, agente – com autonomia – de um processo de transmissão cultural de uma memória religiosa.
  • Horizons of mystery and of wisdom in God : essay of rhetorical biblical analysis on Jb 28
    Publication . Almendra, Luísa Maria
    Proponho apresentar um estudo sobre a composição de Jb 28, segundo o procedimento da Análise Retórica Bíblica, exemplificando uma aproximação do texto bíblico através de uma leitura metodológica e de uma escuta atenta. Alguns estudos recentes de retórica clássica constituem um primeiro passo neste sentido, porém os seus resultados não são muito convincentes, nomeadamente no que diz respeito à relação entre o texto e a sua interpretação. Uma breve análise dos resultados do estudo da composição de Jb 28 permitirá não só sublinhar a riqueza filológica do poema, como relançar uma compreensão maior deste texto no (contexto do) Livro de Job e revelar a pertinência do seu pensamento no campo singular da Literatura sapiencial Bíblica, tecida sempre de poesia e enigma.
  • Entre o enigma e o inesperado: uma aproximação à linguagem do Cântico dos Cânticos
    Publication . Almendra, Luísa Maria Varela
    Este artigo situa-se no âmbito de um debate sobre a diversidade de linguagens da Bíblia. O campo literário escolhido é a linguagem inusitada e inesperada do Livro do Cântico dos Cânticos, onde a palavra humana de um homem a uma mulher e de uma mulher a um homem é assumida como uma chave de Revelação e de entendimento das Escrituras. Perante a pergunta de como é que um texto, onde se articula uma linguagem amorosa entre um homem e uma mulher, se presta à articulação de um diálogo entre Deus e o ser humano, a nossa preocupação não é encontrar uma resposta, mas tentar vislumbrar a possibilidade de nteligibilidade que esta pergunta implica. O nosso percurso será o de nos aproximarmos da linguagem do Cântico dos Cânticos reconhecendo-a como: uma porta que nos aclara o invisível; uma linguagem que espelha o que nós somos; uma linguagem que é eco do ‘amor’ que precede e redime todos os amores.
  • Visibilidade e invisibilidade: interseções literárias do feminino na Bíblia
    Publication . Almendra, Luísa Maria
    Este artigo procura uma abordagem da questão da visibilidade e invisibilidade do feminino na Bíblia, procurando debater os diferentes matizes que lhe são inerentes. Procura-se uma verdade e uma redescoberta da estratégia literária bíblica que seja integradora e ampla. O debate supõe conhecer algumas notas prévias e a fragilidade de algumas formulações convencionais. Necessita igualmente de abrir-se a uma visibilidade negativa versus uma positiva, que a amplie e questione. E, neste contexto, que se redescubramos contornos de uma surpreendente invisibilidade do feminino; se desenvolva um novo olhar sobre a própria visibilidade do feminino na Bíblia e sobretudo que toda a reflexão se abra à dimensão invisível de um agir sábio, que é participação no grande mistério desde logo inscrito na própria criação do ser humano.