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- Schools 4.0 – innovation in vocational educationPublication . Rocha, Laura; Orvalho, LuísaO quadro concetual que esteve na génese do modelo inovador do Ensino Profissional, na década de 90, está a fazer 30 anos. Assume-se a urgência de se construir um referencial que reafirme os seus princípios estruturantes à luz das novas exigências do século XXI e acabe de vez com a conceção tradicional de escola dos séculos XIX e XX, que não funciona no contexto atual. Uma escola capaz de formar a pessoa, o cidadão e o profissional para viver e trabalhar na 4ª Revolução Industrial, orientada para a mudança positiva, para repensar as práticas pedagógicas, organizativas e avaliativas e identificar as mudanças a introduzir numa/para Uma Escola Profissional do Futuro/ Uma Escola 4.0. Para responder a estes desafios do Ensino Profissional, a “Rede de Escolas 4.0”, constituiu uma parceria transnacional para desenvolver um Intelectual Output (IO), a nível europeu, no âmbito do programa Erasmus +, Ação Chave II, Projeto nº 2018-I-PT OI-KA 202- O4774463, com a duração de 3 anos. A parceria é constituída por 4 escolas da “Rede de Escolas 4.0”, por três outras entidades com diferentes valências e abrangência geográfica da Dinamarca, Grécia e Bélgica e com a consultoria científica e pedagógica de investigadores do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) e consultores do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Católica Porto, Portugal. Para a disseminação deste IO, conta-se, especialmente, com o envolvimento da EfVETpara a promoção, divulgação e dinamização de ações de formação, durante os 6 meses após o términus do projeto, e com as plataformas School Education Gatway, e -Twinning e EPALE. Seguindo uma metodologia de investigação naturalista, e uma abordagem estratégica de aproximação à Appreciative Inquiry (AI), no 1º ciclo, do Ciclo (AI- 5), aplicou-se um inquérito por questionário aos stakeholders internos de todas as escolas da parceria, para avaliação das suas expetativas e da perceção do estado da arte da escola atual. O objetivo desta comunicação é dar a conhecer os resultados resultantes da aplicação deste inquérito.
- Intervisão entre pares multidisciplinares no ensino profissionalPublication . Moreno, Carla; Orvalho, LuísaPerante os novos e exigentes desafios que se colocam, hoje, à Escola do século XXI, e para que esta possa contribuir com respostas mais adequadas e contextualizadas à complexidade da realidade de cada percurso educativo e formativo, é imprescindível poder contar com professores que acreditam no seu poder e nas suas capacidades de Transformação, de Recriação e de Autorregulação da sua prática e se comprometam com a Mudança. Assumindo o desenvolvimento profissional docente simultaneamente como motor, processo e produto da ação pedagógica, apontam-se três dimensões que se consideram cruciais nesse desenvolvimento - a intervisão, a colaboração e a avaliação. Neste sentido, o presente estudo aborda a investigação-ação-colaborativa que foi desenvolvida, durante o ano letivo 2016-2017, na Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais, Mirandela, no âmbito da consultoria de proximidade “Colaborar para Aprender” (COPA), do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Católica Porto. Relata-se uma experiência de desenvolvimento de práticas de formação em ação, dentro da sala de aula, baseada na intervisão e partilha entre professores dos cursos qualificantes de dupla certificação, de níveis IV e III (cursos profissionais e cursos de educação e formação), no processo observação de aulas por pares multidisciplinares. Em clima de colaboração, os professores da EPA afirmaram-se como uma equipa pedagógica capaz de refletir criticamente sobre as suas práticas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Esta “avaliação construtiva”, problematizadora e refletida pelo próprio professor, em conjunto com os seus pares, sobre a prática pedagógica, potenciou o empoderamento, a emancipação, o desenvolvimento profissional, pessoal e organizacional na procura da construção de uma identidade profissional cada vez mais consciente, empenhada e responsável.
- Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento profissional dos professoresPublication . Orvalho, Luísa; Alves, José MatiasThe focus and the object of this qualitative research, carried out under the Post-Doctoral project in Educational Sciences, currently underway at the Faculty of Education and Psychology (FEP), the Portuguese Catholic University, Catholic Porto, entitled “Collaborate to Innovate in Vocational Education “under the supervision of professor José Matias Alves focus on ways, conditions, models of training-action and practical reflective support to the mediation of external consultancy in Advanced Training in Education (FACE) Vocational Education Enhancement axis, Service Support Education Improvement (SAME). The empirical study, based on multiple studies-to-case advice to schools with vocational education, workshop logic training for change, focused on action, aimed at professional development, organizational learning and ongoing collaborative work, supported by transformational leadership, intends to show its impact and transformative effects.
- A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Uma investigação colaborativaPublication . Orvalho, Luísa; Alonso, LuísaA inovação curricular refere-se tanto aos processos de conceção do currículo, como aos do seu desenvolvimento. Este artigo apresenta uma súmula da investigação de âmbito de Doutoramento em Ciências da Educação1 – uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso, assente numa abordagem metodológica de aproximação à investigação-ação colaborativa (I-AC), efetuada em duas escolas secundárias públicas (ESP), nos anos escolares 2008-09 e 2009-2010. Com o estudo pretendeu-se identificar os constrangimentos e os fatores críticos de sucesso escolar que a generalização acelerada dos cursos profissionais, criados pela Reforma do Ensino Secundário, gerou, bem como os planos de intervenção, de reestruturação e de melhoria de aplicação da estrutura curricular modular (EM) que será preciso introduzir, para que as práticas organizativas, pedagógicas e de avaliação se desenvolvam em coerência com o modelo teórico preconizado e posto em prática nas escolas profissionais. Utilizaram-se múltiplas técnicas de recolha de dados como a observação direta e participante, as notas de campo registadas num diário de bordo, as entrevistas presenciais, os guiões e roteiros de reflexão e a análise documental. A análise dos dados fez-se através da análise de conteúdo de todos estes registos. O referencial de análise adotado – O Modelo Integrado de Inovação para Gerir a Mudança Curricular na Escola Pública com Cursos Profissionais – assenta em quatro eixos: desenvolvimento curricular modular, desenvolvimento profissional dos professores, desenvolvimento organizacional da escola e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Considera-se que com esta pesquisa os objetivos inicialmente definidos foram amplamente alcançados, abrindo-se assim uma janela mais ampla para se poder observar a forma como a EM está a ser apropriada pelos professores e concretizada nas ESP e, deste modo, criar oportunidades para construir novas propostas de melhoria.
- O trabalho de projeto no âmbito da prova de aptidão profissional no ensino profissional de música: o caso da EsproartePublication . Cunha, Catarina Nunes; Orvalho, Luísa
- O portefólio reflexivo como metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação na formação dos professores do ensino artísticoPublication . Orvalho, LuísaCom esta comunicação pretende-se dar a conhecer os resultados de uma experiência de docência universitária, sobre o uso do e-portefólio reflexivo como metodologia alternativa de ensino, aprendizagem e avaliação, realizada na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto. Este estudo envolve setenta e seis professores do ensino artístico (de três 5715 escolas profissionais e quatro academias de música), que frequentaram/frequentam o Mestrado em Ciências da Educação-Música, edições de 2009 -2011, 2011-2013 e 2012 - 2014, desenvolvido em conjunto pela Faculdade de Educação e Psicologia e a Escola das Artes, assim como, os estudantes do Mestrado em Ensino da Música |Especialização Canto, desenvolvido pela Escola das Artes.