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  • Stéphane Mallarmé, um moderno clássico – notas sobre “Erechtheus. Tragédie par Swinburne” (1876)
    Publication . Cabral, Maria de Jesus
    Não raro hipostasiado pela crítica, o “modernismo” de Mallarmé não se esgota num complexo jogo de signos, nem num ensimesmamento frio e redutor, muito próximo de uma concepção autotélica da literatura. No seu artigo de 1876 sobre a adaptação da tragédia clássica Erechtheus por Ch. Algernon Swinburne, o poeta francês realça os aspectos inovadores da obra do seu congénere, adoptando um posicionamento que revela um fascinante equilíbrio clássico-moderno. Pelos laços inter e intra-textuais que este artigo estabelece com outros textos do mestre do Simbolismo, tanto da sua escrita de ficção como ensaística ou meta-discursiva, vemos quanto o tema do teatro pesa no seu projecto mais vasto de literatura, onde é constante a tentativa de decifração do mistério do mundo através da linguagem. Frequently, Mallarmé’s modernism is referred to critics as a complex game of signs and as a closed concept of literature. In his 1876 article about the adaptation of the classical tragedy Erechtheus by Ch. Algernon Swinburne, the French poet valued the innovative aspects of Swinburne’s works, adapting a position which revealed a fascinating classical-modern equilibrium. Due to the inter and intratextual ties that this article created alongside other Mallarmé’s fictional and meta-discursive texts, we discover how the question of theatre influenced his global project of literature. A project which attempted to decipher the mystery of the world through language.
  • A maneira trágica de Eugénio de Castro: a persona/gem feminina entre belkiss e oaristos
    Publication . Cabral, Maria de Jesus
    Eugénio de Castro’s nineteenth-century work is ambiguously related to the dramatic genre, in interesting affinity and in tune with the interior dimension’s tragic, theorized and practiced by the best authors of the French-speaking symbolist mêlée. Privileging the work with the verbal material, crossing boundaries between literary and expression modes, with a unique refusal of extra-artistic dictates, Castro’s tragic way launches stimulating challenges and promises to the symbolist theater that emerges and unfolds in the Portuguese literary field throughout the 20th century. I am interested in this article to delve into this sui speciei tragic configuration, both in the Belkiss’s dramatic poem by and in the lyric fiction of Oaristos, whose heroines reflect the fundamental aesthetic and ethical non-conformity of the Poet. Because neither artistic individualism nor eclecticism are enough to overcome the deepest enigma of existence.
  • Mallarmé, Maeterlinck e o "Princípio invisível" do drama
    Publication . Cabral, Maria de Jesus
    Singular, na sua ligação à estética simbolista, o teatro poético de Maurice Maeterlinck desenvolve uma relação entre palavra e representação posta ao serviço da revelação de um 'trágico interior" assente nas categorias do silêncio, da ausência e do invisível que muito contribui par uma nova orientação do drama no final do século XIX. Em estreita sintonia com a crise da mimese e da ilusão realista, o teatro de Maeterlinck tece um diálogo privilegiado com o projecto do Livro de Mallarmé e com as equações entre 'drama', 'mistério' e 'música' presentes desde os seus primeiros tentames teatrais. Nessa linha de continuidade, o teatro simbolista de Maurice Maeterlinck ou, noutros termos, a dessacralização da sintaxe transparente e da racionalidade afigura-se fundamental para a compreensão da complexidade ontológica do homem moderno, como a querer demonstrar o que Mallarmé preconizara: a vida sempre nova da Literatura, como superação do nada, como celebração do sentido.
  • “Uma grande sombra que sente e se não vê”: Belkiss nos trilhos da literatura dramática simbolista
    Publication . Cabral, Maria de Jesus
    Publicado em 1894, em forte sintonia com um tempo de crise e de questionamento de novos paradigmas de representação teatral (Mallarmé, Maeterlinck), o poema dramático Belkiss, Rainha de Sabá D’Axum e do Hymiar de Eugénio de Castro passou desapercebido no campo da Literatura dramática do fim-de-século XIX e não teve a atenção crítica que merece. Partindo da contextualização da obra, este artigo pretende evidenciar a forma como o projecto estético que lhe está subjacente dialoga e interage quer com textos contemporâneos enformados numa estética simbolista valorizadora do mistério (Maeterlinck e D. João da Câmara), quer com outras tentativas de incursão num teatro da alma, valorizador da palavra (Pessoa e Sá-Carneiro). A análise do tecido poético e metafísico de Belkiss levar-nos-á a descobrir aspectos da sua ―inquietante estranheza‖ em relação à ilusão realista e ao teatro de puro divertimento que dominava os palcos novecentistas. Published in 1894, in strong line with a time of crisis and questioning of new paradigms of theatrical representation (Mallarmé, Maeterlinck), the dramatic poem Belkiss, Rainha de Sabá D’Axum e do Hymiar of Eugénio de Castro was not noticed in the field of dramatic Literature of the 19th century and had not the critical attention it deserves. Starting from the contextualization of the work, this article aims to show how the aesthetic project that underlies it establishes a dialogue and interacts both with contemporary texts embedded in a symbolist aesthetics valorising mystery (Maeterlinck and D. João da Câmara), and with other attempts to invade a theatre of the soul, valorising the word (Pessoa and Sá-Carneiro). The analysis of the poetic and metaphysical substance of Belkiss will lead us to discover some aspects of its "disturbing strangeness", in relation to realistic illusion and to the theatre of pure entertainment that dominated the stages in the 19th century.