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  • Um programa com reconhecidas vantagens na qualidade da formação dos futuros psicólogos
    Publication . Trigo, Luísa; Carvalho, Maria Carmo; Negrão, Mariana; Veiga, Elisa; Barradas, Filipa
  • Welcoming refugees in Portugal: preliminary assessment through the voices of refugee families
    Publication . Barbosa, Mariana; Santos, Mafalda; Veiga, Elisa; Martins, Filipe; Ribeiro, Maria Teresa; Faria, Joana
    The Refugee Support Platform (PAR – Plataforma de Apoio a Refugiados) was created in September 2015 through the establishment of a network of organisations and volunteers from the Portuguese civil society. PAR Families is a program that aims to provide support to refugee families in Portugal. PAR Families model implies that for each family of refugees arriving in the country there will be an institution directly responsible for the following dimensions: independent accommodation, food and clothing; support regarding access to healthcare services, education, labour market, Portuguese language classes and social and cultural integration. From the total of families (n = 73) hosted by PAR at the time data collection began (March 2018), members of 40 families were interviewed (35 women and 26 men). Through in-depth qualitative interviews the study gave voice to their perspectives as experiential experts of the PAR Families program, and with this gathering important feedback and recommendations our research aims to: (1) identify the good practices that should be maintained and reproduced with new refugee families that may be hosted by PAR; (2) recognise the aspects that appear as counter-productive to a successful integration and autonomisation of the refugee families in the six dimensions targeted by the PAR Program.
  • Residential care professionals: evaluation of attitudes and needs for trauma-sensitive systems
    Publication . Veiga, Elisa; Rocha, José Carlos; Barbosa, Helena; Santos, Santos; Negrão, Mariana
  • Gravidez e depressão pós-parto: programa de intervenção cognitiva-narrativa e de intervenção de casal baseada na vinculação
    Publication . Lima, Vânia Sousa; Dias, Pedro; Xavier, Maria Raúl Lobo; Veiga, Elisa; Negrão, Mariana; Campos, Luísa
    O objectivo central deste projecto é o de avaliar o contributo de um programa de intervenção psicoterapêutica centrado na interacção de casal em associação com uma intervenção de orientação cognitivo-narrativa, na prevenção da depressão gestacional e pós-parto. O plano de investigação propõe duas modalidades de intervenção a desenvolver junto de uma população de grávidas e respectivos companheiros, a partir do 2º trimestre de gravidez. A modalidade individual (Cognitivo-Narrativa) contemplará 4 encontros e a modalidade de casal (baseada na Teoria da Vinculação) contemplará 3 encontros. O estudo envolverá 90 casais gestantes, alocados aleatoriamente em dois grupos de intervenção e no grupo de controlo, agrupando-se 30 casais em cada. Entre a 20ª e a 22ª semanas de gestação, administrar-se-ão instrumentos de avaliação de sintomatologia psicopatológica geral e depressiva, organização da vinculação, representação da relação íntima, percepção de ajustamento diádico, vivência psicológica da gravidez, satisfação com o suporte social. Entre a 20ª e a 30ª semanas de gravidez decorrerá a intervenção psicoterapêutica para os grupos experimentais. À 32ª semana, serão reavaliadas as dimensões de sintomatologia psicopatológica geral e depressiva, percepção de ajustamento diádicoe vivência psicológica da gravidez. No período pós-natal (45 dias)serão avaliadas variáveis relacionadas com medidas neonatais, (4ª-6ª semana) sintomatologia psicopatológica geral e sintomas de depressão pós-parto, percepção de ajustamento diádico, e percepção de satisfação com o suporte social. Prevê-se que a segurança da vinculação, a qualidade da representação da relação íntima e menores índices de psicopatologia geral e, especificamente, de depressão por parte dos progenitores na baseline, estejam associados melhores indicadores ao nível da adaptação do casal na baseline, à 32ª semana de gravidez e 45 dias após o parto. Na baseline, antecipa-se a associação entre atitudes por parte dos progenitores face à gravidez e à maternidade/paternidade, satisfação com suporte social e menor sintomatologia psicopatológica geral e depressiva.
  • UPA Faz a Diferença - Acções de Sensibilização/ Pro-Saúde Mental junto de jovens entre os 15 e os 18 anos: diferenças de género
    Publication . Campos, Luísa; Palha, Filipa; Dias, Pedro; Veiga, Elisa; Lima, Vânia Sousa; Costa, Natália; Duarte, Ana Isabel
  • Percepção dos professores de educação regular e educação especial acerca das novas políticas de educação inclusiva em Portugal
    Publication . Magalhães, Joana; Veríssimo, Lurdes; Veiga, Elisa
    This article presents the result of a research project which its main objective was to explore the impact of the new inclusive education policies in the special education teachers’ and regular education teachers’ perceptions and attitudes. So, an exploratory study was conducted and four special education teachers and four regular education teachers were interviewed. The results of the research have highlighted that there is a positive attitude towards the legislation and inclusion, although they are many aspects that need to be improved, such as human and material resources.
  • UPA faz a diferença - Acções de sensibilização pró-saúde mental: resultados preliminares de acções de sensibilização pró-saúde mental
    Publication . Campos, Luísa; Palha, Filipa; Dias, Pedro; Veiga, Elisa; Lima, Vânia Sousa; Costa, Natália; Duarte, Ana Isabel
    Objectivos: Este artigo apresenta os resultados preliminares da avaliação do impacto das acções de sensibilização pró-saúde mental, desenvolvidas no âmbito do projecto UPA Faz a Diferença, bem como das características psicométricas do “Questionário UPA faz a diferença”. Métodos: Partindo de uma amostra de 232 alunos (15 aos 18 anos) do ensino secundário, 121 alunos (grupo experimental - GE) participaram nas acções de sensibilização, constituídas por 2 sessões. Seguindo uma metodologia do tipo pré-pós, foi aplicado o “Questionário UPA” no GE, no início da 1ª sessão e final da 2ª; bem como no grupo de controlo (GC), nos mesmos momentos do GE. Resultados: Dos resultados preliminares (N=232 alunos; GE=121, GC=111), relativos aos scores globais de 2 secções do questionário, destaca-se: (1) o aumento mais expressivo de percepções positivas em relação a problemas de saúde mental (menos estigmatizantes) no GE e o aumento significativo das percepções de conhecimentos apenas no GE; bem como (2) os resultados satisfatórios de consistência interna nas secções percepções estigmatizantes e percepções de conhecimentos (alpha de Cronbach=0.75 e 0.92 respectivamente). Conclusões: Os resultados indicam que as acções de sensibilização parecem constituir uma intervenção efectiva no aumento da mental health literacy, bem como na diminuição das percepções estigmatizantes. Os níveis de consistência interna obtidos para as secções percepções estigmatizantes e percepções de conhecimentos do “Questionário UPA” são satisfatórios, apontando para a fidelidade destas duas secções.