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Silva Candeias, Analisa Lia

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  • Os enfermeiros e os cuidados aos alienados nos finais do século XIX : o caso do Hospital de Alienados do Conde de Ferreira
    Publication . Candeias, Analisa Lia Silva; Sá, Luís Octávio de; Esteves, Alexandra Patrícia Lopes
    O século XIX foi profícuo para o desenvolvimento da ciência psiquiátrica, assim como para a evolução da assistência aos alienados. Neste trabalho foi tida em conta a realidade do Hospital de Alienados do Conde Ferreira, tendo sido esta instituição a primeira a ser construída de raiz em Portugal no âmbito da psiquiatria. O objeto de estudo transcorreu dos cuidados assistenciais praticados pelos enfermeiros nessa instituição nos finais do século XIX. Foi utilizada uma metodologia de investigação histórica, através da pesquisa e análise documental, utilizando-se fontes primárias e secundárias, que se encontram essencialmente nos arquivos da Casa da Prelada - Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da Biblioteca do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, tendo como principal referência teórica Michel Foucault. As finalidades deste trabalho passam por dar a conhecer um âmbito de ação introdutivo ao desenvolvimento da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica e distinguir práticas assistenciais que podem ser consideradas como uma esteira aos engenhos e perícias que hoje em dia os enfermeiros especialistas dessa área apresentam. Descrevemos contextos portugueses do século XIX, com particular ênfase na ambiência da cidade do Porto. Apresentámos o hospital como espaço assistencial e os enfermeiros como praticantes da assistência, dando uma especial atenção às conjunturas psiquiátricas. Concluímos que os enfermeiros estiveram sempre presentes nas diferentes realidades hospitalares, conquanto a sua ação se tivesse concretizado numa origem laica. Apresentámos a evolução dos trâmites da investigação histórica, a matriz teórica para o desenvolvimento deste trabalho, assim como o seu traçado. Caraterizámos o cenário hospitalar em estudo, atendendo aos trâmites da sua inauguração e funcionamento nos finais dos anos de oitocentos, tendo em conta as perspetivas alienistas que se estabeleceram nesses espaços, assim como as normas e códigos institucionais. Apresentámos o perfil dos atores na assistência do Hospital de Alienados do Conde de Ferreira, dando destaque aos alienados e ao corpo de funcionários das enfermarias, constituído por enfermeiros, ajudantes e criados, regulado por um fiscal. Considerámos que os cuidados assistenciais desenvolvidos pelos enfermeiros, e consequentemente as suas intervenções, foram influenciados pela evolução do conhecimento que se deu no século XIX, e que foi trazido para o seio da enfermagem principalmente através do corpo médico que deu voz à ciência psiquiátrica. Verificámos que o Hospital apresentou uma dualidade naquilo que dizia respeito à assistência, tanto a nível clínico, como administrativo. Estabelecemos um conteúdo sumular e de transição, em que determinámos enunciados de transformação percursores da enfermagem: a integração de conhecimento científico, a identificação do sentido de pertença, a vivência da pertença, a assimilação do reconhecimento, a produção desse conhecimento, a evolução concetual e a perceção da importância do eixo temporal e a sua integração. Estes enunciados de transformação podem ajudar a definir a transição em enfermagem de um fazer-se para um conceber-se.
  • Cuidados de enfermagem em saúde mental e psiquiatria no iníco do século XX
    Publication . Candeias, Analisa; Esteves, Alexandra; Sá, Luís
    INTRODUÇÃO Ao longo da história da Enfermagem, assistimos também ao desenvolvimento da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica que, em Portugal, se iniciou nos asilos, casas de saúde e hospitais de alienados que surgiram em meados da século XIX. OBJETIVO Descrever as intervenções de Enfermagem expostas no livro "Manual del Enfermero para Pacientes Nerviosos y Mentales". MÉTODOS É um trabalho que resulta de urna investigação histórica, tendo como base os pressupostos que decorrem da pesquisa e análise documental que incide sobre o "Manual del Enfermero para Pacientes Nerviosos y Mentales", publicado em 1936, e que é uma tradução espanhola de uma versão primária na língua alemã, de 1935. RESULTADOS O referido manual apresenta três objetivos principais, que são: reunir noções profissionais indispensáveis, chamar a atenção para as dificuldades da profissão e os limites do conhecimento e promover as qualidades de carácter que são indispensáveis ao exercício da profissão. Encontra-se estruturado em cinco partes: a primeira dirigida ao homem são, a segunda ao doente, a terceira aos cuidados a ter com os doentes, a quarta à higiene mental e assistência e a última à história da medicina mental. As intervenções de Enfermagem, como por exemplo a hidroterapia, a ergoterapia e a administração de medicação, são baseadas numa avaliação da pessoa e na vigilância do seu comportamento, tendo em conta o respeito do enfermeiro pela pessoa doente, os seus familiares e amigos, a instituição e os restantes enfermeiros. CONCLUSÕES Concluímos que o manual, tendo em conta o seu estado e a análise do seu conteúdo, foi importante na formação e no desenvolvimento profissional dos enfermeiros que, à época, trabalharam no Centro Hospitalar Conde Ferreira. As intervenções de Enfermagem são encaminhadas tanto para a cuidado com o corpo como da mente, sendo que a família, já na altura, também era objeto da atenção dos seus profissionais.
  • Adaptation and Anxiety Assessment in Undergraduate Nursing Students
    Publication . Costa, Ana; Candeias, Analisa; Ribeiro, Célia; Rodrigues, Herlander; Mesquita, Jorge; Caldas, Luís; Araújo, Beatriz; Araújo, Isabel; Vicente, Henrique; Ribeiro, Jorge; Neves, José
    The experiences and feelings in a first phase of transition from undergraduate to graduate courses may lead to some kind of anxiety, depression, malaise or loneliness that are not easily overwhelmed, no doubt the educational character of each one comes into play, since the involvement of each student in academic practice depends on his/her openness to the world. In this study it will be analyzed and evaluated the relationships between academic experiences and the correspondent anxiety levels. Indeed, it is important not only a diagnose and evaluation of the students’ needs for pedagogical and educational reorientation, but also an identification of what knowledge and attitudes subsist at different stages of their academic experience. The system envisaged stands for a Hybrid Artificial Intelligence Agency that integrates the phases of data gathering, processing and results’ analysis. It intends to uncover the students’ states of Adaptation, Anxiety and Anxiety Trait in terms of an evaluation of their entropic states, according to the 2nd Law of Thermodynamics, i.e., that energy cannot be created or destroyed; the total quantity of energy in the universe stays the same. The logic procedures are based on a Logic Programming approach to Knowledge Representation and Reasoning complemented with an Artificial Neural Network approach to computing.