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- Estudo da Prevalência da Obesidade Infantil nos alunos de 2 escolas do 1º ciclo do ensino básico de Vilar de Andorinho (Vila Nova de Gaia)Publication . Macedo, Lúcia; Festas, Constança; Vieira, Margarida
- Perceções parentais sobre estado nutricional, imagem corporal e saúde em crianças com idade escolarPublication . Macedo, Lúcia; Festas, Constança; Vieira, MargaridaObjetivo: avaliar as perceções parentais sobre estado nutricional, imagem corporal e saúde nas crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico. Material e métodos: foi avaliado o IMC e a perceção dos pais sobre a imagem corporal e saúde dos seus filhos, por questionários enviados a todos os pais das crianças matriculadas nas escolas pertencentes aos Agrupamentos Vertical de Anes de Cernache e de Vila d’Este, do Concelho de Vila Nova de Gaia, no início do ano letivo 2008/2009 (n=936) e incluídas 532 crianças e pais que aderiram (57% da população amostral). As perceções parentais foram comparadas com o percentil de IMC da criança para avaliar eventuais discrepâncias. Trata-se de um estudo descritivo-correlacional. Resultados: verificou-se que 49.9% dos pais apresentaram uma distorção da perceção relativamente ao estado nutricional e 37.9% relativamente à imagem corporal. Constatou-se que apenas a idade da criança tinha relação com a perceção parental sobre a imagem corporal. Os pais referiram ter “boa” perceção de saúde. Conclusão: estes resultados são congruentes com outros na área e alertam os profissionais para a necessidade de uma intervenção mais efetiva na educação para a saúde para prevenir e detetar precocemente casos de crianças em risco de se tornarem obesas.
- Nurses at school: a project for more healthPublication . Festas, Constança; Vieira, Margarida; Braga, Clara; Neves-Amado, João
- Educar para os afetos e sexualidade em contexto escolar: PEPAS uma resposta às necessidades da Escola Básica de Vilar de AndorinhoPublication . Festas, Constança; Neves-Amado, João; Braga, Clara; Vieira, MargaridaIntrodução: A lei nº60/2009 lançou o desafio às escolas portuguesas de desenvolverem a temática da Educação Sexual em contexto escolar. Ainda numa fase inicial e com as recomendações do Grupo de Trabalho de Educação Sexual (GTES, 2007), a Escola EB2/3 de Vilar de Andorinho organizou-se, com os seus parceiros, num projeto de educação sexual para a comunidade escolar. As Estudantes de Enfermagem (EE), do Centro de Enfermagem da Católica, do Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, integrados no projeto “Enfermeiro na Escola”, a decorrer na escola básica, aceitaram o desafio lançado e desenvolveram um projeto denominado PEPAS (Projeto de Educação Para os Afetos e Sexualidade), para os alunos do 3º ciclo.
- O enfermeiro na escola: um projecto para mais saúdePublication . Festas, Constança; Vieira, Margarida; Braga, Clara; Neves-Amado, João
- Distorção da percepção parental sobre o estado nutricional e imagem corporal das crianças em idade escolar numa população escolar de Vila Nova de GaiaPublication . Macedo, Lúcia; Festas, Constança; Vieira, Margarida
- Adaptação e validação da Resilience Scale® de Wagnild e Young para a cultura portuguesaPublication . Felgueiras, Marta Cristiana; Festas, Constança; Vieira, MargaridaO objectivo deste estudo é descrever o processo de adaptação transcultural e de validação para a cultura portuguesa da Resilience Scale® (RS), originalmente criada em inglês, nos Estados Unidos da América, por Wagnild e Young (1993) para aferir níveis de resiliência. Uma equipa de tradutores bilingues e biculturais participou no processo de tradução de forma a aumentar a exactidão linguística e a correlação cultural. A escala foi adaptada para uma amostra de estudantes do segundo e terceiro ciclos do ensino básico de uma escola pública de Viana do Castelo, Portugal. Participaram 215 estudantes com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. Um item foi excluído por apresentar uma baixa correlação com o total (inferior a 0,2) e diminuir a consistência interna. A fidelidade dos constructos foi avaliada através da consistência interna (Alfa de Cronbach), e estabilidade no tempo (análise do teste-reteste). O valor de Alfa de Cronbach foi 0,82 evidenciando boa consistência interna e a correlação do teste-reteste, estudada num subgrupo de 30 alunos foi de 0,72 (p<0,001) demonstrando boa estabilidade temporal. A validade de conteúdo foi determinada por juízes especialistas, a validade do constructo foi determinada através da análise dos componentes principais (ACP) com rotação varimax para determinar o número de componentes e a sensibilidade através do teste t de Student aplicado ao índice de discriminação do item. A média dos scores na RS foi de 126,26. A partir da análise dos componentes principais surgiram 5 componentes: Perseverança, Autoconfiança, Serenidade, Sentido de Vida e Autosuficiência. Estes resultados evidenciam a fidelidade, validade e sensibilidade da versão portuguesa adaptada da RS para avaliar a resiliência na cultura portuguesa e conclui-se que este é um instrumento útil para estudos que se proponham avaliar a resiliência e para orientar a prática de enfermagem, embora se conclua da necessidade de futuros estudos de revalidação.
- School Nurses - the benefits of a digital databasePublication . Neves-Amado, João; Festas, Constança; Braga, Clara; Vieira, Margarida
- O enfermeiro na escola: um projecto para mais saúdePublication . Festas, Constança; Vieira, Margarida; Neves-Amado, João; Braga, Clara
- Lanches saudáveis em contexto escolar - A implementação do registo digitalPublication . Neves-Amado, João; Festas, Constança; Braga, Clara; Vieira, Margarida