Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Cunha Braamcamp de Mancelos, Joaquim João

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • O escritor convida o leitor para uma dança: a arte de elaborar parágrafos iniciais numa narrativa ficcional
    Publication . Mancelos, João de
    Numa narrativa literária, como cativar o interesse do leitor desde o início? Existem diversas técnicas que a Escrita Criativa como área disciplinar coligiu a partir da análise cuidada de uma grande variedade de obras. Neste ensaio, o meu objectivo principal é descrever, exemplificar com excertos de textos literários nacionais e estrangeiros, comentar e problematizar o uso das estratégias que podem fazer a diferença entre um bom e um mau parágrafo inicial.
  • The dynamics of coercion and fear in "Where are you going, where have you been?": a story by Joyce Carol Oates
    Publication . Mancelos, João de
    “Where Are You Going, Where Have You Been?” (1966) is Joyce Carol Oates’s most celebrated and anthologized short story. The tense plot presents a young man, Arnold Friend, who tries to convince Connie Wyatt, a fifteen-year-old girl, to join him for a car ride. Connie declines, feeling there is something wrong with him. Thwarted by Connie’s repeated refusals and excuses, Friend becomes increasingly more threatening. The tense dialogue that occurs between both characters shows the power of coercion and the strategies it resorts to: (1) trickery, (2) manipulation, and (3) threat. At the same time, thanks to Connie, the reader becomes aware of the different responses to coercion. There is a well-structured crescendo that includes (1) anxiety, (2) fear, (3) panic and (4) submission. In this paper I intend to analyze (1) the dynamics of coercion and fear, (2) different strategies used in the process of coercion, (3) several responses to threat, (4) how they are represented in this story, to create suspense. To substantiate my analysis, I resort to the studies of several specialists in the field of gothic literature, criminal psychology, and, naturally, to my own opinions.
  • Canções de amor, desejo e perda: os blues em três romances de Toni Morrison
    Publication . Mancelos, João de
    A música afro-americana constitui uma presença recorrente nos romances de Toni Morrison: os blues e o jazz em The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) e Love (2003); a música folk em Song of Solomon (1977); as canções de trabalho em Beloved (1987); a música clássica em Tar Baby (1981); e cantos tribais em A Mercy (2008). Neste artigo, focarei os blues, um estilo menos estudado no contexto da produção literária morrisoniana, e que suscita novas leituras nos romances The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) e Love (2003). O meu objetivo é responder a várias perguntas essenciais: quais as funções e significados dos blues no conteúdo das narrativas morrisoniana? Como influencia este género o estilo e as estruturas dos romances da autora? A que experiências individuais ou históricas negras se associa? Para abordar estes assuntos, recorrerei à literatura, música e história, compondo, nota a nota, as minhas respostas. African American music constitutes a recurring presence in Toni Morrison's novels: blues and jazz in The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) and Love (2003); folk music in Song of Solomon (1977); work songs in Beloved (1987); classical music in Tar Baby (1981); and tribal chants in A Mercy (2008). In this article, I will focus on the blues, a style that has been less studied in the context of Morrisonian literary production, and which encourages new readings in the novels The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) and Love (2003). My aim is to answer several essential questions: what are the functions and meaning of the blues in the contents of Morrison's narratives? How does this musical genre influence the style and structures of the author's novels? What individual and historical experiences is it associated with? To approach these issues, I resort to literature, music and history, composing, note by note, my answers.
  • Pintar com palavras: as artes plásticas na poesia de Eugénio de Andrade
    Publication . Mancelos, João de
    O poeta português Eugénio de Andrade (1923-2005) foi um conhecedor de pintura, escultura, cinema e fotografia. Neste artigo, centrado numa perspectiva ecfrásica, analiso textos onde o autor refere e presta tributo a obras de artistas como Vincent van Gogh (1853-1890), Álvaro Siza Vieira (1933), Luchino Visconti (1906-1976) e Eduardo Gageiro (1935). Referir-me-ei ainda ao ofício dos pintores e às semelhanças que Eugénio vê entre este e a arte da escrita.
  • Um tigre, dois tigres, três tigres: William Blake e Jorge Luis Borges num poema em prosa de Eugénio de Andrade
    Publication . Mancelos, João de
    O poema em prosa “Borges e os tigres”, de Eugénio de Andrade, convoca intertextualmente outras duas feras, presentes nas composições “The Tiger”, do escritor inglês William Blake, e “El otro tigre”, do Prémio Nobel Jorge Luis Borges. Neste artigo, analiso os três textos, para compreender como Eugénio reflete, apropria e recria, com imaginação e talento, os animais literários de Blake e Borges. Para cumprir os objetivos da minha pesquisa, recorro aos estudos de especialistas na área da literatura, mito, simbologia. O resultado será, espero, uma perspetiva diferente e reveladora sobre os sentidos que se ocultam no poema em prosa de Eugénio.
  • Uma dentada na Big Apple: jazz, amor e pecado em Toni Morrison
    Publication . Mancelos, João de
    O romance Jazz (1992), da escritora afro-americana Toni Morrison, reflecte sobre a vida dos negros no bairro étnico de Harlem, em Nova Iorque, nos anos vinte. Neste ensaio, mostro como a experiência afro-americana na cidade difere da do meio rural; verifico a reconfiguração nos hábitos e valores da comunidade; analiso a reconstrução da família e o improviso da identidade negra no espaço urbano de Harlem. Para tanto, recorro à análise da obra e à interpretação de diversos autores.