Loading...
52 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 52
- Desenvolvimento e validação de um instrumento SMITPublication . Bidarra, Íris Daniela; Andrade, AntónioIn this paper we describe the stages of construction and validation of an instrument that identifies the stages of maturity in the school mistreatment of the information technologies that we designate by SMIT - School Maturity of Integration Technology. It identifies a set of metrics developed to measure two fundamental dimensions: the organizational and the technological environment in the teaching and learning process. The results showed that the scale composed of 51 items, obtained a very high reliability. The empirical study was supported out with the participation of 60 teachers from various levels of education in Portugal.
- Critical success factors in accepting technology in the classroomPublication . Veiga, Francisco José Miranda; Andrade, António Manuel Valente deThe adoption of technology on the individual and organizational level may be a necessary condition, but it is not sufficient for the digital transformation, seen as the mobilizing challenge to do something new and different. Without a strategic vision, we take the risk of acquiring resources to do the same as before, essentially changing the format. This inability imprisons the school to inconsequential models, resources and strategies. Interdisciplinary, social and project-based learning that the most advanced technology provides can be adopted. Augmented and virtual reality, the internet of things, robots, artificial intelligence and digital assistants can bring innovation to teaching. But also mobiles, games, simulators and multimedia can inspire collaborative creativity. On the other hand, the pandemic, in terms of the adoption of technology, constitutes a kind of insurrection against the fatalism that it is not possible to restart the system, that is, rethink the school. This study aims at investigating the degree of acceptance, materialized in the use of technology, by teachers of primary and secondary education, in the context of the classroom. As a methodological support to this study, the model “Unified Theory of Acceptance and Use of Technology” (UTAUT)) was used and a questionnaire applied to teachers at our school, obtaining 90 responses. The analysis of the responses reveals that the expected adoption of information technologies currently has a global performance, which becomes the most significant positive influence on the motivation and involvement of teachers. That is, the availability of technology, the speed of access, the applications suited to the curriculum and to the pedagogical approach are, more and more, a harmonious set that is compatible with its mission. The study also clarifies that teachers intend to use ICT as they see in them a different didactic tool that allows different approaches, thus increasing, in general, the quality of teaching and learning.
- O aluno de química como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmoPublication . Castro, Cornélia; Andrade, AntónioA transformação das escolas portuguesas em ambientes ricos em tecnologia, tornando os computadores uma janela para trazer o mundo para a escola, veio criar condições para a reconceptualização da atividade do professor confrontado agora com o imperativo de transformar o seu modo de ensinar e envolver os alunos em formas de aprender baseadas numa lógica de trabalho colaborativo e de partilha. Pretendeu-se estabelecer interações dinâmicas alunos-conteúdos-professor de forma a ultrapassar a previamente diagnosticada falta de motivação e empenho dos alunos para o estudo de química. Com esse propósito, desenhou-se uma estratégia de trabalho em sala de aula cujo núcleo consistiu na criação de recursos educativos digitais pelos alunos recorrendo à tecnologia disponível e às ferramentas da web 2.0. Os alunos constituíram-se como co-autores do conhecimento a adquirir e estipulado no programa oficial da disciplina de química do 12.º ano, tendo, ao mesmo tempo desenvolvido as suas competências digitais, de uma forma supervisionada.
- Avaliação da tutoria no ensino a distânciaPublication . Morgado, Evandro; Andrade, AntónioO desenvolvimento de um instrumento que auxilie uma avaliação sistémica da actividade formativa em regime de e-learning constitui-se um requisito fundamental para a sua qualidade global. Um dos elementos centrais em qualquer modelo de e-learning é a tutoria que se pode desenrolar em ambientes já convencionais ou, progressivamente, em situações de exploração de simuladores, ou de realidade virtual e aumentada. A presente investigação identificou domínios de intervenção da tutoria online passíveis de serem avaliados. Os domínios transformados em dimensões e sub-dimensões de intervenção e de avaliação foram materializados numa matriz que pode servir de base ao desenvolvimento de uma aplicação informática para um Sistema Flexível de Avaliação da Tutoria. O desenho metodológico da investigação incorporou a análise documental e um painel de especialistas em e-learning que validou o instrumento de avaliação proposto, adequado para múltiplos modelos de elearning no plano das tecnologias envolvidas e das abordagens pedagógicas consideradas.
- Teacher training and use of digital technologies in schoolPublication . Cruzeiro, Marco; Andrade, António; Machado, JoaquimEm Portugal, foram desenvolvidos sucessivos projetos, programas e iniciativas com vista ao desenvolvimento de atitudes e conhecimentos dos docentes em exercício relativamente à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC); contudo, a maioria dos professores continua a não criar situações de utilização das TIC pelos alunos de forma consistente e regular. Este estudo visa compreender a forma como a formação em TIC tem sido planeada e identificar os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e recorre à análise de documentos e à entrevista semiestruturada de participantes em ações de formação na qualidade de formadores ou de formandos. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação e apontam para uma oferta formativa sem referencial explícito, valorizando aspetos teóricos ou teórico-práticos. Constata-se ainda que mais de metade da oferta formativa em TIC visa satisfazer necessidades do trabalho dos professores não relacionadas com as práticas de ensino, e os seus efeitos situam-se mais no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores.
- O papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolarPublication . Sousa, Joaquim; Andrade, António; Machado, JoaquimEste estudo pretende identificar o estado da arte relativo ao potencial educativo da aplicação de jogos digitais em contexto escolar e, em particular, nos espaços informais de aprendizagem. Recorrendo a uma abordagem de scopping review considera os fatores de motivação, envolvimento cognitivo e afetivo e a sua interdependência com a dimensão do sucesso escolar junto de alunos em risco para explicitar estudos publicados e resultados alcançados. É possível constatar que os jogos digitais apresentam propriedades intrínsecas potenciadoras de novos modelos de aprendizagem centradas em percursos exploratórios ativos de experimentação autoguiados para um espírito de iniciativa, autonomia e de descoberta, promovendo os sentidos de autoeficácia do aluno em risco e, nessa medida, contribuem para a sua conexão ao ambiente escolar, premissa fundamental para o sucesso educativo.
- Bibliotecas universitárias portuguesas no universo da web 2.0.Publication . Santos, Alexandra; Andrade, AntónioA agregação das designadas tecnologias da Web 2.0 aos serviços materializados nos Websites e nos portais das grandes instituições tem provocado um forte impacto, em particular, no plano da concepção dos serviços, do marketing e da aprendizagem social. O presente artigo analisa um sector tradicional como sãos as bibliotecas, mas no seio de um ambiente inovador e exigente como as universidades, no sentido de identificar como estará este conceito e recurso a ser adoptado nas bibliotecas das universidades portuguesas. Adoptando a metodologia de estudo de caso e recorrendo à revisão bibliográfica para identificar plataformas e produtos Web 2.0 foi construída uma grelha de análise dos Websites das bibliotecas das universidades portuguesas, onde são contempladas algumas plataformas de publicação, discussão, partilha, relacionamento, agregação e colaboração, analisáveis no plano do seu acesso, participação e edição de conteúdos, sejam eles feitos exclusivamente pela instituição, ou pelos próprios utilizadores. Com base nesta análise foi possível concluir que as bibliotecas das universidades portuguesas ainda não adoptaram uma cultura organizacional que incorpore plenamente este tipo de plataformas, apesar de todas as potencialidades que delas podem advir no plano do desenvolvimento da inteligência colectiva.
- Academic analytics: mapping the genome of the UniversityPublication . Ferreira, Sérgio André; Andrade, AntónioHigher education institutions have multiple technologic subsystems for administrative, pedagogical management, and quality purposes, which gather an immense volume of data from various sources and which do not communicate with each other. The domain of the analytic performances in education emerges from the need to aggregate multiple sources of data, which the complexity of treatment associated with the ease of mobilizing selected information will make it possible to understand reality and optimize management actions. In this paper, we present the architecture and results achieved in the development of an academic analytics aggregator of multiple sources of data on the educational activity.
- Systematic analysis of quality technology enhanced learning environments in higher education: an organizational perspective 2.0Publication . Ferreira, Sérgio André; Andrade, AntónioTechnology Enhanced Learning Environments (TELE) theme, in Higher Education Institutions (HEI), is a hot topic in research and it has been taken into consideration by the policies of several international organizations and countries. Several evaluation models have been proposed that cover different dimensions of TELE, and the scale of analysis of these models ranges from: i) an organizational, Cartesian, systemic and holistic view; ii) a micro view, in which certain environmental elements are considered (eg material / content, student assessment, tutoring). The HEI are complex organizations with organigrams with several levels of decision and range of action (university, schools/colleges, departments, courses,..). These structures/agents are accountable and act in different levels of TELE ranging from the holistic view, which belongs to the hierarchically superior structures, to the smaller elements of the system, namely each department or course. In this chapter, we do a literature review on how learning organizations are structured and learn by focusing our analysis on the advantages which result in meeting the challenges of this globalized world, where the only constant is change. We also intend to review what has been proposed by examining some of the most significant assessment models of TELE in use today. This analysis will be achieved by positioning these models in a matrix, built on the dimensions proposed by the "E-learning quality - ELQ" model developed by the Swedish National Agency for Higher Education. The ELQ model considers ten dimensions (1. Material/content, 2. Structure/virtual environment, 3. Communication, cooperation and interactivity, 4. Student assessment, 5. Flexibility and adaptability, 6. Support: student and staff 7. Staff qualifications and experience, 8. Vision and institutional leadership , 9. Resource allocation, 10. The holistic and process aspect). These dimensions were identified through the analysis of i) policies, projects and working networks developed by several European organizations, ii) policies of governmental agencies and national organizations dedicated to quality assurance in higher education, especially in e-learning, iii) published scientific articles. It is expected that the matrix will reflect a systemic view, where the different evaluation models are contextualized in the dimensions proposed by the ELQ and the links between the models of holistic view and those focusing on smaller elements of the process teaching and learning will be pointed out. Although it is true that to effectively evaluate the global policies of TELE, or each one of their dimensions, it is not enough that the HIE import and apply evaluation models, as it is also essential that these organizations develop and adapt their own working methods and ensure their internal competence. On the other hand, it is equally true that the models are important references that enable each HIE to build and adapt their own assessment mechanisms. The positioning of the different models of evaluation in a matrix, which runs along the critical dimensions of TELE present in the ELQ, with a spectrum analysis between the micro and the macro-scale can be an important tool for the organizations enabling them to define their own evaluation models, identifying who evaluates, what is evaluated and in what context.
- Uso da IoT, big data e inteligência artificial nas capacidades dinâmicas e seus microfundamentosPublication . Mendonça, Cláudio Márcio Campos de; Andrade, António Manuel Valente de; Neto, Manoel Veras de SousaO objetivo do artigo foi descrever a utilização e importância de elementos da transformação digital (IoT, Big Data e Inteligência Artificial), como apoio aos processos dos microfundamentos das capacidades dinâmicas em organizações de uma capital brasileira. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Foram selecionados 53 questionários de gestores de negócio e TI. Foi identificado que na percepção de gestores de negócio e de TI os elementos da transformação digital, mesmo com a utilização relativamente baixa, principalmente da IoT e IA, com melhor destaque para Big Data, são avaliadas com importância, seja nos dias atuais, bem como na perspectiva até 2025, nos processos que envolvem as capacidades dinâmicas de analisar o ambiente (Sensing), aproveitar as oportunidades (Seizing) e gerir as ameaças e transformações (Managing Threats/Transforming). Com maior destaque do Big Data nos processos da capacidade dinâmica de aproveitar as oportunidades.