Repository logo
 

CEPCEP - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 29
  • Top 45: ranking dos jornalistas nos media tradicionais e sociais
    Publication . Resende, Filipe; Victorino, Mariana; Dias, Patrícia; Trindade, Raquel Ubach; Fernandes, Sofia Lages
  • Avaliação externa do programa Escolhas (5ª geração): 2º relatório intercalar
    Publication . Azevedo, Joaquim; Valente, Ana Claúdia; Baptista, Isabel; Trigo, Luísa Ribeiro; Melo, Rodrigo Queiroz e
  • Desenvolvimento integral: o contributo das TIC
    Publication . Andrade, António; Lagarto, José; Almeida, José; Melo, Rodrigo Queiroz e
    Uma educação que envolve as múltiplas dimensões da pessoa diz-se integral e tem como fundamento a dignidade de cada um como ser racional, livre, ético e com capacidade de se auto governar. Do ponto de vista organizacional, este estilo de educação depende de uma Liderança para a Educação Integral (LEI), que implique todos na construção deste conceito e sua integração no projeto educativo. Hoje a tecnologia é ubíqua, surgindo uma nova forma de exclusão: a exclusão digital. Esta traduz-se na falta de acesso à informação e às literacias do sec. XXI e tende a estar associada a pobreza, conflitos, carências de saúde e discriminação de várias espécies. Numa escola que serve alunos em contexto de adversidade, as TIC são uma condição de inclusão e um contributo fundamental para a Educação Integral. Este livro é um contributo para ajudar as lideranças escolares a usar as TIC, de forma estratégica, com vista à educação integral. O mundo está em acelerada transformação digital; a escola não pode continuar analógica.
  • Histórias em pandemia: resiliência e educação integral
    Publication . Duff Burnay, Catarina; Dias, Patrícia; Melo, Rodrigo
    Esta obra reúne Histórias das Academias Gulbenkian do Conhecimento durante o período pandémico, ressaltando-se o envolvimento dos alunos (Agência), a solidariedade e a interdependência (Colaboração), a constância e o esforço (Compromisso) e a atenção à educação integral enquanto prática, que valoriza outras dimensões da pessoa para lá do cognitivo. Esperamos que estas Histórias tenham a capacidade de contribuir para mudanças efetivas da/na História do Ensino em Portugal.
  • Em português: identidades, literatura, media, ciência. Congresso de Lisboa
    Publication . Ilharco, Fernando; Lopes, Marília dos Santos; Barros, Isabela; Caiado, Roberta
  • Übersee-Übersetzungen. Deutsch-portugiesische Entdeckungen in der frühen Neuzeit
    Publication . Lopes, Marília dos Santos; Hanenberg, Peter
    O capítulo que se segue está dividido em duas secções. A primeira parte aborda as tradições, surpresas e traduções com que a Europa do início da Idade Moderna se expôs a experiências para além das fronteiras e dos conceitos conhecidos. Em particular, são analisados textos escritos no âmbito das viagens portuguesas que suscitaram um interesse generalizado na Alemanha. Numa segunda fase, utilizando o exemplo da carta de Colombo e recorrendo ao conceito de tradução intramental, procura--se descrever o processo em que o velho mundo projetou um novo mundo.
  • A expedição Magalhães-Elcano e a busca europeia das especiarias
    Publication . Lopes, Marília dos Santos
    A expedição comandada por Fernão de Magalhães ao serviço da coroa espanhola constituiu um marco decisivo, não só em termos económicos, como no que respeita ao conhecimento dos oceanos, da fauna e da flora. O presente artigo procura abordar o contributo da viagem de Magalhães-Elcano na busca das especiarias. Tendo em especial atenção a produção europeia sobre a expedição e os seu efeitos, com particular incidência sobre a recepção veiculada no Sacro Império Romano-Germânico, e com base em diferentes fontes, como relatos de viagens, cróni cas ou mapas, procura-se definir de que modo o conhecimento sobre o mundo natural índico usufruiu da expedição magalhânica para a construção de uma nova suma do saber botânico.
  • A história na era da (des)informação
    Publication . Lopes, Marília dos Santos
    Entendida como ‘filha do tempo’, a História é um permanente exercício de fazer e refazer a teia dos acontecimentos. Determinada pelas preocupações do presente, a ciência histórica não se entende, nem quer ser compreendida, como um mero e simples estudo do passado pelo passado, mas sim pelo que esse passado possa e pode representar de implicações e significados com vista a um melhor entendimento do momento presente. Num mundo em permanente mudança e transformação, com múltiplas facetas e perspetivas, que alguns caracterizam como época da ‘pós-verdade’, em que se tenta negar ou obliterar a autenticidade das informações, e também da História, o CEPCEP viu a urgência de contribuir com o presente volume, dando primazia a abordagens que fizessem e refizessem a meada discursiva e narrativa sobre tópicos relacionados com a experiência e vivência do seu objeto de estudo: povos e culturas de expressão portuguesa. Neste sentido, “A História na Era da (Des)Informação” procura aflorar temas e problemas de um passado presente que continuam a pressionar o mundo coevo, no intento de dar voz a realidades, assuntos ou tópicos pouco conhecidos ou até mesmo silenciados. Contando com a colaboração de conceituados especialistas, pretendesse firmar um decisivo e determinante momento de uma reflexão histórica e cultural sempre em construção.