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CEHR - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals

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Recent Submissions

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  • O papel e os desafios do tradutor bíblico: o caso da tradução interconfessional em português corrente
    Publication . Cavaco, Timóteo
    A tradução da Bíblia é um exercício indispensável à compreensão deste texto por parte da esmagadora maioria da sua vasta comunidade de leitores. Assim, para que a receção do texto bíblico ocorra, é necessário que o tradutor combine competências técnicas e científicas com conhecimentos do ambiente cognitivo dos leitores, geralmente em contexto eclesial. Neste texto, procura-se apresentar as principais metodologias que têm sido desenvolvidas para a tradução da Bíblia ao longo dos séculos, com alguma incidência no método conhecido como “equivalência dinâmica”, utilizado desde a segunda metade do século XX. Em Portugal, o método de equivalência dinâmica foi adotado pela Sociedade Bíblica na produção da tradução interconfessional em português corrente.
  • MRAR – the Portuguese “religious art renovation movement” (1954-1969) and the changes in the 20th century religious architecture in Portugal
    Publication . Cunha, João Alves da
    Founded in 1954, the MRAR – Religious Art Renovation Movement was the product of the will of a group of architects, artists and historians, such as Nuno Teotónio Pereira, João de Almeida, Nuno Portas, Diogo Pimentel, Luíz Cunha, Manuel Cargaleiro, José Escada and Vitorino Nemésio, who were committed to giving religious buildings in Portugal greater dignity and artistic quality, in a formal opposition to the maintenance of traditionalist models. For fifteen years, the MRAR made a significant contribution to the Church’s and country’s cultural renewal through an artistic, political and pastoral programme that constituted the best example of religious and cultural intervention of an elite who operated an effective renewal of religious buildings, as well as an anthropological and sociological appreciation of liturgical space. After it came to an end, the high quality of architectural and theological discussion of religious buildings provided by MRAR was never repeated in Portugal.
  • Quem és tu?, de João Botelho. Contaminação de imagens e produção de sentido(s)
    Publication . Avelar, Mário
    Este ensaio propõe uma reflexão em torno da presença da pintura em Quem És Tu?, o filme de João Botelho sobre Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett. Ao longo destas páginas convoca-se a memória da elaboração teórica suscitada em torno do debate sobre as artes do espaço e do tempo, de modo a melhor compreender a função da pintura enquanto instrumento de problematização e ampliação hermenêuticas. Consequentemente, aborda-se, num primeiro momento, a função específica do conceito de gaze, a partir do qual se introduz a dimensão do jogo, e, em momentos subsequentes, os diálogos específicos com Caravaggio, El Greco e Francis Bacon, através dos quais João Botelho insinua uma pedagogia da imagem.
  • Daimōn como categoria relacional: um estudo etimológico
    Publication . Falcão, Pedro Braga
    Daimōn é um conceito ambíguo na Religião Grega, especialmente quando o tentamos definir em oposição a theos: já em Homero não é fácil discernir quais são as fronteiras exactas entre aquilo que é considerado um theos em sentido próprio e um daimōn inominado e sobrenatural. Neste artigo propomos um estudo etimológico de todas as palavras gregas derivadas ou compostas a partir de daimōn (e.g. daimonaō, deisidaimonia, daimonoblabeia, dysdaimonia, eudaimonia, etc.) num corpus de autores helenísticos, dando argumentos linguísticos àquilo que Jonathan Smith (ANRW 2, 16, 1978) já tinha proposto: que daimōn deve ser considerado não tanto uma categoria substantiva, mas uma categoria situacional ou relacional.
  • A Irmã Lúcia e a consagração ao Imaculado Coração de Maria. Enquadramento histórico duma devoção
    Publication . Barbosa, David Sampaio
    O pedido da Irmã Lúcia de consagração do mundo e da Rússia ao Imaculado Coração de Maria teve uma resposta morosa. O pedido balizou-se por duas realidades que requeriam a maior das atenções: tratava-se de um pedido que de revelações particulares vinha e que, para a sua efetuação, se pedia a pessoa do Santo Padre, em comunhão com os bispos do mundo inteiro para o efeito convocados. Mencionar a Rússia no ato de consagração suscitava melindres de vária ordem. As várias consagrações que se fizeram, oito, refletem o entendimento que os papas tiveram do pedido a eles endereçado. Articularam bem a dimensão de consagração de práticas litúrgicas em curso com a consagração pedida, que se foi efetuando sempre num ambiente orante.
  • O tempo como revelação no cinema: um itinerário (1928-2012)
    Publication . Gil, Inês
    Em 1928, Carl Dreyer realizou A Paixão de Joana d’Arc, investindo tempo na representação dos rostos de todas as personagens. Permitia ao espectador ver a alma de cada uma delas nas imagens estilizadas da realidade. Mais tarde, outros realizadores como Robert Bresson e Andrei Tarkovski utilizaram também o tempo como revelação do t(T)ranscendente na imagem em movimento. No princípio dos anos 2000, apareceu um novo género de cinema, o cinema extensivo, que vai também servir-se do tempo como forma de resistência a um cinema de consumo, e que pretende exprimir o mistério do mundo através da sua banalidade, que também é a sua beleza.
  • Um marfim egípcio em Ugarit: circulação, negociação e sentido
    Publication . Almeida, Catarina Apolinário de
    Tomando como ponto de partida o artigo de José Augusto Ramos intitulado “Ugarit, Fenícia e Canaã: questões de metodologia e delimitações historiográficas”, publicado em 1991, propõe-se uma reflexão em torno da presença de um marfim apotropaico do Império Médio Egípcio em Ugarit, considerando as circulações culturais enquanto processo de negociação de sentido e identidade, através das noções teóricas de terceiro espaço e hibridismo propostas por Homi Bhabha, e assumindo uma abordagem global de pendor sistémico.
  • Compreender o humano a partir do divino: Génesis 6:1-4
    Publication . Vaz, Armindo
    O breve relato bíblico de Génesis 6:1-4, pouco conhecido, causa dificuldades a uma interpretação descontextualizada. Aqui enquadramo-lo no seu contexto próprio, histórico, literário, cultural e religioso, que cobre toda a história primordial de Gn 1-11. A análise literária compreende-o sem estranheza ao lê-lo à luz do seu fundo mítico no antigo Próximo Oriente – mais reconhecível na mitologia grega – e conclui que está composto com essa linguagem mítica, no mesmo contexto das origens, com os mesmos motivos temáticos, com estrutura e personagens análogas… É um fragmento mítico ou um pequeno mito de origem completo.
  • As Res Gestae Diui Augusti como relato de uma experiência religiosa
    Publication . Falcão, Pedro Braga
    Das diversas dimensões existentes da religião, a social ou política está longe de ser o único elemento definidor do cultus deorum romano: a esfera ritual ou experiencial são também particularmente evidentes na religiosidade romana. Faltando-nos os elementos suficientes para estudar como viveu Augusto intimamente a sua experiência religiosa, podemos, no entanto, ler com atenção redobrada todas as referências que as suas Res gestae fazem neste domínio específico. Este exercício é especialmente válido se quisermos entender na sua abrangência a riqueza da vivência religiosa romana, que está muito longe de se centrar em questões de crença, mas em questões mais relacionadas com a ortopráxis.