Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-28"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Deus há de encontrar o padrão e parti-lo. A presença de Deus como o grande ‘desorganizador’ na arte moderna e contemporâneaPublication . Bartolomei, TeresaA noção metafísica de Deus como fundamento do ser, sumo princípio de ordem e harmonia, vetor da confluência entre filosofia grega e cristianismo como padrão cultural do Ocidente, entra em crise no século XIX, conjuntamente com a disrupção da ordem social tradicional e da “imagem do mundo” ontoteológica, sob os golpes da ciência e da crítica filosófica. Deus é morto, anuncia o filósofo, e a religião parece dissolver-se inexoravelmente no caminho da secularização. Deus, todavia, não se extingue: regressa poderosamente na figura antimetafísica de um Deus histórico, que se manifesta ao homem na contingência, como princípio de desordem e desajuste, trauma e estranhamento. Vários autores (nomeadamente J. Ashbery, F. Dostoiévski, P. Pasolini, T. Mendonça) são convocados para reconstruir esta imagem de Deus como “o grande desorganizador”, mas também o possível naufrágio deste embate com o transcendente, que implode no ‘silêncio, na não recepção por parte do homem-massa contemporâneo. O fracasso do sagrado, e a sua eventual banalização como recalque e espetacularização, são transcritos como experiência cómica por artistas como F. Kafka, S. Beckett , F. Fellini, J.-L. Godard.
- Diálogos epistolares de Jorge de Sena e João Gaspar SimõesPublication . Martins, José Cândido de OliveiraAs cartas trocadas entre Jorge de Sena e João Gaspar Simões, entre 1943 e 1977, mostram-se bastante ricas em vários aspetos, apesar da sua escassez. As suas existências enquanto escritores e críticos literários têm alguns pontos de aproximação. Contudo, são muito mais as diferenças que os separam. Tudo isso explica o afastamento que aconteceu entre os dois intelectuais, superado por um reencontro final. O importante é o saldo desta correspondência, materializado no amplo interesse documental, em termos culturais e literários.
- Para uma história da civilização: a polarização da mesa entre a cidade e o campoPublication . Pinto, Ana PaulaDepois de publicar em 1892 o conto “Civilização”, Eça de Queirós passará os últimos anos da vida empenhado na drástica refundição da breve narrativa numa obra novelística de maior estro, concebida como parte de uma vasta colecção ficcional de narrativas fantasistas curtas. No atormentado processo de recriação, aperfeiçoamento, e sistemáticas emendas, que resultará na publicação póstuma, a narrativa surgirá articulada não só sobre idênticos referentes diegéticos, mas também sobre as mesmas essenciais tese (a da supremacia da civilização sobre a natureza), antítese (o ingresso acidental no espaço da natureza), e síntese (a natureza reconcilia o homem com a vida). Desde o binómio simplificado da trama, entre a desumanização materialista da Cidade-Civilização, e a espiritualidade redentora da Serra-Natureza, ambas as narrativas se enriquecem de excepcionais potencialidades estilístico-simbólicas, para as quais concorrem poderosamente as referências temáticas ao contexto alimentar e gastronómico, já notadas pela crítica literária como motivo obsidiante no imaginário queirosiano. À luz desse peculiar enquadramento expressivo polarizado − dos prazeres da mesa e do enfartamento − pretendemos revisitar comparativamente as narrativas queirosianas “Civilização” e A Cidade e as Serras, sem deixar de, através delas, procurar recuperar as memórias culturais da Antiguidade Clássica e sua pervivência no imaginário simbólico do Ocidente.
- The use of graphene for dental polymethylmethacrylate reinforcement - a systematic reviewPublication . Salgado, Helena; Fonseca, Patrícia; Vaz, Mário; Figueiral, Maria Helena; Mesquita, PedroObjectives: To produce a systematic review regarding the effect of graphene-reinforced polymethylmethacrylate used in dentistry on mechanical properties. Methods: Electronic databases (Pubmed/MEDLINE, Web of Science, Embase) were independently searched by two researchers for relevant studies published up to December 2021. An additional manual search was performed to identify relevant publications. The population, intervention, comparison, and outcome (PICO) question was “In dentistry, does graphene-reinforced polymethylmethacrylate offer better mechanical properties than conventional polymethylmethacrylate?”. The selection of articles was carried out according to the established inclusion and exclusion criteria, following the PRISMA flowchart. The inter-investigator reliability was assessed by Cohen's Kappa coefficient. The risk of bias was assessed using the Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist for Quasi-experimental Studies. Results: Six in vitro studies were included in the qualitative analysis. A total of 247 specimens were evaluated: 81 made of non-reinforced PMMA resin and 166 of PMMA reinforced with graphene. The mechanical properties evaluated were flexural strength, flexural modulus, hardness, biaxial flexural strength, and impact strength. These properties seem to improve with the addition of graphene in certain concentrations. The analysis of the risk of bias showed low risk. Conclusions: Within the limitation of this study, graphene seems to strengthen some mechanical properties of PMMA dental resin. However, more studies are needed to understand the ideal graphene concentration to improve resin's clinical performance.
- Estudos de tempo de vida útil de bolos individuais em frasco em diferentes condições de conservaçãoPublication . Sousa, Ângela Filipa Osório Azeredo de; Hogg, Maria da Conceição Barbosa Moreira da SilvaTempo de vida útil é o período de tempo durante o qual o alimento conserva todas as suas características, previamente definidas e adequadas ao seu modo de consumo do ponto de vista da segurança e da qualidade. Assim, o propósito deste trabalho focou-se na determinação do tempo de vida de produtos de pastelaria refrigerados e congelados na empresa Artiframi e consequente determinação de qual o método de conservação mais favorável no que toca a tempo de vida mais longo. Os produtos estudados foram bolos embalados em frasco de vidro, a maioria em camadas, com diferentes recheios, em doses individuais. Antes da determinação do tempo de vida, procedeu-se ao desenvolvimento do fluxograma e respetiva análises de perigos. De seguida, efetuaram-se análises físico-químicas a cada um dos componentes dos bolos, mais especificamente a atividade de água e pH. Com estes valores determinados, utilizou-se a plataforma ComBase para utilizar a microbiologia preditiva e aferir quanto à possibilidade de crescimento microbiano nos componentes. Após esta previsão realizaram-se análises microbiológicas a microrganismos totais e a Enterobacteriaceaes aos bolos refrigerados para comprovar os resultados obtidos com a microbiologia preditiva. Como se trata de produtos de pastelaria, as características sensoriais são de grande importância e, por isto realizaram-se análises sensoriais, com recurso à escala hedónica, aos bolos refrigerados durante 7 dias e aos congelados durante 90 dias. A análise dos resultados foi efetuada com recurso à plataforma DATAtab e à ANOVA de medidas repetidas. Determinou-se que a congelação seria a melhor opção para a grande maioria dos bolos, exceto para o bolo de chocolate com framboesa que apresentou melhor resultados com armazenamento refrigerado durante 3 dias e o bolo de crumble de maçã ao qual é sugerido fazer uma mudança de processo produtivo e/ou ingredientes devido à baixa avaliação sensorial, mesmo no dia de produção.
- Distância, conversão e episcopado. Raízes da especificidade dos comissários do Santo Ofício no Estado da ÍndiaPublication . Lourenço, Miguel RodriguesNo decurso das últimas duas décadas, a historiografia que se dedicou ao estudo das soluções de representação dos tribunais inquisitoriais nas suas diversas periferias con feriu atenção especial ao papel dos comissários do Santo Ofício no desempenho de tais funções. Particular análise mereceram os comissários nomeados para operar em contex tos não peninsulares (em especial no Brasil e nos territórios do Estado da Índia), onde a historiografia destacou uma maior amplitude de faculdades e de competências em rela ção aos do Reino. Esta especificidade foi sobretudo notada em relação aos comissários pertencentes ao distrito da Inquisição de Goa, os quais chegaram a beneficiar de faculda des para absolver determinados delitos no foro da consciência e mesmo no foro externo. A nossa proposta pretende refletir sobre o que terá motivado um distanciamento tão significativo em relação ao perfil do comissário da Inquisição portuguesa: se, conforme o sugere alguma documentação, as dimensões do distrito goês; se, de acordo com outra, as qualidades da população novamente convertida sujeita à jurisdição do Santo Ofício. Finalmente, procuraremos determinar as consequências da atribuição de um espaço ju dicial próprio ao episcopado nas dioceses com missões mais dinâmicas para o mapa dos modelos de vigilância inquisitorial no Estado da Índia.