FFCS - Relatórios de Estágio / Internship Reports
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Relatório de estágioPublication . Lima, Katiza Cristina da Cruz Brito; Ramos, Rui Alexandre DevesaO presente relatório tem como finalidade descrever as actividades realizadas ao longo do período de estágio que integra o 2.º ano do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. O estágio realizou-se no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Braga, durante o período compreendido ente Janeiro e Junho de 2010, com a duração de 500 horas. O objectivo geral do estágio prendeu-se com o desenvolvimento de um conjunto de actividades, a reflexão do nível de aprendizagens conceptuais e metodológicas e o nível de compreensão das experiências no contexto de estágio. As actividades tiveram como finalidade a aplicação das diferentes abordagens teóricas no contexto da prática da Psicologia Clínica e da Saúde e o contacto e aprendizagem de boas práticas de forma a desenvolver competências profissionais e éticas. Este relatório encontra-se subdividido em 4 partes. Na primeira parte procedemos à caracterização da instituição onde se realizou o estágio e dos seus objectivos, abordando o papel do psicólogo e a tipologia das acções desenvolvidas pelo mesmo, bem como a população alvo. Na segunda parte procedemos à caracterização das observações realizadas e o levantamento das necessidades. Na terceira parte debruçamos sobre as actividades realizadas no contexto e, por último, apresentamos uma reflexão pessoal sobre os diversos aspectos da experiência de estágio.
- Relatório de EstágioPublication . Mendes, Leticia Diana da SilvaO presente relatório de estágio insere-se no 2º ano do mestrado em Psicologia Clínica e da saúde, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Braga, desenvolvido no Instituto Monsenhor Airosa, tendo como principal objetivo detalhar as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular desenvolvido no ano letivo de 2020/2021. No que respeita ao levantamento de necessidades, este processo foi completado com recurso ao Sistema de Avaliação Compreensiva do Acolhimento Residencial Português, tendo sido aplicadas entrevistas semiestruturas a duas técnicas responsáveis pelos processos, a três educadoras e a duas jovens, seguindo o modelo previamente citado. Através da análise SWOT foram definidas as atividades a desenvolver junto dos adolescentes no âmbito dos comportamentos sexuais saudáveis e relações de intimidade e dos comportamentos de risco na Internet/redes sociais e, também, três ações de formação junto da equipa educativa acerca das seguintes temáticas: 1) Gestão emocional da equipa educativa; 2) Formas de comunicação para com os jovens e entre equipa; e, por fim, 3) Gestão dos comportamentos de oposição das crianças e jovens. Os temas acima descritos foram trabalhados em função de cada uma das populações-alvo, uma vez que se denotou a necessidade de serem trabalhados e aprofundados. Por fim, importa refletir sobre o próprio processo de estágio curricular que correspondeu à expectativa de me dotar de novos conhecimentos e me deu a oportunidade de praticar uma postura empática.
- Relatório de EstágioPublication . Silva, Beatriz Reis