FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípicaPublication . Silva, Mónica da Silva e; Cardoso, Carla Isabela de Moura Pinto; Sá, Vítor Júlio da Silva eO Turismo Cultural é visto, hoje, como um mercado crescente e o setor patrimonial, histórico e cultural ganhou posição a par de outros mercados turísticos. No presente caso, apresentamos a Cultura do Turismo pela Realidade Museológica Local, através do uso de aplicações móveis recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O posicionamento e a oferta dos produtos turísticos são desenvolvidos no campo digital e esta investigação tem como objetivo relatar a interação das TIC com o Turismo Cultural com o intuito de propor um aplicativo prototípico móvel para recriação histórica. Pretendemos romper com o conceito de visita tradicional, efetuada pelo guia e complementar a mesma com o uso das TIC, no caso, na vertente da interatividade virtureal móvel, no Museu dos Biscainhos (Braga). A oferta patrimonial, histórica e cultural nos centros urbanos permite ao consumidor adquirir um conhecimento eclético, especificamente em relação à cultura museológica que marca um período temporal e uma identidade única. O uso das TIC é cada vez mais uma aposta para futuro, ao colocar o consumidor-visitante-turista a experienciar memórias passadas, como se nelas estivesse incorporado. A gestão e o marketing digital têm hoje um papel relevante na promoção e divulgação dos produtos turísticos: promoção de espaços culturais e históricos, de eventos e de episódios de recriação histórica, singulares e únicos.
- Uso problemático generalizado da internet e sintomatologia depressivaPublication . Medeiros, Miguel Ângelo Fernandes; Maia, Berta Maria Marinho RodriguesIntrodução: O termo Uso Problemático Generalizado da Internet refere-se a um padrão comportamental que inclui a necessidade recorrente de se conectar à internet, tentativas sucessivas de cessar o uso da internet, a preferência pela conexão com a internet em detrimento das relações sociais e familiares, e o uso da internet como forma de evitar os problemas. A ausência de estudos no contexto português justifica a importância de analisar esta temática aprofundadamente devido à escassez de dados que nos permitam aprofundar o conhecimento de tal fenómeno. Objetivos: O principal objetivo deste estudo consistiu em explorar o papel preditivo do uso problemático generalizado da internet na sintomatologia depressiva. Para tal, foi explorada a relação entre o uso generalizado problemático da internet e a sintomatologia depressiva e ainda a existência de diferenças de género entre as duas variáveis. Amostra: A amostra é constituída por 300 alunos de nacionalidade portuguesa do ensino superior, sendo a sua maioria do sexo feminino (n=239;79,7%) com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos (M= 20.37, DP= 1.721), solteiros (n=287; 99,3%). Os dados foram recolhidos com recurso à Escala de Uso Generalizado Problemático da Internet (EUGPI) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Resultados: Foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre todas as dimensões do EUGPI e a subescala depressão, com magnitudes baixas (preferência pela interação social online e autorregulação deficiente) a moderadas (regulação do humor e consequências negativas). Encontramos diferenças estatisticamente significativas em função do género no uso problemático e generalizado da internet na dimensão Consequências Negativas, sendo que o género masculino apresentou pontuações mais elevadas, enquanto que na depressão não se verificaram quaisquer diferenças de género. As dimensões Consequências Negativas e a variável Regulação de Humor revelaram ser preditores significativos, positivos, de sintomatologia depressiva, cabendo às Consequências Negativas a maior contribuição preditiva. Conclusões: Este estudo sustenta o papel preditor que o uso problemático generalizado da internet exerce na sintomatologia depressiva. Os nossos resultados permitiram identificar uma relação estatisticamente significativa entre o uso problemático generalizado da internet e a sintomatologia depressiva, sustentando os efeitos negativos do uso problemático generalizado da internet.
- A web 2.0 nas bibliotecas escolares profissionaisPublication . Santos, Maria do Rosário de Afonseca Ribeiro dos; Andrade, António Manuel Valente deNa sociedade atual, a informação constitui-se como elemento chave da vida económica, social, cultural e política e o seu acesso condiciona o percurso individual e coletivo dos cidadãos. A informação tornou-se um instrumento indispensável aos indivíduos, que se querem ativos, participantes, críticos e úteis nesta sociedade, cada vez mais exigente e competitiva. Este crescente reconhecimento da importância da informação no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades e as novas possibilidades que o advento da Web 2.0 trouxe exigem transformações profundas ao nível da educação a que as bibliotecas escolares não podem ficar alheadas. Partindo destas premissas, o presente estudo de caso exploratório na Escola Profissional de Tecnologia e Gestão de Barcelos, da área de influência da DREN – Direção Regional de Educação do Norte, teve como objetivos conhecer a aplicabilidade das ferramentas da Web 2.0 no contexto educacional, averiguar em que medida a sua utilização pode influenciar o ensino aprendizagem, averiguar acerca das potencialidades e constrangimentos das ferramentas da Web 2.0 enquanto estratégias de comunicação a utilizar pelas bibliotecas escolares. Neste estudo onde participavam 290 estudantes e 66 professores destaca-se como principal conclusão o desconhecimento do conceito sistémico da Web 2.0 e das suas potencialidades na adequação educativa. Apesar desse desconhecimento verifica-se que os estudantes revelam grande interesse pelas ferramentas em exploração isolada e em contexto comunicacional e de entretenimento.
