Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Sociologia"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- O burnout nos ajudantes de ação direta que trabalham em lares residenciais para idosos no Distrito de ViseuPublication . Marques, Catarina Isabel Ferreira; Ribeiro, CéliaA síndrome de burnout, considerada um grande impacto na saúde do trabalhador do século XXI, constitui-se num fenômeno complexo e multidimensional, resultante da interação entre aspetos individuais e o ambiente do trabalho, interpretada como resposta ao stress laboral crônico. Definida pela exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal, designa um estado de fadiga física e emocional crónico dos profissionais, que pode comprometer as organizações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a síndrome de burnout numa amostra de setenta e um Ajudantes de Ação Direta que trabalham em Lares Residenciais para Idosos no distrito de Viseu, através do MBI-HSS (Maslach Burnout Inventory – Human Services Survey), instrumento de perceção de sinais e sintomas de stress e caraterização sociodemográfica dos participantes. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. De acordo com os resultados, estima-se que 15% da amostra em estudo apresenta síndrome de burnout uma vez que evidenciam altos níveis de exaustão emocional e despersonalização e baixos níveis de realização pessoal. Melhorar o ambiente de trabalho, o humor de alguns funcionários, o trabalho em equipa, melhorar o relacionamento com os idosos, o aumento do número de trabalhadores, e o aumento do salário são algumas das estratégias propostas pelos Ajudantes de Ação Direta, participantes do estudo, para que possam sentir-se ainda melhor no seu meio de trabalho.
- O burnout nos profissionais de equipas multidisciplinares de apoio à medida do Rendimento Social de Inserção, no Distrito da GuardaPublication . Rebelo, Helena Isabel Avelino; Ribeiro, CéliaExplorar a complexidade do fenómeno burnout, a síndrome da exaustão, torna-se pertinente devido às vicissitudes que o trabalho laboral sofre atualmente, nomeadamente no que respeita ao aumento do desemprego, dos contratos por termo certo, as perdas de regalias sociais, as alterações nos horários de trabalho, entre outros fatores que conferem ao profissional uma instabilidade psicológica e social. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo passa por avaliar o burnout nos profissionais de equipas multidisciplinares de apoio à medida do Rendimento Social de Inserção do Centro Distrital de Segurança Social do distrito da Guarda. Para tal foi utilizado um questionário sociodemográfico e uma escala de avaliação, o Maslach Burnout Inventory- MBI, especificamente o destinado a profissionais de serviços humanos, o Human Services Survey- HSS, que revela a situação dos profissionais relativamente ao burnout através de três dimensões, a exaustão emocional, a despersonalização e a realização pessoal. Procedeu-se a um estudo de caráter quantitativo, descritivo e correlacional, a amostra é constituída por 60 inquiridos que pertencem às 9 equipas multidisciplinares de apoio à medida do Rendimento Social de Inserção, pertencentes ao Centro distrital da Segurança Social da Guarda, distribuindo-se cada equipa por um ou mais concelhos. Os resultados permitem comprovar que cerca de 4,8% dos sujeitos apresentam características da síndrome de burnout, uma vez que evidenciam altos níveis de exaustão emocional e despersonalização e baixos níveis de realização pessoal. Tais resultados confirmam as médias obtidas em cada subescala do MBI, as quais indicam que na globalidade os sujeitos não revelam burnout uma vez que apresentam um baixo nível de exaustão emocional (M=9,4), níveis médios de despersonalização (M=6,6) e de realização pessoal (M=35,5).
- Envelhecimento ativo em relação ao género no concelho de ViseuPublication . Pina, Olga Cristina Amaral; Dias, Maria OlíviaPerante o progressivo envelhecimento da sociedade e o aumento da longevidade as questões relativas ao envelhecimento adquiriram um maior interesse e uma maior preocupação. Consequentemente emergiu a política social do envelhecimento, que pretende que os idosos sejam ativos, ou seja, que participem nas questões sociais, económicas, culturais, espirituais e cívicas. Neste sentido, esta investigação pretende aferir, se os idosos do concelho de Viseu têm acesso ao envelhecimento ativo e se não têm quais os motivos que os condicionam, assim como, verificar se existem disparidades entre géneros. E por outro lado verificar se ambos os sexos têm as mesmas oportunidades nesta área ou se há margem para descriminação social. Para isso, foi realizado um estudo transversal, descritivo, correlacional e não experimental, aplicando uma metodologia do tipo quantitativo. A amostra selecionada é do tipo não probabilístico por conveniência, constituída por 104 idosos do concelho de Viseu. O instrumento de medida utilizado foi um questionário construído para o efeito. Na globalidade deste estudo, podemos concluir que o envelhecimento ativo está bem implementado no concelho de Viseu, pois os idosos consideram-se ativos e com qualidade de vida, ainda gozam de autonomia física e dedicam-se a atividades de lazer, enquadrando-se na definição de envelhecimento ativo. A saúde e as questões económicas foram as principais condicionantes mencionadas pelos idosos. Quanto à questão de género, as mulheres demonstram ser mais ativas, mas não é uma disparidade significativa, assim como não se verificam diferenças discriminantes no acesso ao envelhecimento ativo.
- Impactos da implementação da Norma ISO 9001:2008 nas IPSS : estudo de casos múltiplosPublication . Guia, Sara Maria Paiva da; Melão, NunoA presente dissertação tem como objectivo o estudo e análise dos impactos da norma ISO 9001:2008 nas IPSS. A investigação centra-se em três IPSS certificadas pela referida norma procurando identificar impactos positivos, impactos negativos, impactos externos e impactos no exercício profissional dos Assistentes Sociais. Neste contexto, suportamo-nos pela metodologia qualitativa utilizando o estudo de caso como estratégia, e as entrevistas semiestruturadas, a observação e a pesquisa documental como técnicas de recolha de dados. Com este estudo concluímos que a norma impregna impactos positivos para as instituições nomeadamente de cariz administrativo e organizacional. Denotam-se melhorias na organização documental e na comunicação interna. Também ao nível dos recursos humanos, salientamos o reforço do envolvimento dos colaboradores em toda a dinâmica da instituição bem como o envolvimento da gestão de topo em todo o processo de implementação do SGQ. Consequentemente, identifica-se um aumento da satisfação dos clientes e famílias. A certificação pela norma confere à instituição uma visão externa de reputação e credibilidade como exemplo a seguir. No entanto, a implementação desta norma também compreende aspectos constrangedores que se mostram como impactos negativos nas IPSS. O aumento da burocracia e consequente aumento do dispêndio de tempo são aspectos que podem condicionar a efectiva aplicação de todos os requisitos da norma o que se deve à falta de recursos humanos nas instituições. Também a linguagem demasiado técnica e específica da gestão bem como os elevados custos financeiros com a implementação e manutenção do sistema são referidos como contendo o mesmo carácter problemático. No exercício profissional dos Assistentes Sociais, os impactos mais significativos da norma prendem-se com a organização e sistematização de todos os processos individuais dos clientes e consequente aumento do dispêndio de tempo necessário para a sua execução.
- O múltiplo olhar institucional sobre os doentes de AlzheimerPublication . Cunha, Palmira da Luz Chaves Sousa e; Caldas, Alexandre CastroIntrodução: Dada a relevância do envelhecimento da população ao nível europeu e a incidência das demências, sobretudo na Terceira Idade procuramos avaliar a percepção dos diferentes técnicos sobre as necessidades dos doentes de Alzheimer institucionalizados tendo em conta que esta patologia é a de maior prevalência. Pretendemos, verificar esta percepção através de condicionantes como: a caracterização da formação dos técnicos e as necessidades relativas ao alojamento, tarefas domésticas e serviços do lar, onde se integram temas tão diversos como a segurança, a saúde e as relações interpessoais. Método: Neste estudo transversal, descritivo/correlacional de natureza quantitativa recorremos a uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por 77 técnicos multidisciplinares (Enfermeiros, Animadores socioculturais, Psicólogos, Professores, Médicos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Técnicos de serviço social) afectos ás Instituições Particulares de Solidariedade Social com Lar Residencial das 34 freguesias do concelho de Viseu. Como instrumento de medida de reconhecida fiabilidade foi utilizado: o questionário de satisfação de necessidade CANE – Camberwell Assessment of Need for the Elderly. Resultados: Os dados mostram que os técnicos são maioritariamente do sexo feminino com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos, com o estado civil casados, licenciados com predominância na categoria de enfermagem. Os resultados demonstram que a avaliação feita sobre a ajuda recebida é adequada para a maioria das variáveis estudadas salientando-se a dos benefícios sociais (98,7%)seguindo-se a “incontinência” com 96,1% em terceira posição com igual valor (94,8%) a “saúde física” e a “medicação”. Em oposição as ajudas que consideram menos adequadas, correspondem em primeiro lugar ao “apoio psicológico recebido por técnicos, familiares e amigos”; segue-se com igual valor percentual (42,9%), as “informações sobre a doença”, o lidar com a de “memória” e ainda com 39,0% as “actividades oferecidas pela instituição. No que respeita á formação dos técnicos para lidar de forma adequada com os doentes de Alzheimer verificamos que pensam possuir esta formação, mas consideram que deve ser melhorada e actualizada. Conclusão: A concretização deste estudo permitiu o reconhecimento de que as IPSS, s conseguem dar respostas satisfatórias às necessidades básicas dos doentes de Alzheimer, contudo há aspectos a melhorar nomeadamente a necessidade de maior formação dos Técnicos sobre a doença que urge melhorar.
- Perceção do apoio social versus estado de saúde no idoso no Concelho de MangualdePublication . Correia, Alexandra Fernandes; Dias, Maria OlíviaA presente dissertação tem como temática “A perceção do apoio social versus estado de saúde dos idosos no concelho de Mangualde”, tendo como principal objetivo empírico verificar a perceção dos idosos em relação à rede do suporte social e do seu estado de saúde. Na sua singularidade, este trabalho pretende abordar o envelhecimento, as políticas sociais e a perceção dos idosos sobre o apoio social e o seu estado de saúde, mas também integrá-los no campo das ciências sociais e sobretudo na sua intervenção social. Nesta perspetiva foi realizada uma investigação empírica para aferir a perceção do idoso sobre o apoio social e o seu estado de saúde, procurando estabelecer relações e perceber os seus significados. As variáveis estudadas são as sociodemográficas e duas de conteúdo: saúde e apoio social, variáveis independentes e dependentes. É um estudo transversal, descritivo, correlacional e de tipo quantitativo. Sendo que o seu desenvolvimento se divide em três partes: a primeira, constituída pela fundamentação teórica, aborda os principais conceitos; a segunda, constituída pela descrição dos procedimentos metodológicos que foram adotados; por fim a última parte apresenta o tratamento, análise e interpretação dos resultados obtidos empiricamente. Para concretizar o estudo, analisámos uma amostra de 98 idosos do concelho de Mangualde, pertencente ao distrito de Viseu, através da técnica do questionário que foi aplicado durante os meses de março e abril de 2013. Verificou-se que o apoio social tem influência na perceção de saúde que o idoso faz. Quanto maior nível de apoio social o idoso percecione maior será a sua perceção em relação ao seu estado de saúde.
- Políticas sociais europeias para a juventude : o programa Juventude em Acção em PortugalPublication . Afonso, Cláudia Marisa Dias Ferreira; Marques, José Carlos LaranjoNuma Europa que se pretende que seja unida e forte, a cidadania europeia e a participação dos jovens torna-se de importância primordial, pois são os jovens que irão ser os responsáveis do futuro da Europa. É neles que se concentram todas as esperanças da Europa continuar a ser um local onde todos os cidadãos se possam sentir seguros e pertencentes à mesma sociedade. É sobre esse sentimento que, apesar de sermos cidadãos nascidos e criados num país e, como tal, temos uma cidadania, também há que haver o despertar da consciência que somos cidadãos de uma Europa unida e coesa. Em que medida a União Europeia chega aos jovens, sendo a União Europeia constituída por 27 países, diferentes entre si? A União chega aos jovens através de Programas onde os jovens são chamados a participar e a influenciar as políticas que vão sendo feitas. É através destes programas que os jovens manifestam as suas opiniões e que, de certa forma, influenciam o sentido que as políticas para os jovens vão tomando. É o caso do Programa Juventude em Acção, um Programa da Comissão Europeia que visa fomentar o sentido activo de cidadania europeia, o desenvolvimento da tolerância e solidariedade entre os jovens europeus e o seu envolvimento na construção do futuro da Europa. No caso português, procura-se explicar de que forma o Programa Juventude em Acção está a influenciar os jovens, de que forma os jovens estão a tomar consciência acerca do seu sentimento de cidadania europeia e acerca da sua participação social e política. Ainda se pretende apurar de que forma o contacto com as diversas culturas existentes na Europa, faz despertar nos jovens a tolerância para com o outro, e a consciência da multiculturalidade.