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- Formas de tutela alternativas dos credores sociais perante o desvalor do capital social : o decreto-lei 33/2011Publication . Seabra, Diana Domingues; Antunes, Engrácia
- O múltiplo olhar institucional sobre os doentes de AlzheimerPublication . Cunha, Palmira da Luz Chaves Sousa e; Caldas, Alexandre CastroIntrodução: Dada a relevância do envelhecimento da população ao nível europeu e a incidência das demências, sobretudo na Terceira Idade procuramos avaliar a percepção dos diferentes técnicos sobre as necessidades dos doentes de Alzheimer institucionalizados tendo em conta que esta patologia é a de maior prevalência. Pretendemos, verificar esta percepção através de condicionantes como: a caracterização da formação dos técnicos e as necessidades relativas ao alojamento, tarefas domésticas e serviços do lar, onde se integram temas tão diversos como a segurança, a saúde e as relações interpessoais. Método: Neste estudo transversal, descritivo/correlacional de natureza quantitativa recorremos a uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por 77 técnicos multidisciplinares (Enfermeiros, Animadores socioculturais, Psicólogos, Professores, Médicos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Técnicos de serviço social) afectos ás Instituições Particulares de Solidariedade Social com Lar Residencial das 34 freguesias do concelho de Viseu. Como instrumento de medida de reconhecida fiabilidade foi utilizado: o questionário de satisfação de necessidade CANE – Camberwell Assessment of Need for the Elderly. Resultados: Os dados mostram que os técnicos são maioritariamente do sexo feminino com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos, com o estado civil casados, licenciados com predominância na categoria de enfermagem. Os resultados demonstram que a avaliação feita sobre a ajuda recebida é adequada para a maioria das variáveis estudadas salientando-se a dos benefícios sociais (98,7%)seguindo-se a “incontinência” com 96,1% em terceira posição com igual valor (94,8%) a “saúde física” e a “medicação”. Em oposição as ajudas que consideram menos adequadas, correspondem em primeiro lugar ao “apoio psicológico recebido por técnicos, familiares e amigos”; segue-se com igual valor percentual (42,9%), as “informações sobre a doença”, o lidar com a de “memória” e ainda com 39,0% as “actividades oferecidas pela instituição. No que respeita á formação dos técnicos para lidar de forma adequada com os doentes de Alzheimer verificamos que pensam possuir esta formação, mas consideram que deve ser melhorada e actualizada. Conclusão: A concretização deste estudo permitiu o reconhecimento de que as IPSS, s conseguem dar respostas satisfatórias às necessidades básicas dos doentes de Alzheimer, contudo há aspectos a melhorar nomeadamente a necessidade de maior formação dos Técnicos sobre a doença que urge melhorar.
- No percurso da especializaçãoPublication . Silva, Daniela Alexandra Oliveira e; Rocha, LúciaO crescente desenvolvimento científico e tecnológico obriga os enfermeiros a manterem-se permanentemente actualizados, de forma a prestarem cuidados próximos da excelência. No sentido de aumentar a diferenciação da minha actuação e o meu crescimento enquanto enfermeira e pessoa, decidi prosseguir no percurso académico ingressando no Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O curso visa o desenvolvimento de competências para a prestação de cuidados especializados à pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica e sua família, pelo que esta opção foi algo inevitável, dada a minha dedicação quase exclusiva à área de urgência e emergência desde que me conheço. O presente relatório visa dar resposta à solicitação pedagógica da Unidade Curricular com a mesma designação, tendo por objectivos: a contextualização e caracterização de cada campo de estágio, a realização de uma análise crítica sobre as actividades desenvolvidas em cada um deles assim como, as adaptações face às contingências encontradas em cada serviço e a descrição do meu percurso durante o estágio. Desta forma, adoptei a metodologia crítico-reflexiva sobre as actividades levadas a cabo, no sentido de atingir os objectivos e competências previstas para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, nos domínios de competências defendidos pela Ordem dos Enfermeiros para um Enfermeiro Especialista, sendo eles: a Responsabilidade Profissional, Ética e Legal;a Gestão da Qualidade; a Gestão de Cuidados; o Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais e o Domínio específico da Enfermagem Médico-Cirúrgica e abrangendo as áreas de prestação de cuidados, gestão, formação e investigação. Em cada módulo do estágio desenvolvi competências e habilidades, o que necessariamente se repercutiu nos módulos seguintes, como é demonstrado pelo grau de reflexão, progressivamente mais aprofundado e pelas actividades cada vez mais adequadas ao contextos de estágio, visando não só a minha evolução, mas também a minha contribuição para a melhoria de qualidade dos cuidados prestados. O relatório encontra-se assim estruturado em vários capítulos para além da Introdução e das Considerações Finais, no sentido de facilitar a descrição do meu percurso de especialização. Os módulos do Estágio desenrolaram-se no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano; na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E. e na Delegação do Porto do Instituto Nacional de Emergência Médica, permitindo a aquisição de competência clínica de elevada diferenciação na área da EMC. Em suma, o relatório acompanha a minha evolução nas áreas do saber-saber, saber-fazer e saber-estar.