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- Impactos da implementação da Norma ISO 9001:2008 nas IPSS : estudo de casos múltiplosPublication . Guia, Sara Maria Paiva da; Melão, NunoA presente dissertação tem como objectivo o estudo e análise dos impactos da norma ISO 9001:2008 nas IPSS. A investigação centra-se em três IPSS certificadas pela referida norma procurando identificar impactos positivos, impactos negativos, impactos externos e impactos no exercício profissional dos Assistentes Sociais. Neste contexto, suportamo-nos pela metodologia qualitativa utilizando o estudo de caso como estratégia, e as entrevistas semiestruturadas, a observação e a pesquisa documental como técnicas de recolha de dados. Com este estudo concluímos que a norma impregna impactos positivos para as instituições nomeadamente de cariz administrativo e organizacional. Denotam-se melhorias na organização documental e na comunicação interna. Também ao nível dos recursos humanos, salientamos o reforço do envolvimento dos colaboradores em toda a dinâmica da instituição bem como o envolvimento da gestão de topo em todo o processo de implementação do SGQ. Consequentemente, identifica-se um aumento da satisfação dos clientes e famílias. A certificação pela norma confere à instituição uma visão externa de reputação e credibilidade como exemplo a seguir. No entanto, a implementação desta norma também compreende aspectos constrangedores que se mostram como impactos negativos nas IPSS. O aumento da burocracia e consequente aumento do dispêndio de tempo são aspectos que podem condicionar a efectiva aplicação de todos os requisitos da norma o que se deve à falta de recursos humanos nas instituições. Também a linguagem demasiado técnica e específica da gestão bem como os elevados custos financeiros com a implementação e manutenção do sistema são referidos como contendo o mesmo carácter problemático. No exercício profissional dos Assistentes Sociais, os impactos mais significativos da norma prendem-se com a organização e sistematização de todos os processos individuais dos clientes e consequente aumento do dispêndio de tempo necessário para a sua execução.
- A arte da poesia : da teoria às práticas docentes : a poesia no Terceiro Ciclo do Ensino BásicoPublication . Dias, Maria Clara Lourenço; Alves, José Joaquim MatiasEsta dissertação tem como título inicial A arte da poesia, entendendo-se como arte o virtuosismo da poesia para a transformação do ser. Expomos as virtudes da poesia, incidindo em temas de relevo, como: educação do sentimento poético, sublimação da violência, atribuição de um sentido para a vida e construção de inteligências de sucesso. A metáfora é referida como recurso por excelência da poesia, e potenciadora de um pensamento divergente. Realçamos as vantagens da leitura em voz alta como meio de controlar o nervosismo, fortalecer a auto-estima, a confiança e a autonomia. Centramo-nos no ensino da poesia, procurando investigar as orientações que o Programa de Português preconiza para a sua abordagem. Apresentamos também as práticas mais desejáveis para abordar a poesia em contexto de sala de aula e salientamos as lacunas da formação académica no âmbito da didáctica da poesia. Fazemos referência à Supervisão, privilegiando a sua dimensão reflexiva, que permite ao docente reformular a acção, através da reflexão, e progredir no seu desenvolvimento pessoal. Concentrando-nos na segunda parte do título da tese, ou seja, da teoria às práticas pedagógicas dos docentes, é utilizada uma metodologia de tipo qualitativo, através da realização de entrevistas aos docentes de Língua Portuguesa de 7º e 8º ano e a alunos que frequentam estes anos de ensino, para investigar as práticas dos docentes em torno do texto poético. O tratamento qualitativo dos dados é feito por intermédio da análise de conteúdo de forma a obter resultados significativos. Os dados apurados permitem-nos concluir que as práticas pedagógicas docentes no âmbito do texto poético constituem, na sua maioria, uma continuidade da teoria, orientando-se no bom caminho. Para a melhoria da prática lectiva docente contribuiu a realização de formação contínua neste domínio. Contudo, é ainda desconhecido o efeito da poesia para sublimar a violência. Desconhece-se também o valor educativo de grande alcance que tem a poesia, nomeadamente, para a realização pessoal e social do ser no mundo.