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- Requisitos para uma escola de qualidadePublication . Vaz, Isabel Julieta Abreu; Melo, Rodrigo Queiroz eO tema da presente dissertação enquadra-se na área da Administração e Organização Escolar, centrando-se na problemática relativa aos requisitos para uma escola de qualidade. O objetivo geral do estudo é o de compreender e relacionar os indicadores de qualidade de uma escola na perspetiva do desenvolvimento do ensino/aprendizagem e da construção da pessoa com a prática avaliativa das escolas, sobretudo a avaliação externa. O estudo efetuado é contextualizado num quadro teórico onde apresentamos um levantamento das principais questões que se apresentam dentro da problemática da qualidade da escola e desta como organização. Apresentamos alguns indicadores que consideramos fundamentais para que a escola possa prestar um serviço educativo capaz de marcar a diferença no momento histórico, social e político do nosso país, ao mesmo tempo que levantamos algumas questões sobre a problemática da regulação da educação num contexto de reconfiguração da intervenção estatal na ação educativa e se o papel da avaliação externa neste contexto de mudança abarca os indicadores de qualidade que apontamos. Na parte central da investigação empírica, procurámos obter dados num contexto de relatórios de avaliação externa para compreender melhor o impacto da implementação deste processo na qualidade educativa das escolas e das aprendizagens. Do ponto de vista metodológico, optámos por uma abordagem de natureza qualitativa interpretativa, visando retirar todo o potencial que encerram os relatórios de avaliação extrema das escolas, que possa vir a ser um ponto de partida para novas perspetivas de melhoria, e sobretudo, possa constituir para uma base que ajude a “pensar a educação” e a favorecer a promoção do sucesso educativo e a preparação dos alunos para a vida futura.
- O burnout nos profissionais de equipas multidisciplinares de apoio à medida do Rendimento Social de Inserção, no Distrito da GuardaPublication . Rebelo, Helena Isabel Avelino; Ribeiro, CéliaExplorar a complexidade do fenómeno burnout, a síndrome da exaustão, torna-se pertinente devido às vicissitudes que o trabalho laboral sofre atualmente, nomeadamente no que respeita ao aumento do desemprego, dos contratos por termo certo, as perdas de regalias sociais, as alterações nos horários de trabalho, entre outros fatores que conferem ao profissional uma instabilidade psicológica e social. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo passa por avaliar o burnout nos profissionais de equipas multidisciplinares de apoio à medida do Rendimento Social de Inserção do Centro Distrital de Segurança Social do distrito da Guarda. Para tal foi utilizado um questionário sociodemográfico e uma escala de avaliação, o Maslach Burnout Inventory- MBI, especificamente o destinado a profissionais de serviços humanos, o Human Services Survey- HSS, que revela a situação dos profissionais relativamente ao burnout através de três dimensões, a exaustão emocional, a despersonalização e a realização pessoal. Procedeu-se a um estudo de caráter quantitativo, descritivo e correlacional, a amostra é constituída por 60 inquiridos que pertencem às 9 equipas multidisciplinares de apoio à medida do Rendimento Social de Inserção, pertencentes ao Centro distrital da Segurança Social da Guarda, distribuindo-se cada equipa por um ou mais concelhos. Os resultados permitem comprovar que cerca de 4,8% dos sujeitos apresentam características da síndrome de burnout, uma vez que evidenciam altos níveis de exaustão emocional e despersonalização e baixos níveis de realização pessoal. Tais resultados confirmam as médias obtidas em cada subescala do MBI, as quais indicam que na globalidade os sujeitos não revelam burnout uma vez que apresentam um baixo nível de exaustão emocional (M=9,4), níveis médios de despersonalização (M=6,6) e de realização pessoal (M=35,5).
- O burnout nos ajudantes de ação direta que trabalham em lares residenciais para idosos no Distrito de ViseuPublication . Marques, Catarina Isabel Ferreira; Ribeiro, CéliaA síndrome de burnout, considerada um grande impacto na saúde do trabalhador do século XXI, constitui-se num fenômeno complexo e multidimensional, resultante da interação entre aspetos individuais e o ambiente do trabalho, interpretada como resposta ao stress laboral crônico. Definida pela exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal, designa um estado de fadiga física e emocional crónico dos profissionais, que pode comprometer as organizações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a síndrome de burnout numa amostra de setenta e um Ajudantes de Ação Direta que trabalham em Lares Residenciais para Idosos no distrito de Viseu, através do MBI-HSS (Maslach Burnout Inventory – Human Services Survey), instrumento de perceção de sinais e sintomas de stress e caraterização sociodemográfica dos participantes. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. De acordo com os resultados, estima-se que 15% da amostra em estudo apresenta síndrome de burnout uma vez que evidenciam altos níveis de exaustão emocional e despersonalização e baixos níveis de realização pessoal. Melhorar o ambiente de trabalho, o humor de alguns funcionários, o trabalho em equipa, melhorar o relacionamento com os idosos, o aumento do número de trabalhadores, e o aumento do salário são algumas das estratégias propostas pelos Ajudantes de Ação Direta, participantes do estudo, para que possam sentir-se ainda melhor no seu meio de trabalho.
- Envelhecimento ativo em relação ao género no concelho de ViseuPublication . Pina, Olga Cristina Amaral; Dias, Maria OlíviaPerante o progressivo envelhecimento da sociedade e o aumento da longevidade as questões relativas ao envelhecimento adquiriram um maior interesse e uma maior preocupação. Consequentemente emergiu a política social do envelhecimento, que pretende que os idosos sejam ativos, ou seja, que participem nas questões sociais, económicas, culturais, espirituais e cívicas. Neste sentido, esta investigação pretende aferir, se os idosos do concelho de Viseu têm acesso ao envelhecimento ativo e se não têm quais os motivos que os condicionam, assim como, verificar se existem disparidades entre géneros. E por outro lado verificar se ambos os sexos têm as mesmas oportunidades nesta área ou se há margem para descriminação social. Para isso, foi realizado um estudo transversal, descritivo, correlacional e não experimental, aplicando uma metodologia do tipo quantitativo. A amostra selecionada é do tipo não probabilístico por conveniência, constituída por 104 idosos do concelho de Viseu. O instrumento de medida utilizado foi um questionário construído para o efeito. Na globalidade deste estudo, podemos concluir que o envelhecimento ativo está bem implementado no concelho de Viseu, pois os idosos consideram-se ativos e com qualidade de vida, ainda gozam de autonomia física e dedicam-se a atividades de lazer, enquadrando-se na definição de envelhecimento ativo. A saúde e as questões económicas foram as principais condicionantes mencionadas pelos idosos. Quanto à questão de género, as mulheres demonstram ser mais ativas, mas não é uma disparidade significativa, assim como não se verificam diferenças discriminantes no acesso ao envelhecimento ativo.
- Perceção do apoio social versus estado de saúde no idoso no Concelho de MangualdePublication . Correia, Alexandra Fernandes; Dias, Maria OlíviaA presente dissertação tem como temática “A perceção do apoio social versus estado de saúde dos idosos no concelho de Mangualde”, tendo como principal objetivo empírico verificar a perceção dos idosos em relação à rede do suporte social e do seu estado de saúde. Na sua singularidade, este trabalho pretende abordar o envelhecimento, as políticas sociais e a perceção dos idosos sobre o apoio social e o seu estado de saúde, mas também integrá-los no campo das ciências sociais e sobretudo na sua intervenção social. Nesta perspetiva foi realizada uma investigação empírica para aferir a perceção do idoso sobre o apoio social e o seu estado de saúde, procurando estabelecer relações e perceber os seus significados. As variáveis estudadas são as sociodemográficas e duas de conteúdo: saúde e apoio social, variáveis independentes e dependentes. É um estudo transversal, descritivo, correlacional e de tipo quantitativo. Sendo que o seu desenvolvimento se divide em três partes: a primeira, constituída pela fundamentação teórica, aborda os principais conceitos; a segunda, constituída pela descrição dos procedimentos metodológicos que foram adotados; por fim a última parte apresenta o tratamento, análise e interpretação dos resultados obtidos empiricamente. Para concretizar o estudo, analisámos uma amostra de 98 idosos do concelho de Mangualde, pertencente ao distrito de Viseu, através da técnica do questionário que foi aplicado durante os meses de março e abril de 2013. Verificou-se que o apoio social tem influência na perceção de saúde que o idoso faz. Quanto maior nível de apoio social o idoso percecione maior será a sua perceção em relação ao seu estado de saúde.
- Relatório de estágioPublication . Silva, Rute Gabriela Macedo; Gonçalves, Armanda Paula CunhaO presente relatório descreve o processo de estágio curricular na Oficina S. José em Braga. A referida entidade é uma instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e na qualidade de Lar de Infância e Juventude, acolhe crianças e jovens em risco do género masculino, sempre que a situação preveja um acolhimento superior a seis meses. Este estágio teve como objetivos promover o contacto e aprendizagem da prática em Psicologia bem como a aquisição de competências profissionais adequadas e autónomas. Após fase de observação, caracterização da instituição e levantamento de necessidades, foram realizadas algumas atividades entre as quais, um programa de intervenção em grupo e uma ação de formação. Há ainda a assinalar o acompanhamento individual a um dos jovens em acolhimento.
- Autorregulação da aprendizagem no domínio da história : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridadePublication . Almeida, Diana Maria Silva Chaves de; Alves, José Matias; Trigo, Luísa RibeiroPerspetivado à luz do paradigma construtivista, este estudo teve como objeto o processo de autorregulação da aprendizagem no domínio da História. Foi analisada a relação entre a autorregulação da aprendizagem em História e diversas variáveis do aluno, especificamente, variáveis pessoais (género), familiares (habilitações académicas dos progenitores e ajuda dos mesmos na realização do TPC), académicas (realização do TPC e tempo de estudo) e motivacionais (perceções de autoeficácia e de instrumentalidade), assim como foi estudada a relação entre a autorregulação da aprendizagem e o rendimento académico em História. Constituiu-se uma amostra de 101 alunos do 9.º ano de uma escola do distrito do Porto, à qual se administrou uma Ficha de Dados Pessoais e Académicos / FDPA e o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem / IPAA (Rosário, Lourenço et al., 2010). Os resultados sugerem que os alunos fazem uma apreciação positiva do seu comportamento autorregulatório em História e possuem perceções positivas de autoeficácia e de instrumentalidade neste domínio. Os resultados apontam para um comportamento autorregulatório mais proficiente das raparigas relativamente aos rapazes. Realçam a importância das variáveis académicas (valor do esforço, empenho e trabalho por parte do aluno) e das variáveis motivacionais no processo de autorregulação da aprendizagem. Sugerem, ainda, que este construto tem um impacto significativo no rendimento académico dos alunos. As variáveis familiares parecem ter, neste estudo, um papel menos relevante na compreensão do comportamento autorregulatório relatado pelos alunos. São discutidas as implicações educativas destes resultados.
- Relatório de estágioPublication . Nogueira, Sérgio Filipe de Castro; Carvalho, Emília PreciosaNeste Relatório descrevo as aprendizagens desenvolvidas ao longo do Estágio nos diferentes Módulos. Iniciei este estágio no Centro de Respostas Integradas (CRI) / Equipa de Tratamento (ET) de Braga, de seguida prossegui na Casa de Saúde do Bom Jesus (CSBJ), na Unidade São Luís – Unidade de Desabituação de Toxicodependentes e Co-morbilidade Psiquiátrica. Finalizei este percurso no Projecto Consentido – Unidade Móvel de Apoio Domiciliário Integrado na área da Saúde Mental e Psiquiátrica (CSBJ). Como fio condutor para estes três campos de estágio, escolhi desenvolver o meu trabalho junto de pessoas com abuso/dependência de substâncias psicoactivas. O interesse por esta área advém, precisamente, da minha prática diária, onde surge, frequentemente, a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre as respostas humanas aos processos de vida e problemas de saúde desta população específica, bem como o desenvolvimento de competências que permitam prestar cuidados de Enfermagem com elevada qualidade científica, técnica e humana. As intervenções implementadas decorreram tanto a nível individual como em grupo, tendo realizado sessões de educação para a saúde com vista à mudança de comportamentos na procura de estilos de vida mais saudáveis, assim como, na prevenção de recaídas. Utilizei ainda a relação de ajuda, o relaxamento e as dinâmicas de grupo como valiosos instrumentos terapêuticos, junto desta população. Foram ainda realizadas, diversas sessões formativas junto das equipas multidisciplinares, sobre temas relacionados com a área da Saúde Mental e Psiquiátrica e com a problemática aditiva. Ao longo dos vários módulos foi possível aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que me permitirão, enquanto futuro Enfermeiro Especialista, prestar melhores cuidados em situações de particular exigência e complexidade, tendo em vista a maximização da saúde, a prevenção e tratamento da doença e a reinserção social. Com este trabalho, pretendo assim, realizar uma análise reflexiva sobre os objectivos e intervenções traçados/implementados durante este percurso, que se traduziram na aquisição de competências na área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP), espelhando todo um trabalho desenvolvido ao longo deste trajecto.
- Relatório de estágioPublication . Pinto, Catarina Pereira; Quelhas, IsabelEste Relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, realizado no Instituto Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e tem como objetivo uma análise reflexiva das competências adquiridas e desenvolvidas na unidade curricular estágio, servindo como instrumento de avaliação para a obtenção do Grau de Mestre na supradita área. O plano de estudos do Curso de Mestrado comporta a realização de três módulos de estágio sendo, estes Modulo I – Saúde Infantil, Módulo II – Serviços de medicina e cirurgia em contexto de doença aguda e crónica e o Módulo III – Serviços de Urgência pediátrica e Neonatologia. No Módulo I, por apresentar critérios exigidos, foi-me concedida a creditação ao mesmo. O Módulo II realizado no Serviço de Internamento de Pediatria do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, com a duração de 180h de contacto. O módulo III encontra-se dividido em duas partes, Urgência Pediátrica e Neonatologia, ambos realizados no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, com a duração de 90h respetivamente. Os principais objetivos do estágio prendem-se com o desenvolvimento de competências definidas no plano de estudos, incorporar na prática conhecimentos aprofundados na área da especialização e responder de forma assertiva em situações de maior complexidade. Alguns dos temas centrais por mim desenvolvidos durante o estágio foram a amamentação, a parceria de cuidados, a parentalidade e a dor. O presente documento salienta os objetivos traçados e as atividades desenvolvidas, em contexto de estágio, que contribuíram para o desenvolvimento de competências. Na descrição das competências desenvolvidas, estas encontram-se divididas por quatro domínios, prestação de cuidados, gestão de cuidados, investigação e formação. O desenvolvimento de competências no domínio da prestação de cuidados salienta o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais, a aquisição e incorporação na prática de conhecimentos científicos, com o objetivo de tomar decisões fundamentadas na evidência científica e uma consequente metodologia de trabalho que se traduzisse em prestação de cuidados de qualidade. A aquisição de competências na área da gestão de cuidados permitem uma prestação de cuidados que responda de forma adequada às necessidades da criança/jovem e família num ambiente seguro e de qualidade. O desenvolvimento de competências do domínio da formação foi uma das preocupações no decorrer do estágio, visto ser uma área que contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional, assim como o dos outros enfermeiros. A constante pesquisa bibliográfica, a incorporação da evidência científica na prática contribuem para uma atualização continua e permanente, foram atividades que contribuíram para o desenvolvimento de competências no domínio da investigação. O percurso nos diferentes módulos de estágio permitiu o desenvolvimento de competências que me permitirão prestar cuidados à criança/Jovem e família em situações de maior complexidade com o objetivo de contribuir para a maximização da sua saúde, prevenção e tratamento da doença em todos os seus ciclos de vida.
- Trade secrets and advertising : how does the uniform trade secrets act affects companies' advertising expenditure?Publication . Morgado, João Miguel Calhó Freire; Conti, RaffaeliThis study analyzes the impact of the Uniform Trade Secrets Act (UTSA) on firm advertising expenses. From a theoretical point of view, UTSA may have both positive and negative effects on advertising expenditure. To understand which effect prevails, I estimated a difference-in-difference model with data for public companies from 1979 to 2000 retrieved from the Compustat database. I find the negative effect to be predominant.