FFCS - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FFCS - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Línguas e Literaturas"
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- Discurso, conflito e argumentação : das emoções no(s) discurso(s) em contexto referendárioPublication . Gil, Isabel Teresa Morais Fuzeta de Campos; Fonseca, Joaquim Marques Alves da; Marques, Maria Aldina Bessa Ferreira Rodrigues
- Entre o silêncio e a figuração da palavra em Lídia Jorge : sacrifício, liberdade e construção da memóriaPublication . Brandão, Maria da Conceição da Silva; Martins, José Cândido de OliveiraNa literatura portuguesa contemporânea, Lídia Jorge afirma uma trajetória cujo lastro luminoso é portador de uma capacidade singular de dialogar em simultâneo com a imensidão do cosmos e com o espaço singular do homem, confirmando um propósito de uma demanda infinita na busca das palavras capazes de traduzir o mundo. Cremos que será esta busca obsidiante que convida ao decalque do sofrimento humano, da injustiça, da invisibilidade, do sacrifício e da esperança (esta que sempre abre um rasgo redentor na sua obra), denominadores que entendemos serem cruciais para a interpretação da mundividência da obra jorgiana. Assim, neste estudo, demonstramos que sacrifício, liberdade e memória afiguram-se como dominantes axiais nesta obra, faltando todavia na recepção crítica da autora uma aglutinação dos mesmos, um entrelaçamento que nos parece ser portador de uma discussão germinadora de amplos sentidos. Lídia Jorge será sempre uma escritora que faz circular um discurso em batalha com os desvios da sociedade, gesto carregado de riscos, mas apenas porque é imensa a sua capacidade de efabulação argumentativa. Talvez porque tivesse havido um tempo em que «os mitos nos visitaram». Ao mesmo tempo sobressai existe a invocação – que tudo move na revelação do oculto – a tornar-se numa coisa de transfiguração do real em que a mão da narradora se transforma numa «Beatriz em falta» às voltas com o desvelamento da alma. Assim, centraremos o início do nosso percurso nos dois romances que se constituem, para nós, como marcos de início e de fim de um ciclo de esperança no universo literário de Lídia Jorge: O Dia dos Prodígios (1980) e Os Memoráveis (2014a), a partir de onde criaremos um espaço à análise de outras obras da autora, nomeadamente, O Jardim Sem Limites (1995), O Vale da Paixão (1998) e O Vento Assobiando nas Gruas (2002), dando ênfase, quer à voz das suas personagens, quer à dilucidação do seu mundo interior e à dimensão poética da linguagem. Sublinharemos aquilo que entendemos como essencial na sua obra: a dimensão corpórea e silenciosa da palavra como meio de se debruçar sobre o outro e sobre o mundo bem como a tragicidade da existência humana abaulada no sacrifício, entendido como a catarse imprescindível na sobrevivência diária aos desentendimento humanos. «Entre o silêncio e a fulguração da palavra», remete, em suma, para a constatação de que esta é não só a base constitutiva dos textos de Lídia Jorge, como aponta a grande questão declarativa de toda uma obra.
- A formação da escrita saramaguianaPublication . Albuquerque, Everaldo Bezerra de; Martins, José Cândido de OliveiraSob o interesse de investigar a formação da escrita de José Saramago (1922-2010), este trabalho dissertativo, numa perspectiva de análise diacrónica e sincrónica, tem como meta analisar, principalmente, a construção dos primeiros romances deste escritor português. Para isso, propomos uma tipologia dos componentes ficcionais e dos recursos lítero-linguísticos, presentes nos escritos produzidos e publicados entre 1947 e 1980, abandonados e ou acentuados, nesta fase inicial, que configuram os aspectos fundacionais de sua obra. E os nossos objetivos são: (i) conceptualizar as mundividências e ambiências, que formaram a escrita saramaguiana, a partir, respectivamente, das noções de narrador e personagem, de tempo e dos espaços, advindos da produção romanesca e da diversidade genológica do escritor; (ii) identificar o processo de ficcionalização da relação história-tempo, intermediada pelas ideias de memória e imaginação, nesse demarcado corpus; (iii) mapear fundamentações sobre intertexto e outras vozes (ecos), e sobre a intertextualidade como operação estéticoestilística, que foi enredando o percurso inicial das personagens e do narrador, pressupondo-se uma retórica intertextual à Saramago; e (iv) demonstrar uma génese do romance saramaguiano, mediada por comparações, desdobramentos e relações entre os romances (Terra do Pecado, Claraboia, Manual de Pintura e Caligrafia e Levantado do Chão) com outros géneros, nessa fase, e outras narrativas do mesmo género, de outra fases, na medida em que for cabível e válido serem invocados. Numa investigação exploratória e bibliográfica, a presente dissertação se fundamenta, para além da anterior Crítica literária sobre esta fase do escritor e de alguma autorrecensão, numa abordagem estética e teórico-historiográfica, mas também nos estudos sobre texto e intertexto literários, a partir do conceito de memória, a permear tanto a noção de imaginação quanto a de eco, em sublinha a Estética recepcional e a Literatura e Psicanálise. À medida que a escrita se foi formando e encontrando sua voz autoral, o molde (peripatético, fabuloso e intertextual) do romance saramaguiano se foi delineando e ganhando os contornos, que podemos observar, e pelos quais ficou reconhecido o autor, nos romances de fases posteriores.
- Uma gaveta de facas sempre aberta : cómico e desfiguração da História de Portugal na escrita de Lobo AntunesPublication . Coutinho, Elsa Raquel Marinho; Martins, José Cândido de OliveiraEsta investigação pretende estudar o declínio da ideia de Portugal-império, pela revisitação temática dos efeitos trágicos da Descolonização, tendo como mote quatro obras de Lobo Antunes: Os Cus de Judas, As Naus, O Esplendor de Portugal e Comissão das Lágrimas, cuja escrita se erige, no contexto da literatura pós-moderna e nos propõe uma visão desassombrada e desmistificadora da História de Portugal. Da sua escrita transparece um território tenso entre a História e a literatura, tendo em conta o caráter pernicioso da sonegação de factos levada a cabo pelos historiadores oficiais, no que a esta época diz respeito. O autor alicerça a sua crítica em processos de cómico, expondo, num tom exacerbado, impiedoso, inconveniente, grotesco e feroz, críticas iconoclastas à política de Salazar e aos seus aliados (da Igreja Católica, v.g.), dessacralizando o poder político e eclesiástico, e ironizando com a narração falaciosa da História. Esta aliança perniciosa entre Trono e Altar, hasteada na tríade de valores Deus, Pátria e Família, é, assumidamente, censurada nas quatro obras, delatando a decadência da elite colonial e os efeitos devastadores da Descolonização. Destarte, a escrita-reação lobo antuniana critica, acerbadamente, o regime salazarista que forçou milhares de soldados a lutar por um falso ideal patriótico e transforma-se na voz dos silenciados. De cariz confessional e testemunhal, tendo em conta que o próprio escritor foi coagido, no cumprimento do serviço militar obrigatório, a deslocar-se para a guerra, os romances analisados expõem o conflito de identidade do homem contemporâneo, ensombrado pelo mítico passado glorioso e enfatizam o processo de dilaceração individual e coletivo de todos os intervenientes na Guerra Colonial. Portanto, para além do resgate das memórias traumáticas, a ficção confere-lhes a possibilidade de exorcizar e expurgar a violenta experiência psicológica a que foram expostos.
- Mood swings in european portuguese : the indicative vs. the subjunctive in clausal complementationPublication . Vieira, Pedro Nuno da Fonseca Pulquério de Castro e Silva; Silva, Augusto Soares daThis is a corpus-based investigation on the semantic motivations for the use of the indicative and subjunctive in European Portuguese's complementation clauses. The moods are seen as conceptual tools that reflect how a clause is grounded (ef. e.g. Langacker 2009: Ch. 9). The indicative manifests compatibility between the cause's profile (the specific set of circumstances it designates) and its epistemic base (the conception of reality it is related to). The subjunctive, conversely. reflects an attenuated compatibility. The major novelty of these claims consists in proposing that the subjunctive can be bound under this notion of attenuated compatibility. A clause's profile can have an attenuated compatibility with its base because: 1. the speaker instructs the hearer to consider it so, which happens in complementation cases introduced by epistemic CTEs (complement taking elements) with a value of doubt or disbelief, such as duvidar ('doubt') or impossível ('impossible'); 2. there are motivations to contrast that compatibility with similar contexts, such as when using certo ('certain') without and with modifiers, as in it is certain that... + IND vs. it is almost certain that... + SUBJ; 3. that compatibility is not profiled at all, as in the complements introduced by non-epistemic CTEs of influence (querer want'; deixar let', 'allow') or evaluation (lamentar 'regret'; bom 'good'; mau 'bad'). The CTEs were very important in establishing these claims were, as they provide the domain of analysis (epistemic and non-epistemic, the latter divided into influence and evaluation). In epistemic contexts, however, negation in the matrix was also relevant: it is capable of turning a positive context (I think that...) into a negative one (I don't think that... = I doubt that...), i.e. a context of compatibility into an attenuated one. In non-epistemic cases, mainly on influence ones, the presence of modal verbs in the complement were also seen to play an important role in facilitating a mood change, being that they can bring epistemic features to the clause. By comparing I recommend that the house be (SUBJ sold | I recommend that the house must (IND) be sold, it can be seen that while the former describes the actions that the interlocutor is to perform, the latter describes the speaker's convictions. The latter is systematically found with indicative complements whereas the former with subjunctive ones. "Mood swings" could also be found in evaluation contexts with a reported speech complement (epistemic action).
- O plano de consistência no Livro do desassossego : o rizoma, o virtual e a heterogénesePublication . Diaz, Arturo Francisco Araújo; Garcia, Mário Rosa da Silva; Costa, José Miguel Stadler Dias