Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-10-27"
A mostrar 1 - 10 de 11
Resultados por página
Opções de ordenação
- Understanding differences in well-being between national and migrant adolescents in PortugalPublication . Gaspar, T.; Guedes, F. Botelho; Cerqueira, A.; Matos, M. Gaspar de
- A flow-based method as a more sustainable tool for total protein monitoring in industrial processesPublication . Teixeira, Raquel; Ribas, Tânia C. F.; Almeida, André; Pintado, Manuela; Rangel, António O. S. S.The growing interest in protein hydrolysates highlights the need for fast and reliable analytical methods to assess their nutritional and functional properties. Total protein quantification is a key parameter for characterizing by-products, monitoring hydrolysis processes, and evaluating hydrolysates. In this work, a sustainable flow-based spectrophotometric method was developed and optimized using the Biuret method [1]. The flow injection analysis (FIA) system employs a double injection strategy in a continuous stream, significantly reducing reagent consumption compared to the conventional procedure, with a 75% decrease in Biuret reagent and an 83% reduction in sodium hydroxide, while maintaining analytical accuracy (Figure 1). Optimization of flow and chemical parameters enabled robust performance across different matrices used during enzymatic hydrolysis. The dynamic range of the method was 0.100 results were in agreement with those obtained with the reference method (<10% deviation). Additionally, the herein proposed method reduced the analysis time from 30 to 3 minutes per sample (triplicate). The proposed protocol offers a faster, greener, and reliable tool for the food industry, supporting sustainability in quality control and nutritional evaluation.
- A flow-based method as a more sustainable tool for total protein monitoring in industrial processesPublication . Teixeira, Raquel; Ribas, Tânia C. F.; Almeida, André; Pintado, Manuela; Rangel, António O. S. S.Introduction: This proposal aims to promote the circular economy, minimizing waste and enhancing environmental sustainability. In collaboration with several companies, the project uses by-products, subjecting them to hydrolysis processes to obtain hydrolysates. Objective: The main objective is to develop a flow spectrophotometric method to quantify the total soluble protein of these by-products, valuing them in the production of new products, such as animal feed, among others. Conclusion: This method is a robust, versatile, and accurate tool for quality control in the food industry, supporting a circular economy.
- Adaptação ao stress em jovens atletas : crenças irracionais e avaliação cognitiva como preditores da perceção de rendimento desportivoPublication . Teixeira, Mariana Pinto; Morais, Catarina Tavares de CastroO stress em contexto desportivo constitui um fator determinante para o rendimento e bem-estar dos atletas, sendo mediado por processos cognitivos e pelas crenças individuais. O presente estudo investiga o papel das crenças irracionais e da avaliação cognitiva na perceção de rendimento em jovens atletas de futebol, integrando o modelo transacional de Lazarus e Folkman (1984) e a Theory of Challenge and Threat States in Athletes (TCTSA). Participaram 519 atletas portugueses, de diferentes escalões de formação, que responderam a medidas validadas de crenças irracionais, avaliação da experiência de stress e perceção de rendimento. Recorreu-se a análises correlacionais e a modelação de equações estruturais para testar o modelo hipotético. O modelo estrutural foi parcialmente suportado. A avaliação cognitiva revelou-se preditora da perceção de rendimento: a avaliação de desafio associou-se positivamente e a avaliação de ameaça negativamente à perceção de rendimento. Os resultados revelaram que apenas algumas crenças irracionais influenciam significativamente a avaliação cognitiva, manifestando também os seus efeitos na perceção de rendimento apenas por vias indiretas. Contrariamente a interpretações preliminares, o stress mindset não predisse a avaliação cognitiva nem a sua perceção de rendimento. Estes achados reforçam a importância da avaliação cognitiva na adaptação ao stress competitivo, bem como a relevância das crenças irracionais como vulnerabilidade psicológica.
- Relatório de estágioPublication . Araújo, Ângela Maria Reis de; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaEste relatório final de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem do Porto da Universidade Católica Portuguesa, sintetiza o percurso formativo realizado na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, em contexto hospitalar e comunitário. Enquanto enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica com experiência consolidada em ambiente extra-hospitalar, o estágio representou uma oportunidade para aprofundar competências avançadas, articulando os domínios da gestão, formação, investigação e prestação de cuidados numa prática integrada, reflexiva e baseada em evidências, visando a obtenção do grau de mestre. A articulação entre os 4 domínios, prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação, permitiu uma abordagem holística ao cuidado de crianças, jovens e famílias, onde a gestão de recursos, a gestão da dor, a comunicação, a parceria de cuidados e o apoio na transição para a parentalidade se entrelaçou com a formação educativa para promover autonomia e prevenção qualificadas e seguras, enriquecidas pela adaptação a contextos de alta complexidade e, ou de promoção da saúde. Particularmente, as competências de investigação emergiram como elemento central, diferenciando a prática de mestre da especialidade, ao fomentar a análise crítica de evidências científicas e a geração de conhecimento novo. O percurso como um todo, reforçou a capacidade de lidar com questões complexas em ambientes multidisciplinares, incorporando responsabilidades éticas e sociais, e promovendo uma aprendizagem autónoma que posiciona o mestre como agente de inovação.
- Relatório de estágioPublication . Bernardes, Ana Cristina Rodrigues; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaOs desafios atuais inerentes às particularidades que cada criança/jovem e sua família apresentam requer um olhar singular e diferenciador da enfermagem para este binómio. A procura por novos conhecimentos terá de ter em conta a contemporaneidade atual no sentido da prossecução de um olhar diferenciador. Este documento constitui-se como um relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório” e que se encontra inserido no 17º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Porto e pretende ser um reflexo desta procura. Apresenta-se em formato crítico-reflexivo e é o culminar dos conhecimentos, experiências vivenciadas e competências adquiridas ou consolidadas na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Apresenta como objetivo principal, demonstrar o percurso de desenvolvimento das competências exigidas, agrupadas nos domínios da gestão de cuidados, formação, investigação e prestação de cuidados, para a obtenção do grau de mestre em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica nos diferentes contextos de estágio: Cuidados de Saúde Primários, Serviço de Urgência Pediátrica Polivalente e Serviço de Neonatologia. Destaco alguns aspetos especializados que consolidei e/ou desenvolvi, são eles: a parentalidade, a parceria de cuidados e a comunicação na área da prestação de cuidados, a liderança e o método de trabalho, na área da gestão de cuidados, a Revisão Integrativa da Literatura na área da investigação e por fim na área da formação a experiência de ter sido um elemento promotor e facilitador da mesma. A finalização deste processo formativo permitiu-me refletir sobre as áreas que tenho mais desenvolvidas, as minhas forças, mas também, constatar a necessidade de desenvolvimento acrescido que apresento na área da investigação, ficando desta forma definido o meu próximo passo.
- Diversidade e inclusão : uma meta-análise qualitativa de políticas de recursos humanos dirigidas a migrantes qualificadosPublication . Sousa, Maria Inês Ribeiro da Costa e; Oliveira, Eva Teresa Valente Dias de; Guimarães, Maria Isabel Gonçalves Guedes de CastroA atual força de trabalho caracteriza-se pela sua diversidade, na qual os migrantes qualificados assumem um papel de destaque. Estes profissionais, tendencialmente mais persistentes e inovadores, enriquecem as organizações com as suas diferentes perspetivas e experiências. Porém, enfrentam barreiras significativas que afetam a sua integração no país de acolhimento e no contexto organizacional. De forma a garantir a sua integração, as organizações, e em particular os Recursos Humanos, têm a responsabilidade de estabelecer práticas inclusivas, num clima de respeito pela diversidade e valorização dos seus colaboradores. O presente trabalho adotou uma abordagem qualitativa para analisar as políticas de Recursos Humanos dirigidas a migrantes qualificados, promotoras da sua inclusão no contexto organizacional. Com recurso a uma Meta Análise Qualitativa, foram selecionados e analisados 24 artigos. Através da análise de conteúdo, procurou-se sistematizar toda a informação reunida. Os resultados demonstraram a existência de quatro políticas: a adoção de práticas inclusivas de Recrutamento e Seleção, a disponibilização de formação linguística e cultural para trabalhadores internacionais, formação dirigida às chefias e às equipas e apoio personalizado para migrantes qualificados.
- Sustentabilidade na cadeia de abastecimento : barreiras enfrentadas em zonas pouco populosasPublication . Rodrigues, Beatriz Figueiredo; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaA sustentabilidade na cadeia de abastecimento tornou-se um elemento central para o desenvolvimento económico e social, especialmente em territórios de baixa densidade populacional. Contudo, a adoção de práticas sustentáveis pelas pequenas e médias empresas continua a enfrentar diversos desafios. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo explorar as barreiras encontradas para a gestão sustentável da cadeia de abastecimento por comerciantes de uma zona pouco populosa de Portugal. Estudo com abordagem qualitativa e exploratória, com uma amostra de 20 comerciantes da cadeia de abastecimento do Sátão, uma zona ruralizada. Os dados foram recolhidos através de um guião de entrevista baseada no estudo Overcoming barriers to sustainable supply chain management in small and medium-sized enterprises: A multi-criteria decision-making approach de Gonçalves et al. (2024). Os resultados obtidos revelaram que as principais barreiras à gestão sustentável da cadeia de abastecimento, concentram-se em torno de limitações financeiras, tecnológicas, dificuldade de acesso a fornecedores fiáveis e escassez de recursos humanos qualificados. A falta de financiamento, de formação tecnológica e a carência de informação estratégica foram apontadas como fatores críticos que comprometem a competitividade e a capacidade de inovação dos negócios. A dependência de práticas informais no fornecimento e a resistência do mercado a produtos sustentáveis são obstáculos adicionais à adoção de estratégias mais sustentáveis. A identificação das barreiras suprareferenciadas evidencia a necessidade de desenvolver estratégias de apoio específico, contribuindo para a sustentabilidade e a competitividade dos pequenos negócios em zonas rurais e pouco populosas.
- Challenges to the implementation of AI in organizations : an empirical analysis of implementation drivers and challengesPublication . Silva, Vasco Ramalheira e; Julião, Jorge Manuel SoaresArtificial Intelligence is no longer a futuristic vision. It is transforming how organizations operate, compete, and innovate. Yet, while its potential is widely recognized, implementation remains complex and uncertain. This study explores the drivers, benefits, barriers, and strategic tensions of AI adoption across four dimensions: organizational, social, technological, and financial. Using a qualitative, exploratory approach, the research combines a literature review with insights from 20 semi-structured interviews with professionals across diverse sectors. Findings show that leadership support, change management, and workforce reskilling are essential to successful implementation. Social factors, including expectation management and fears of job displacement, also play a key role. Technological readiness, particularly data infrastructure and regulatory compliance, emerges as both an enabler and a constraint. Financial considerations are relevant but less decisive than the ability to demonstrate strategic value and long-term returns. The study also finds that organizations often struggle to measure AI’s true impact. While most rely on informal feedback, early evidence points to clear gains in productivity, cost savings, and customer experience. By connecting academic insight with real-world practice, this research offers not just analysis but a roadmap for organizations seeking to turn AI from a buzzword into a competitive advantage.
- Sustainability in higher education institutions : what is it and how to quantify it?Publication . Silva, Beatriz Neves Vieira; Silva, Maria da Conceição Andrade eThis dissertation investigates and assesses sustainability literacy among Portuguese university students and teachers, as well as the current role and future contribution of higher education institutions (HEIs). After a comprehensive literature review, items from previous studies were selected and adapted (Karimi and Hakim (2024), Olsson et al. (2015), Michalos et al. (2011), Zwickle and Jones (2018)Leal et al. (2024), Aleixo et al. (2021)) to construct a questionnaire focused on three main constructs - knowledge, behaviour and attitude. The final sample included 163 valid responses (117 students and 46 teachers). The data were subjected to statistical analysis - including correlations and Cronbach’s α - and the calculation of indexes for each construct, followed by the interpretation of the results and the creation of two interactive dashboards for each group. The results revealed a gap between the knowledge index and the attitude and behaviour indexes and point to the need for higher education institutions to take a more active role in promoting sustainability literacy in Portugal.
