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- O burnout em médicos e enfermeiros veterinários portuguesesPublication . Feixa, Isabel David Rodrigues da Costa da Silva; Peixoto, Ricardo Jorge de Oliveira PintoA presente dissertação tem como objetivo o estudo do Burnout em Médicos e Enfermeiros Veterinários no contexto português. Ao longo dos anos tem-se evidenciado um aumento pelo interesse de animais de companhia e consequentemente um acréscimo de profissionais. Apesar do aumento exponencial nesta área da saúde, esta é uma profissão cada vez mais reconhecida pelo seu risco de Burnout. Esta doença é uma consequência do stress crónico que está relacionado a problemas mentais tais como a ansiedade, a perda de autoestima, a depressão e a um nível mais extremo, o suicídio. Este prolongamento do stress ocupacional é desenvolvido no decorrer das exigências demasiado elevadas no trabalho e consequentemente nos baixos recursos económicos e estruturais. Desse modo, o presente estudo de natureza quantitativa (n =164), visa explorar a relação do Burnout com as condições laborais e as variáveis sociodemográficas em duas profissões. O objetivo desta presente investigação é assim auxiliar para um melhor entendimento dos fatores preditores do Burnout dando estratégias individuais e coletivas para prevenir ou minimizar o mesmo. Com este estudo percebeu-se que, no futuro, pode-se aprofundar as diferenças entre cargos de chefia e não chefia, diferenças entre nacionalidades, qual o impacto da idade no Burnout e organizações que não fornecem apoio psicológico das que oferecem nesta população.
- Educar para a fraternidade e para a solidariedade como expressão do amor ágape : um contributo para a UL 1 do 8.º ano “o amor”Publication . Ferreira, João Eduardo Pinto; Oliveira, António Manuel BrancoO Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada que agora se apresenta foi desenvolvido de forma a propor e fundamentar um contributo para a UL1: “O Amor” do 8º ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico, que tem como objeto de estudo o amor humano. Este contributo procura promover uma educação orientada para a fraternidade e para a solidariedade como expressão do amor ágape. Este contributo torna-se pertinente e essencial, de modo particular, no tempo presente, em constante processo de transformação e evolução, que incentiva um forte e significativo individualismo/indiferença no qual as pessoas procuram dar primazia aos seus interesses e benefícios pessoais, descuidando da satisfação coletiva, o que pode conduzir à debilidade e deterioração do sentido e dos valores de coletividade, solidariedade e fraternidade. Deste modo, este estudo apresenta como principal objetivo ajudar os alunos a tomarem consciência da centralidade da fraternidade e da solidariedade como manifestação e expressão do amor ágape, contrariando uma pedagogia do egoísmo e potenciando e fomentando uma pedagogia da fraternidade, através da descoberta de novas e variadas formas de viver a experiência do amor fraterno no dia-a-dia que vão de certo modo ao encontro das suas especificidades e vivências. A metodologia aplicada para a realização do Relatório Final do PES, basear-se-á sobretudo no plano da «investigação-ação», através de uma análise das observações de aula, bem como através de um inquérito por questionário dirigido aos alunos do 8.º ano, onde foi inserido o meu núcleo de PES, com recurso ao Google Forms. Os resultados e descobertas encontrados permitem verificar que os alunos, embora necessitem de aprofundar os conceitos de “amor” e “amor ágape”, tendem a contornar e contrariar a presente tendência de indiferença e individualismo presente nas sociedades atuais, embora este processo deva ser melhor trabalhado e desenvolvido, de modo particular nas aulas de EMRC. A proposta pedagógico-didática sugerida procura desenvolver nos alunos não apenas orientações e valores morais e éticos, mas também comportamentos e atitudes provenientes do cristianismo, tornando, deste modo, possível a construção de pessoas mais empáticas, compreensivas, solidárias e respeitosas, que compreendem que não é bom nem exequível viver no egoísmo/individualismo e na indiferença, pois estas atitudes conduzem a uma satisfação individual e não a um bem-estar coletivo.
- Editorial: wheat: from nutrition to cultivation and technologyPublication . Voučko, Bojana; Bartkiene, Elena; Rakszegi, Marianna; Rocha, João Miguel F.
- Relações entre interoceção, variabilidade da frequência cardíaca e funcionamento cognitivo : um estudo exploratórioPublication . Silva, Carolina Silveira da; Canaipa, Rita; Agostinho, MarianaEnquadramento Teórico: Atualmente, a interoceção é reconhecida como um conjunto de processos complexos através do quais o sistema nervoso capta, processa e integra sinais fisiológicos, criando uma constante representação compreensiva do estado interno do corpo. Estes sinais são posteriormente processados e contextualizados, de modo a orientar respostas fisiológicas conscientes e inconscientes, influenciando o processamento emocional e cognitivo. A variabilidade da frequência cardíaca constitui um indicador do equilíbrio entre as componentes simpática e parassimpática do sistema nervoso autónomo, refletindo a sua adaptabilidade e responsividade face às alterações e necessidades percecionadas. Estudos recentes destacam o estabelecimento de um mecanismo de feedback entre estes processos fisiológicos, subjacente a um conjunto de regiões cerebrais integradas na central autonomic network, verificando-se um efeito modulatório da variabilidade da frequência cardíaca sobre a capacidade interocetiva, com possíveis implicações no funcionamento emocional e cognitivo. Metodologia: O presente estudo foi elaborado com o objetivo de estudar esta relação e a sua influência sobre o funcionamento cognitivo, desenvolvendo-se a hipótese de um efeito preditivo individual e combinado destas variáveis no desempenho de uma tarefa de memória de curto-prazo. Foi incluída uma amostra não probabilística de quarenta e um participantes saudáveis. Inicialmente, foram aplicados os questionários de avaliação da saúde psicológica, seguidos do preenchimento do questionário MAIA, para avaliação da sensibilidade interocetiva e da realização da tarefa de memória de dígitos, para avaliação do funcionamento cognitivo. Posteriormente, foi realizada a gravação das medidas fisiológicas basais dos participantes através de um eletrocardiograma e, por fim, foi efetuada a tarefa de deteção do batimento cardíaco. Resultados: Não foram encontradas correlações entre a interoceção e a variabilidade da frequência cardíaca, mas observou-se uma associação positiva III entre a HRV e a sensibilidade interocetiva. Para além disto, verificou-se uma corelação positiva e um efeito preditor entre a precisão interocetiva e a tarefa de memória de dígitos. Discussão: A capacidade interocetiva desempenha um papel fundamental no âmbito da manutenção da homeostase, do processamento emocional e no funcionamento cognitivo, orientando as respostas fisiológicas de acordo com o meio que nos rodeia. Neste sentido, a literatura científica atual evidencia uma relação entre a perceção de sensações corporais e a capacidade de resposta do organismo, indicada pela variabilidade de frequência cardíaca. Os resultados obtidos não foram de encontro ao esperado, no entanto, evidenciaram uma associação entre a regulação autonómica e a dimensão emocional da sensibilidade interocetiva, o que reflete a implicação destas componentes na experiência emocional, e uma relação positiva e preditiva entre a capacidade interocetiva e o desempenho em tarefas cognitivas simples, o que reflete o papel da interoceção no funcionamento cognitivo. Conclusão: A presente investigação exploratória apresenta evidências preliminares sobre a relação entre a interoceção e a regulação autonómica e as suas implicações no funcionamento cognitivo e emocional. Ainda que não se tenham verificado algumas associações esperadas, fornece informações importantes sobre as diferentes dimensões integradas no processo complexo da interoceção e da sua implicação na responsividade autonómica e no funcionamento cognitivo
- Do they truly care? perceived organizational support, psychological well-being and the mediating role of internalized stigma among portuguese workersPublication . Guedes, Mariana Fernandes de Faria; Oliveira, Sandra Elisabete HenriquesBackground: Recently, mental health and employee well-being have become a growing concern within organizations. However, research on the impact of organizational support on workers' psychological well-being remains relatively limited, and studies on the potential experience of stigmatization in the workplace are even scarcer, highlighting the need for further exploration of this phenomenon. Objectives: To investigate how the perception of organizational support (POS) influences the psychological well-being (PWB) of Portuguese workers. Additionally, to propose a model in which internalized stigma mediates the relationship between POS and PWB in workers with a mental health condition. Method: After informed consent, two correlational studies were conducted. In Study 1, measures of POS and PWB were applied to 278 workers (219 women and 58 men, aged between 18 and 66 years [M=37.05, SD=13.18]). The sample for Study 2 involved 109 workers (92 women and 17 men, aged between 18 and 63 years [M=36.39, SD=12.93]), who were also assessed for internalized stigma (ISMI). Results: The results of Study 1 revealed a significant positive relationship between POS and PWB, indicating that workers who perceive greater organizational support report higher psychological well-being. The results of Study 2 showed that ISMI was negatively associated with PWB, but did not mediate the relationship between POS and PWB. Conclusion: These findings highlight the negative impact of the stigmatization experience on the psychological well-being of workers with mental health conditions. Future research should investigate other factors that might influence the relationship between POS and ISMI. Practical implications include the development of organizational interventions to strengthen support systems and combat the internalization of stigma related to mental health.
- O nível de literacia dos utilizadores da internet face à publicidade online comportamental, tratamento de dados e políticas de privacidade : estudo de caso sobre o BarreiroPublication . Veríssimo, Inês Eusébio Ribeiro dos Santos; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoCom o aumento da necessidade dos utilizadores se envolverem com as plataformas digitais e o resultante aumento da produção de dados, a informação pessoal dos utilizadores encontra-se cada vez mais acessível para práticas de tratamento de dados, nomeadamente, para direcionar publicidade online comportamental, suscetíveis de causar vulnerabilidades na privacidade dos utilizadores. A presente dissertação tem o propósito de compreender a relação entre o nível de literacia, face à publicidade online comportamental, tratamento de dados e políticas de privacidade, e a adoção de comportamentos de proteção de dados e de privacidade online nos utilizadores da Internet do Barreiro, uma localidade que testemunha um envelhecimento populacional consecutivo e verifica um dos resultados mais elevados de taxa de analfabetismos e de abandono escolar face à média da Área Metropolitana de Lisboa. Dada a necessidade, cada vez mais evidente, da população se envolver com as plataformas digitais, a compreensão do nível de literacia de uma localidade com estas características torna-se imperativo para a integração digital sem comprometer os utilizadores mais vulneráveis. Para a concretização do estudo foram realizadas entrevistas exploratórias às entidades responsáveis pelos programas de literacia e inclusão digital e um inquérito por questionário a uma amostra diversificada de 273 utilizadores. O nível de literacia dos utilizadores da Internet, residentes no Barreiro, é reduzido e incompleto, uma vez que são poucos os utilizadores que compreendem o propósito da publicidade online comportamental, do tratamento de dados e das políticas de privacidade, bem como a existência e como realizar os possíveis comportamentos de proteção. Constatouse que o nível de literacia é um meio para habilitar os utilizadores na adoção e prática de comportamentos informados sobre a proteção e privacidade online e que as iniciativas de literacia digital permitem o desenvolvimento das competências pessoais dos utilizadores que se refletem no alinhamento das suas perceções e intenções comportamentais com os seus comportamentos reais, em especial, nos utilizadores mais vulneráveis.