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- A proteção da trabalhadora grávida, puérpera ou lactante e do trabalhador no gozo de licença parental em matéria de despedimentoPublication . Leal, Vânia Andreia Silveira da Silva; Carvalho, Sandra Catarina Nunes de OliveiraA proteção da parentalidade, em especial nos últimos anos, tem vindo a revelar-se como um dos pilares fundamentais visados pelo Estado Português, bem assim como por organizações como a União Europeia, a Organização das Nações Unidas e a Organização Internacional do Trabalho. Sendo certo que todos os direitos consagrados na legislação nacional, em especial no Código do Trabalho, são merecedores de reflexão, a opção tomada foi no sentido de cingir a presente análise àquela que é a proteção conferida à trabalhadora grávida, puérpera ou lactante e ao trabalhador no gozo de licença parental, em matéria de despedimento. Para o efeito, foi realizada uma investigação sobre as principais questões existentes em torno do artigo 63.º Código do Trabalho, tendo sido analisadas, em especial, as reflexões que têm vindo a ser efetuadas em torno do imprescindível pedido de parecer prévio à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, organismo competente para a verificação da ocorrência de situações discriminatórias. Simultaneamente, e com o fito de se compreender algumas das opções legislativas adotadas, propomo-nos demonstrar a evolução da proteção desta categoria de trabalhadores no ordenamento jurídico nacional e internacional.
- Implementing a sustainable B2B marketing strategy for the eyewear company VAVAPublication . Neiva, Carolina Rocha; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eThis study aims to assess the sustainability development performance (economic, social, and environmental) of a fashion eyewear company by implementing short-loop circular economy strategies (refuse, reduce, resell/reuse and repair) in its retail stores. Unlike previous studies focusing merely on benefits, this research applies action research methodology, combining quantitative (survey) and qualitative (interviewees) approaches with the aim of presenting it as a good principle for developing, applying, and measuring projects of this nature. Divided into three cycles (project identity, circular economy strategy plan, and implementation), each with four steps (act, plan, collect and reflect), the study aims to adjust strategies for optimal results. Results indicate eyewear retailers’ lack of commitment to circular economy strategies but a willingness to incorporate them with external support. The company under study believes these strategies will enhance its economic, social, and environmental performance. The study presents an innovative framework for integrating sustainability into fashion eyewear retail operations, with potential applications in the broader fashion industry (e.g., accessories).
- O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 : trabalho digno e crescimento económico : uma análise comparativa da sua implementação na União Europeia a 27Publication . Madeira, Catarina Setim; Costa, Leonardo Filipe Seixas BarretoCom o intuito de avaliar e proceder a uma análise comparativa da implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS8) - Trabalho Digno e Crescimento Económico - na União Europeia como um todo, nas suas regiões supranacionais e nos seus Estados-membros, nos subperíodos 2010-15 e 2016-2022, esta dissertação fez uso do método Alkire-Foster para desenvolver um sistema de indicadores que constitui o designado Índice Multidimensional do ODS 8. Os resultados mostram uma evolução positiva na implementação do ODS 8, de 2010-2015 para 2016-2022 e nos diferentes territórios considerados. Em 2010-2015, a maioria dos Estados-membros apresenta um desempenho insatisfatório, invertendo-se a situação em 2016-2022. Todavia, os resultados também mostram que, de 2010-2015 para 2016-2022, há OE do ODS 8 em que o desempenho melhorou e outros em que o mesmo piorou. Em 2010-2015, as regiões Europa Central e Oriental e Europa do Sul apresentam os piores desempenhos. Já em 2016-2022, as regiões com o pior desempenho são a Europa do Sul e a Europa Ocidental. É também notória uma grande disparidade nas performances dos Estados-membros no seio de cada uma das quatro regiões supranacionais europeias, o que indica que a promoção do ODS 8 é influenciada, em primeira instância, pelas circunstâncias específicas vividas em cada Estado-membro. No que refere aos Estados-membros individuais, em 2010-2015 o melhor desempenho foi da Suécia e o pior do Chipre. Já em 2016-2022 o melhor desempenho foi da Irlanda e o pior da Finlândia e da Eslováquia. Os resultados permitem entender em que OE os diferentes territórios mais têm de concentrar os seus esforços para melhorar o seu desempenho na implementação do ODS 8.
- 100% pure woman : a discriminação em razão da identidade de género no acesso às atividades profissionais desportivasPublication . Moreno, Mariana de Sequeiros Araújo Jorge; Rouxinol, Milena SilvaO movimento progressivo no sentido da desconstrução dos paradigmas sociais relativos ao género e ao sexo enfrenta um dos seus maiores desafios no campo desportivo, suscitando questões em relação às quais o Direito tem de estar necessariamente atento. A presente dissertação constitui uma reflexão sobre o problema da discriminação em razão da identidade de género no acesso às atividades profissionais desportivas, explorando as suas dimensões legais, sociais e éticas através das lentes do Direito Antidiscriminação, do Direito do Trabalho e do Direito Desportivo. Centrando-se no enquadramento jurídico existente, o estudo evidencia as barreiras sistémicas que as pessoas transgénero enfrentam no âmbito laboral, em especial no contexto desportivo. Com base na análise dos regulamentos, políticas e práticas implementados pelas federações desportivas, e sempre tendo em consideração a especialidade da atividade e da relação jurídica em causa, visa-se sublinhar o impacto dos requisitos de elegibilidade para as categorias competitivas feminina e masculina e das diretrizes relativas à participação de atletas transgénero, do ponto de vista da discriminação no acesso ao emprego e da sua possível justificação à luz de um requisito ocupacional genuíno.
- From dust to dreams : unravelling the store atmosphere's influence on parents' second-hand purchasing intentionsPublication . Marques, Rita Isabel Oliveira Gonçalves de Teles; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eThis thesis aims to identify which dimensions most influence the parents’ purchase intention of second-hand children’s clothing (SHCC), with a primary interest on how the store atmosphere plays a role in the shaping of consumers’ preferences. The study targets parents, caregivers and others who purchase children’s clothing in Portugal with a focus on understanding the motivations behind their purchasing decisions. The research firstly begins with a thorough literature review to support the model intended to pinpoint the factors motivating, as well as the factors refraining, the purchasing decision of SHCC. It investigates how three dimensions (store atmosphere, products’ characteristics and consumers’ characteristics), encompassing a total of eight independent variables (lighting, colour, music, cleanliness and layout, price, hygiene, environmental sustainability concerns and social embarrassment), affect the purchase intention of SHCC. Data collection involves a survey, written in Portuguese, and distributed to the target audience through family and friends alongside various Facebook groups related to the matter. The gathered data is analysed through statistical tools including IBM SPSS 29 and smart-PLS, making use of the partial least squares equation model (PLS-SEM) to assess the relationships between the constructs. The study found that colour, music, price and especially environmental sustainability concerns have a significant positive influence on the purchase intention of SHCC, while hygiene presents itself as a barrier to this consumption. The results of the study are perceived as valuable for businesses in the children’s clothing industry, particularly those in the second-hand market, as they provide helpful insights into the factors that drive consumers to purchase SHCC, despite the paper’s limitations of a low sample size and the focus on a specific geographic area.
- Minimalism consumption in home design and furniture : sustainability as the key mediator amidst young adults' consumption choicesPublication . Lima, Eduarda Nogueira; Silva, Susana Cristina Lima da Costa e; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraMinimalism, also known as the “Less is More” movement, has, despite its long history, been more adopted by young adults, in recent years. In this sense, this study’s main objective is to understand how minimalism influences young consumers’ furniture and home design choices. We studied this topic through the existing literature on the subject to have a deeper understanding of consumer minimalism and its impact on younger generations. Through the available literature, we learned that there are three determinants, sustainability, financial and emotional well-being, which can potentially mediate the relationship between consumer minimalism and young adults’ consumption choices. With this information, we constructed three models to test if the determinants found in the literature influence the relationship between the two variables and to see if there exists a direct relationship between them. A survey was conducted, and we collected 205 answers, which were analysed using SPSS and SmartPLS. The most important conclusion we can underline is that only one out of the three determinants, sustainability, is a positive mediator between consumer minimalism and young adults’ sustainable consumption choices, which also explains the existence of an indirect positive relationship between these two variables. This revelation discloses a previously undiscovered linkage, thereby adding a novel insight to the ongoing investigation into this topic. It was, also, discovered that young adults’ financial consumption choices are affected directly by consumer minimalism and their emotional consumption choices are in general (directly and indirectly) influenced by the independent variable. The results regarding the other relationships between the variables presented in the models demonstrate that consumer minimalism promotes sustainability practices and that sustainability and current financial well-being positively impact young adults’ sustainability consumption choices. Additionally, consumer minimalism contributes to expected financial well-being, induces positive emotions in consumers who embrace it, and diminishes the presence of negative emotions. Positive emotional well-being positively impacts young adults’ emotional consumption choices. These outcomes solidify the findings from previous literature but also provide new insights. The results show that the discovery of sustainability as a mediator, as well as, of the new relationships found between consumer minimalism and young adults’ sustainable, financial, and emotional consumption choices can be further investigated in detail by future researchers and that companies might use this study to understand how to embrace minimalism in their strategies to capture and satisfy the new wave of consumers more successfully.
- The role of paid media managers in driving effective paid media strategies in an advertising agencyPublication . Oliveira, Bianca Sofia Dominguez de; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eTechnological advancements have driven the increasing availability of data and the emergence of online media platforms, which have inherently reshaped the landscape of media planning and buying practices. These changes have triggered a redefinition of the activities and skills demanded by media professionals who struggle to achieve the full potential of digital advertising. This study aims to explore the role of the Paid Media Manager in successfully implementing a digital advertising campaign. This involves understanding the key activities that must be performed, and the necessary skills to support the performance of those activities, which ultimately should culminate in benefits for brands seeking digital advertising solutions. To accomplish this goal, we selected a multiple-case study approach built on top of 8 interviews with Paid Media Managers from advertising agencies and 5 clients of digital paid media services. Throughout the analysis, we identified that the Paid Media Manager should challenge the client briefing to effectively plan a digital advertising campaign that can achieve client objectives, collaborate with the creative team to guarantee the alignment between creative content and paid media strategy, and interactively adjust campaign elements for campaign performance’s optimization. Moreover, the findings suggest that the activities needed to be carried out by the Paid Media Manager demand technical, information management, critical thinking, creativity, collaboration, and communication skills. Finally, this research also suggests that successful implementation culminates in benefits for brands, namely efficient targeting, real-time adaptation of content, and cost-effectiveness. The current study provides an actionable roadmap for effective implementation of a digital advertising campaign for Managers in advertising agencies.
- Effects of consumption values on vegan food purchase intention : a cross-cultural study in India and PortugalPublication . Tharakan, Riya Roy; Silva, Susana Cristina Lima da Costa e; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraThe rising popularity of vegan foods is fueling the growth of the global vegan food market, which is expected to reach 77.8 billion USD by 2025 (Statista, 2024). Despite its popularity, research on vegan foods remains limited. Understanding what drives the purchase intention of vegan foods is crucial for vegan food companies to enhance their product marketing strategies and appeal to a broader audience. Studies on consumer perceived value has shown that it has an important influence on consumer behavior (Bhattacharyya et al., 2023; Sweeney & Soutar, 2001). Thus, the main objective of this cross-cultural study in India and Portugal was to determine the values affecting vegan food purchase intention. Applying the Theory of Consumption Values (Sheth et al., 1991), we investigate the extent of influence of different consumption values on the purchase intention of vegan foods. Adopting a quantitative approach utilizing self-administered surveys, 396 responses were analyzed using multiple linear regression analysis. The findings reveal that functional value quality, functional value price, emotional value, conditional value and ecological value were predictors of vegan foods purchase intention in India. In contrast, functional value quality, emotional value, epistemic value, and ecological value were found to be predictors of vegan foods purchase intention in Portugal. This study extends the theory of consumption values, by including ecological value in the consumption values and contributes to research on sustainable consumption in the context of this theory. It stands as one of the first studies to compare vegan food purchase intention between India and Portugal, shedding light on different predictors of vegan food purchase intention in each country.
- Plano de marketing para o Banco Carregosa : como aumentar a quota de mercado na área de banca privadaPublication . Silva, Mariana Neves; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eO presente Trabalho Final de Mestrado, na modalidade de relatório de estágio, teve lugar num contexto organizacional no Banco Carregosa e aborda os desafios da área de banca privada, onde a relação e proximidade são cruciais. Em resposta à crescente presença tecnológica e evolução rápida do setor bancário, é fulcral repensar estratégias para manter e fortalecer a relação com os clientes. Através da metodologia de investigação-ação, desenvolvemos um Plano de Marketing direcionado para o aumento da quota de mercado do Banco Carregosa, que opera na banca de investimento em Portugal. A análise de situação revelou as necessidades e oportunidades para aprimorar a oferta de produtos e reforçar os canais de distribuição do Banco. Dadas estas considerações, foram definidos objetivos e estratégias de marketing tendo em vista posicionar a área de banca privada do Banco Carregosa como uma referência na gestão de património em Portugal. De modo a alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma estratégia de penetração de mercado e de desenvolvimento de produto, com vista à retenção e fidelização de clientes. Depois de definido o planeamento estratégico, avançou-se para a fase de implementação, propondo 7 medidas de ação centradas em torno de três grandes eixos: oferta de produtos de investimento, experiência do cliente e expansão dos canais de distribuição. Estabelecemos um cronograma, um orçamento1 e KPIs para monitorização do progresso, e avaliação do sucesso do plano.
- Biomodulação da reparação óssea em resposta às terapias com gás ozono e irradiação a laserPublication . Fantino, Ludovica; Junior, Sérgio Allegrini; Moura, Anna Carolina Volpi Mello deIntrodução: A reparação óssea envolve processos biológicos complexos mediados por moléculas sinalizadoras. As terapias utilizando irradiação a laser e com gás ozono emergem como alternativas promissoras no processo de regeneração óssea. Com efeito, o propósito desta revisão sistemática é avaliar os efeitos bioestimulatórios durante a reparação óssea empregando esses dois modelos de terapias alternativas, e analisando qual a concentração de ozono e potência dos lasers necessários para obter uma melhor resposta biomoduladora. Metodologia: A pesquisa foi efetuada através das bases de dados PubMed/Medline®, Web of Science®, Embase e Scopus® onde foram utilizados termos MeSH e termos de texto livre com os operadores booleanos AND e OR. Dois investigadores independentes com o auxílio da plataforma RAYYAN, fizeram a seleção dos artigos segundo o fluxograma das diretrizes PRISMA, e a concordância foi avaliada pelo coeficiente kappa de Cohen. Sucessivamente, os artigos foram analisados e escolhidos segundo os critérios de elegibilidade estabelecidos. Resultados: A investigação inicial identificou 60 artigos. Após a seleção através dos critérios de inclusão e exclusão, 5 artigos foram considerados adequados e depois da leitura do texto completo, foram incluídos no estudo. As terapias de irradiação a laser e ozono comparativamente com os grupos de controlo apresentaram resultados significativamente maiores em termos de regeneração óssea a longo prazo, sobretudo quando utilizadas nas fases inicias da cicatrização. Conclusão: Os resultados obtidos nesta revisão indicam que as terapias de ozono e laser demonstraram ser uma alternativa eficaz para acelerar a cicatrização e promover a regeneração óssea, mas a literatura carece de estudos clínicos. Contudo, a terapia com gás ozono revelou ser mais eficaz em termos de uma redução na reabsorção óssea e a terapia com laser mais eficaz na reparação óssea. Mesmo assim, mais estudos comparativos são necessários para determinar os parâmetros ideais de aplicação.
