Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-17"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- O percurso para o desenvolvimento de competências no cuidado à pessoa em situação críticaPublication . Pêra, Márcia Daniela Ribeiro; Ferreira, Maria Amélia DiasO presente Relatório assume-se como o retrato do percurso para o desenvolvimento de competências de Enfermeira Especialista e tem a finalidade de espelhar o trabalho desenvolvido na unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, integrada no plano curricular do 16º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, que contemplou dois contextos da prática, uma unidade de cuidados intensivos da região norte de Portugal e a emergência extra-hospitalar. A elaboração deste documento teve como referência as Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e conta com o relato das experiências e do desenvolvimento de atividades em estágio, fundamentadas com evidência científica, que permitiram a aquisição de competências na área de especialização. Deste percurso para o desenvolvimento de competências no cuidado à pessoa em situação crítica são elencadas as principais atividades desenvolvidas, das quais destacam-se: a construção de uma proposta de ferramenta de apoio à transição de cuidados com o recurso à técnica ISBAR; a elaboração de uma revisão da literatura sobre a gestão do ambiente na unidade de cuidados intensivos; e a realização de um trabalho no âmbito da integração do mindfulness como estratégia para a redução do stress nos enfermeiros da emergência extra-hospitalar, que culminou numa formação aos enfermeiros da emergência extra-hospitalar. Neste relatório são, ainda, realçadas aprendizagens no cuidado à pessoa em situação crítica e família, na resposta a situações de emergência e exceção e na prevenção e controlo da infeção e de resistência aos antimicrobianos. A reflexão inerente à realização deste relatório permitiu a assimilação da necessidade de promover uma prática de cuidados especializados e seguros e a contribuição fulcral da investigação na melhoria continua da qualidade dos cuidados.
- Escuta e formação: o silêncio pedagógico em MontessoriPublication . Araújo, Alberto Filipe; Araújo, Joaquim Machado de; Chaves, Iduina Mont'AlverneO silêncio é um fenómeno multifacetado com diferentes implicações no processo educativo. Remetido para as margens do discurso educacional, o tema do silêncio ressurge pela sua ligação aos temas da atenção e da escuta, bem como pela sua influência no ambiente de sala de aula e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Pressupondo que a reconstrução da pedagogia se fortalece quando parte dos germes de construção nova contidos na sua própria conceção socio-histórica e cultural, este estudo retoma a proposta pedagógica de Maria Montessori. Neste sentido, pretende-se identificar a ideia e os tipos de silêncio preconizados no método desta pedagoga, assim como interpretá-los como expressão de princípios que marcaram o debate sobre a educação escolar no século XX. Este estudo, de natureza hermenêutica, destaca não apenas uma conceção positiva do silêncio como também a valorização do silêncio interior e a sua faceta de recolhimento. Assim, ainda serão relevantes as perspetivas da sua exercitação em contexto formal de educação infantil e do desenvolvimento pessoal e social potenciado pela unidade entre corpo e mente.
- Elementos para uma estética teológica da casa comumPublication . Villas Boas, Alex; Vieira, RenatoA Laudato si’ aponta para a crise de um paradigma civilizatório, que se instala também em um certo desaparecimento da sensibilidade estética, e indica assim para a relação entre uma educação estética e a preservação de um ambiente sadio (Ls 215) para resistir a um pragmatismo utilitarista contemporâneo. O presente artigo pretende explorar os elementos contidos na encíclica social e na perspectiva do Papa Francisco que possam corroborar para uma estética teológica da Casa Comum, nomeadamente na medida em que estes elementos dizem respeito a uma interconexão com todas as coisas e seus desdobramentos interculturais na cultura do encontro e éticos na cultura do cuidado.
- A tradução dos discursos de Salazar para língua inglesa : um contributo para a história da tradução no século XX em PortugalPublication . Chumbo, Isabel Augusta; Seruya, Teresa Maria Menano; Gombár, ZsófiaA tradução de textos políticos tem sido uma prática habitual ao longo do tempo, mas a sua análise do ponto de vista dos estudos de tradução tem, no entanto, sido marginal. O mesmo acontece com os discursos de Oliveira Salazar traduzidos para língua inglesa. A sua quantidade, justificada pelo longo período de vigência da sua liderança durante o Estado Novo, faria deles candidatos óbvios a um local privilegiado de análise. Tal não se verificou, porém, até agora, de forma sistemática, pretendendo este estudo dar um passo nesse sentido, contribuindo inequivocamente para um conhecimento mais aprofundado do período que decorre entre 1933 e 1949, no que toca às traduções para língua inglesa dos discursos proferidos por Salazar. Os recentes desenvolvimentos da história de tradução, enquanto campo de estudos eminentemente interdisciplinar, com um metadiscurso coerente e vasto, contribuem ativamente para esta investigação, cujo objectivo principal é revelar e compreender a forma como o regime transmitia as suas ideias e princípios a um público estrangeiro, no caso, o britânico. A análise a partir do interior do regime para o estrangeiro constitui uma novidade nos estudos de tradução recentes em Portugal e pretende colmatar uma lacuna existente na pesquisa nos campos da tradução e da sua história. O presente trabalho será orientado pelos objetivos seguintes: (i) compreender o funcionamento do processo de tradução para língua estrangeira de um determinado corpus no Estado Novo, (ii) mapear e descrever o processo de tradução no escopo temporal do trabalho, evidenciando os seus diferentes agentes, (iii) problematizar o conceito de tradução institucional no contexto português, (iv) perceber o papel dos tradutores no processo de tradução, (v) descrever e analisar um corpus de discursos traduzidos para inglês da autoria de Oliveira Salazar recorrendo a uma categorização e metodologia próprias. Esta análise permitirá explicar e interpretar diversos fenómenos tradutológicos. O caráter inovador desta investigação revelar-se-á essencial à abertura de novos itinerários, baseados neste corpus e dados ou em outros, a acrescentar aos que agora se discutem.
- Um caminho para o desenvolvimento de competências especializadasPublication . Moura, Ana Rita dos Santos Dias; Ferreira, Maria Amélia DiasO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do 16º curso de mestrado em enfermagem médico-cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, da Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Este trabalho reflete o percurso realizado ao longo dos contextos de estágios numa Unidade de Cuidados Intensivos e no Instituto Nacional de Emergência Médica. A elaboração do mesmo foi realizada com o objetivo de expor uma análise das competências adquiridas enquanto futura enfermeira especialista em ambos os contextos de estágio, tendo em conta os objetivos que defini e os objetivos propostos no guia de estágio à luz das competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área da pessoa em situação crítica. O relatório segue uma metodologia crítico-reflexiva e descritiva das atividades desenvolvidas durante os estágios, atendo à evidencia científica mais atual e à minha experiência profissional, com o objetivo de demonstrar a aquisição de competências especializadas. Na passagem por ambos os contextos descritos acima, foram desenvolvidas competências na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e família, mais especificamente, competências: na gestão de recursos humanos e materiais, no respeito pelo direito e defesa da dignidade humana, em competências comunicacionais, na gestão e prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, na gestão de cuidados em situações de emergência, exceção e catástrofe, na prevenção e controlo de infeção nos cuidados de saúde, e, na melhoria continua da qualidade dos contextos. Assim, consegui promover uma prática de cuidados eficiente e segura à pessoa em situação crítica, tendo em conta as questões éticas no âmbito da prestação de cuidados, promovi o estabelecimento de uma relação terapêutica com a pessoa e família, mas também elaborei trabalhos complementares, tais como uma revisão integrativa da literatura sobre o tema, uma contextualização teórica de um tema ao interesse e uma proposta de melhoria ao serviço. A realização deste relatório permitiu consolidar e registar o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências relacionadas com a pessoa e família em situação crítica, atingindo assim os objetivos propostos com sucesso.
- Evaluating children's engagement with technology through the lens of the grammar of visual designPublication . Sylla, Cristina Maria; Gil, Maitê Moraes; Menegazzi, Douglas; Landoni, MonicaIn this pictorial, we describe a user study carried out with a group of 20 first graders (ages 6-7). The aim of the study was to investigate if it is possible to infer children's engagement with technology by looking at their drawings. The analyses of children's drawings was informed by the Grammar of Visual Design (GVD) and the results evidence that children's drawings provided valuable insights, helping to understand children's engagement and involvement with the tool. Applying the GVD to inform the analytical process reduced subjective interpretations of children's drawings. As such, this work adds evidence to the body of knowledge that seeks to validate more reliable methods to assess children's opinion in user studies.
- O cuidado holístico à pessoa em situação crítica : o papel do enfermeiro especialistaPublication . Oliveira, Daniela Patrícia Alvelos; Ferreira, Maria Amélia DiasA realização do relatório surge no âmbito da unidade curricular designada “Estágio Final e Relatório”, do curso de mestrado em enfermagem com especialização em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica – 16ª Edição, da Universidade Católica Portuguesa. O objetivo do presente relatório prende-se na realização da análise fundamentada das competências desenvolvidas nos contextos de estágio inerentes ao enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem á pessoa em situação crítica, através do cumprimento de objetivos e atividades previamente definidos para o estágio, e como método de avaliação da unidade curricular para posterior atribuição do título de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem á pessoa em situação crítica e de mestre em enfermagem. Seguindo uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, este relatório encontra-se estruturado em 5 capítulos, que espelham o contínuo desenvolvimento de competências nos estágios realizados, nomeadamente na unidade de cuidados intensivos, serviço de urgência polivalente e UL-PPCIRA. Para além dos momentos ricos de contacto com a pessoa em situação crítica e de intervenção no que diz respeito à prevenção e controlo de infeção, também os momentos de autorreflexão, de observação e de reflexão com os pares foram de extrema importância para o meu crescimento e sedimentação de comportamentos e conhecimentos que permitiram a aquisição de competências para o cuidado especializado. O enfermeiro especialista deverá então diferenciar-se pela sua alta performance na prestação de cuidados diferenciados, integrando conhecimentos baseados na evidência científica, com uma atitude de liderança e gestão eficazes e eficientes, demonstrando aos pares a sua capacidade técnica, crítica e reflexiva na prestação de cuidados, visando a segurança e a qualidade dos mesmos. Estas competências adquiridas e potenciadas através dos estágios, permitiram assim maximizar a conceção e prestação de um cuidado holístico, especializado e altamente diferenciado.
- (Re)imagining human-yeasts relations via art-science collaborationPublication . Timurgalieva, Olga; Moreira, Patrícia; Direito, EvaMore-than-human beings are largely de-animated in Western cultures and perceived as the backdrop for human activities. At the same time, with the modern modes of consumption and production, customers often do not know how specific products have been created and which more-than-human beings have been involved in manufacturing particular consumables. As a partial response to such alienation, this text presents the book, Yeasts as We Do Not Know Them, as a means to learn about human-yeast interactions and the ways these fungal microbes are used to manufacture different products and substances. The book, therefore, (re)imagines yeasts as omnipresent, diverse, and symbiotic. Conceiving symbiosis as a set of interspecies relations, including mutualistic, pathogenic, and commensal ones, the project, Yeasts as We Do Not Know Them, as this article argues, maps diverse interspecies interactions and, by doing so, helps to navigate through material systems, thus invoking trans- corporeal ethics.