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- The mediating role of green knowledge in the relationship between consumer’s life values, income and green purchase decisionPublication . Pestana, Marta Lopes; Almeida, Maria Leonor Maciel dos SantosNowadays, companies are faced with the urgent necessity of creating sustainable products that align with the current generation's environmental preferences and concerns. As consumers increasingly contemplate the ecological ramifications of their purchasing choices, this study investigates the relationship between consumer Life Values, Income, and Ecological Purchasing Decisions, focusing on the mediating role of Ecological Knowledge. The research sample contains 376 respondents, of whom 156 identify as female (41.5%), 187 as male (49.7%) and 1 as other (0.3%). The average age of this cohort is 34.49 years, with a standard deviation of 13.085 and a range from 18 to 76 years. The results emphasize the effectiveness of Green Knowledge as a mediator, revealing that high levels of Green Knowledge are correlated with a greater propensity for Green Purchasing decisions and environmental Life Values. Remarkably, the study also reveals specific unfavorable associations between income and Green Knowledge but underlines the fundamental influence of income in promoting sustainable consumption practices. This research contributes valuable information to the evolving discourse on sustainable consumer behavior. The links uncovered between Green Purchasing Decision, Income, Life Values, and Green Knowledge offer a multi-faceted lens to analyze consumer behavior.
- A experiência de um projeto de mediação de conflitos : o contributo da EMRC para o desenvolvimento da paz escolarPublication . Lourenço, Nelson de Jesus Martins; Melo, Rodrigo Eiró Queiroz e; Ambrosio, Juan Francisco GarciaO tema da paz universal foi o escolhido na minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Ao longo das aulas dadas foi importante perceber o quanto os alunos se interessam pelas questões da paz, não apenas numa abordagem da mesma no que define o programa de EMRC do 7.º ano de escolaridade, como pela tentativa que se fez de uma abordagem que ligasse o tema e as vivências do dia-a-dia de cada aluno, fazendo-os entender que a ideia de uma paz universal só faz sentido se vislumbrada a partir de uma vivência quotidiana e muito pessoal da mesma. É fundamental explorar, discutir, abordar com os alunos o tema da paz universal no seu percurso escolar. Seria desejável que se constituísse como um verdadeiro assunto a discutir em todos os níveis de ensino e, sugere-se que fosse abordado como tema inicial, numa perspetiva de introdução à disciplina de EMRC e fosse forma de preparar o próprio ambiente escolar para uma convivência pacífica. Porém, a paz universal, que na visão dos alunos é como que uma utopia difícil de perseguir, só faz sentido se for abordada numa visão que a contextualize nos seus quotidianos, permitindo um entendimento que a traga para uma prática vivida e vivenciada no ambiente escolar e deste parta para as relações sociais dos alunos. Pretende-se oferecer aos alunos, de forma consistente e muito real não só a discussão do tema da paz, mas dar-lhes instrumentos que possibilitem uma aprendizagem do que é a mesma como realidade a construir nos ambientes em que cada aluno se insere, nomeadamente o escolar. Aprender a resolver os conflitos da vida real e vivida por cada um é a melhor aprendizagem que se pode oferecer aos alunos. A criação em ambiente escolar de um espaço de diálogo, espontâneo e voluntário de resolução de problemas concretos ajuda os alunos a consolidar como aprendizagem uma opção serena sobre a paz e a aplicá-la no seu dia-a-dia e nas suas relações escolares e outras. O processo de mediação de conflitos é esse espaço que completa as discussões das aulas sobre a abordagem do tema da paz e oferece a experimentação de uma paz com efeitos práticos e efetivos na vida dos nossos alunos, dando à disciplina de EMRC uma capacidade pratica efetiva de ajudar os alunos e a comunidade.
- A gestão da comunicação interna : o caso de empresas hoteleiras no estado da BahiaPublication . Miranda, Adriana da Silva; Salazar, Ana Maria Pinto Lima Brites KankuraEsta dissertação tem como tema a comunicação interna nas empresas e como objetivo geral analisar a contribuição da comunicação interna para o desempenho das empresas hoteleiras no estado da Bahia. Os objetivos específicos incluíram investigar o gerenciamento e aplicabilidade da comunicação interna nas empresas hoteleiras do estado da Bahia, avaliar o impacto da comunicação interna na interação dos colaboradores com a empresa, analisar a relação entre comunicação interna, satisfação dos funcionários e produtividade, identificar os fatores que influenciam negativamente o desempenho dos funcionários em empresas com comunicação interna ineficaz, destacar a importância da comunicação interna como um fator chave para o sucesso das empresas hoteleiras e identificar se essas empresas utilizam tecnologias modernas como ferramentas na comunicação interna, como redes sociais internas. A metodologia utilizada foi um estudo descritivo, com a aplicação de questionários online aos funcionários das empresas hoteleiras na Bahia. A amostra foi composta por 125 funcionários de hotéis de diferentes classificações no estado da Bahia, selecionados por conveniência. Os resultados mostraram que a comunicação interna tem um impacto significativo no desempenho e na satisfação dos funcionários nas empresas hoteleiras da Bahia. Além disso, foi identificado que a utilização de tecnologias modernas, como redes sociais internas, é uma prática comum nessas empresas. Em conclusão, a comunicação interna é uma ferramenta essencial para o sucesso das empresas hoteleiras, influenciando positivamente a interação dos colaboradores com a empresa, a satisfação dos funcionários e a produtividade.
- Bridging the gap: exploring the role of locus of control in the transition from environmental concerns to organic product consumption in North Portugal, a SmartPLS studyPublication . Penalba-Sánchez, Lucía; Gregorio, Elisa Di; Claro, Raquel; Pinto, Mafalda; Pinto, Elisabete; Oliveira-Silva, Patrícia(1) Background: Exploring the drivers of organic food consumption is crucial for designing pro-environmental marketing strategies. This study aims to investigate elements associated with organic product consumption in North Portugal, with a particular focus on food sustainability. (2) Methods: A self-reported questionnaire was administered to 295 participants to examine (1) personal motivations, such as beliefs about the impact of consuming organic products on health, concerns about soil, and self-perception of control; (2) attitudes towards contextual motivations, including the value of time, price, labels, and taste; and (3) the frequency of organic product consumption. A partial least squares model was employed to explore the relationship between participants’ motivations and behavior. (3) Results: Perceiving organic food as healthy was positively associated with higher organic product consumption. Positive attitudes towards cost-effective products, spending less time purchasing products, and a high locus of control did not moderate this relationship. While soil concerns were not significantly associated with the consumption of organic products overall, this association was significant in participants with a higher locus of control. A low locus of control was associated with a positive attitude towards pesticides. (4) Conclusions: The findings suggest that bridging the gap between concerns about soil conditions and pro-environmental behavior involves perceiving oneself as an agent of change and becoming proactive at an individual level. Resources to enhance individuals’ environmental curiosity and literacy may increase their locus of control, fostering a more accurate attitude towards pesticides and, consequently, an increase in organic product consumption. Additionally, companies could strengthen the association between organic food and better health by investing in marketing. These strategies have the potential to positively impact food sustainability.
- O pensamento de Xi Jinping : a adaptação do Marxismo-Leninismo à China do século XXIPublication . Carvalho, João Maria Teixeira da Costa Possollo de; Gomes, Orlando Filipe SamõesA presente dissertação tem por objetivo analisar as caraterísticas ideológicas e fundamentais do Pensamento de Xi Jinping, a mais recente inovação ideológica do Partido Comunista da China. Xi Jinping tornou-se no líder incontestado da China e do partido comunista chinês em 2013, acumulando rapidamente os três cargos mais poderosos: Xi Jinping é Presidente da República Popular, Presidente da Comissão Militar Central e Secretário-Geral do Partido Comunista da China. Em 2017, Xi introduziu oficialmente a sua contribuição ideológica na forma da mais recente forma sinificada de marxismo-leninismo. Quando Xi subiu ao poder, muitos presumiram que o seu mandato seria uma continuação dos últimos 40 anos de abertura económica iniciados por Deng Xiaoping e que as reformas económicas e a abertura ao exterior seriam parte integrante da sua doutrina política. Desde então, Xi Jinping provou constantemente que tais presunções sem encontram fundamentalmente incorretas: o Pensamento de Xi Jinping é estatista, neoleninista, autocrático, ditatorial e representa uma reafirmação da doutrina ortodoxa marxista-leninista no contexto chinês. Ao longo desta tese, serão analisados os principais elementos ideológico do Pensamento de Xi Jinping, as suas origens e sobretudo a interpretação pessoal de Xi dos princípios marxistas-leninistas e como o atual presidente chinês os aplica na prática para solucionar as contradições atuais da sociedade chinesa.
- Violência e funcionalidade familiar nos adultos mais velhosPublication . Silva, Ana Rita Alves da; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáSegundo a Organização Mundial de Saúde, a violência contra o adulto mais velho é qualquer ato ou ausência do mesmo, com ou sem intenção, que causa dano e sofrimento. O presente estudo visa a análise da violência e funcionalidade familiar em adultos mais velhos, no âmbito da unidade curricular de Metodologias de Investigação Avançadas II, do curso de Psicologia da Educação, da Universidade Católica de Braga. Ao longo da investigação não foram encontrados dados estatisticamente significativos entre a violência e as restantes variavéis analisadas. Ainda assim o sexo masculino obteve médias mais elavadas, tal como nos participantes que frequentaram apenas o 1º ano de escolaridade. Considerando a idade, os adultos mais velhos com idades até 70 anos apresentaram os valores médios mais elevados, sendo as médias mais baixas pertencentes ao grupo de adultos mais velhos com mais de 80 anos. A violência nos adultos mais velhos é um assunto que deve ser atentado, uma vez que esta população é muitas vezes esquecida. Acreditase que a capacitação de todos os profissionais e a psicoeducação junto dos familiares destes inidividuos e com os mesmos são práticas futuras fundamentais.
- Propriedades psicométricas do Career Decision-Making Profile em adolescentes em Portugal do 12.º ano de escolaridadePublication . Oliveira, Martina Melo; Oliveira, Íris MartinsNa adolescência, ocorrem processos de tomada de decisão, a par de incertezas e mudanças que caracterizam este período de vida. Com base em experiências anteriores e em interação com contextos, os/as adolescentes desenvolvem perfis de tomada de decisão, com impacto nos seus níveis de certeza e compromisso com opções de carreira. Dada a necessidade de aprofundar conhecimento sobre os perfis de tomada de decisão, oferece-se um primeiro contributo para investigar as propriedades psicométricas do Career Decision-Making Profile (CDMP) com uma amostra de estudantes em Portugal do 12.º ano. Participaram no estudo 300 adolescentes (45.3% do sexo masculino, 54.7% do sexo feminino, Midade = 17.52). Após procedimentos de retroversão e reflexão falada, a medida foi respondida pelos/as participantes, em grupo, em contexto sala de aula. Os resultados da análise fatorial exploratória revelaram 10 dimensões que explicam 68.21% da variância. Foram encontrados valores de consistência interna, alfa de Cronbach, satisfatórios. Os resultados mostraram ainda evidências de validade convergente, nomeadamente, ao evidenciar relações estatisticamente significativas com a autoeficácia para a tomada de decisão de carreira e a satisfação com a vida. O CDMP revela-se, assim, como uma medida de autorrelato útil para apoiar práticas psicológicas. No entanto, estudos futuros podem continuar a estudar as propriedades psicométricas do CDMP junto de jovens e adultos/as portugueses, recorrendo à análise fatorial confirmatória e à análise de relações com outras variáveis.