Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-04"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- A influência do TikTok nos consumos musicais da Geração AlphaPublication . Dias, Ana Filipa Martins; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasO presente estudo debruça-se sobre a relação existente entre o TikTok e os consumos musicais da Geração Alpha, ou seja, as crianças nascidas desde 2010. A evolução e o reconhecimento do TikTok como social medium tem vindo a aumentar. Diversos estudos demonstram que a popularidade da plataforma é cada vez maior, principalmente junto dos mais novos, que veem no TikTok uma forma de obterem entretenimento e de se conseguirem expressar à sua maneira. Um dos principais pilares do TikTok é a música, sendo esta responsável, muitas vezes, pelo sucesso da aplicação. A música é, desde os primórdios da humanidade, uma forma de expressão e uma companhia para muitos, atualmente, o digital veio permitir que o contacto com a música seja imediato, estando só à distância de um click ou de um scroll. É, portanto, neste ponto que os dois conceitos se cruzam: a música, especialmente a música no TikTok, proporciona diversão e alegria, mas também tranquilidade e conforto, sendo assim muito cativante, especialmente para as crianças. A Geração Alpha apresenta já hábitos e consumos muito próprios, contudo, ao serem ainda crianças, é natural que se deixem influenciar por certos conteúdos que possam ver na internet. A investigação adotou um método misto, contendo assim instrumentos qualitativos como entrevistas exploratórias e grupos de discussão, e um instrumento quantitativo, o inquérito por questionário. As entrevistas exploratórias foram realizadas a três especialistas nas áreas em estudo, como forma de recolher mais informação, além do enquadramento teórico. O questionário foi partilhado com crianças nascidas entre 2010 e 2013 pertencentes aos mais velhos da Geração Alpha, obtendo-se 294 respostas. Por último, os grupos de discussão nos quais participaram 17 Alphas distribuídos em três grupos, com o objetivo de obter mais informações junto das crianças de uma forma mais informal. Através da aplicação dos instrumentos obtiveram-se resultados valiosos que comprovaram a influência do TikTok nos consumos musicais da Geração Alpha, como é o caso de apesar de a maior parte das crianças, abordadas no estudo, não gostar de certas músicas ou certos estilos musicais, acabar por os ouvir e dançar, graças à plataforma.
- Detenção em flagrante delito por particulares : como pode cada um de nós agir perante um crime? : ensaio sobre uma causa de justificaçãoPublication . Vieira, Ana Sofia Martins; Tavares, Sandra Flávia Correia BatistaA presente dissertação propõe-se - face à atual escassez de estudos e entendimento geral sobre esta temática - analisar e caracterizar o regime jurídico aplicável à detenção em flagrante delito por particulares. Começamos por estudar a natureza do normativo do artigo 255.º, n.º 1, alínea b) do Código de Processo Penal, os interesses protegidos e a oposição relevante entre a detenção efetuada por particular e por entidade competente. Revemos com cuidado a escassa doutrina e jurisprudência existente no sentido de nos posicionarmos sobre a questão controversa de saber se está justificada a utilização de meios coercivos pelo particular para efetivar com sucesso a detenção. Terminamos a nossa dissertação explicando, qual, no nosso entender, seria o regime completo e os requisitos que se devem ter por verificados para que a atuação do particular possa estar justificada e apresentando as nossas dúvidas e discordâncias sobre a constitucionalidade do normativo do artigo 381.º, n.º 1, alínea b) do Código de Processo Penal.
- As consequências da prisão preventiva e da pena de prisão do trabalhador no contrato de trabalhoPublication . Nabais, Jéssica Daniela Escarameia; Vasconcelos, Joana Maria de Vallera de Macedo Pinto eA delimitação entre a vida pessoal e a vida profissional do trabalhador assume uma importância acentuada. Não obstante, existem acontecimentos na esfera privada do trabalhador que afetam o contrato de trabalho, como é o caso da prisão preventiva do trabalhador ou da sua condenação em pena de prisão efetiva. Relativamente a estas questões verifica-se um vazio legislativo, uma vez que a lei não se ocupa dos impactos que a vida pessoal pode acarretar à vida profissional. Esta temática, pela sua premência e atualidade, é debatida pela doutrina e pela jurisprudência.
- A presunção de laboralidade nas plataformas digitaisPublication . Cardeira, Jéssica Martins; Vasconcelos, Joana Maria de Vallera de Macedo Pinto eA digitalização trouxe consigo novas formas de prestar trabalho, sendo incontestável que o trabalho através das plataformas digitais é, hoje, uma realidade, com grande tendência de crescimento. Afastando-se do modelo tradicional de trabalho subordinado, o trabalho através de plataformas digitais traz consigo inúmeras vantagens, sendo inegável, de igual modo, a existência de riscos associados. Certo é que, até hoje, não há qualquer proteção para as pessoas que veem, nesta forma de prestar trabalho, a sua fonte de rendimento, sendo de relevo perceber o caminho já percorrido e o que ainda deve ser trilhado.
- Segurança do doente crítico no transporte intra-hospitalarPublication . Roseira, Sara Maria dos Santos Carlos; Martins, Maria de Lurdes dos SantosEste relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa. Tem como propósito demonstrar o percurso efetuado ao nível do desenvolvimento de conhecimentos e competências académicas e profissionais ao longo do estágio realizado no serviço de medicina intensiva no período temporal entre setembro e dezembro de 2022. É usada uma metodologia descritiva, revisão da literatura, análise de experiências, intervenções realizadas e processos de aprendizagem, orientada para a aquisição e desenvolvimento das competências comuns e específicas definidas pela Ordem dos Enfermeiros. Neste relatório o tema aprofundado foi o da segurança do doente crítico durante o transporte intra-hospitalar. A atualização do conhecimento deste tema ajudou a identificar o papel do Enfermeiro em todo o processo de cuidados. Esta aquisição foi obtida através da realização de uma scoping review sobre o tema. Em síntese o presente relatório dá a conhecer as aprendizagens realizadas no âmbito da aquisição e desenvolvimento das competências de especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica e de Mestre em Enfermagem.
- Imputação de conhecimento às sociedades comerciais e os algoritmos black boxPublication . Santos, Pedro Carvalho de Moura Ferreira dos; Gonçalves, Diogo Manuel Costa; Confraria, JoãoA presente dissertação pretende, de forma concisa, sugerir um reforço na abordagem jurídica e económica do conhecimento como ativo empresarial, motivado pela evolução tecnológica e com especial enfoque no instituto da imputação do conhecimento. Vivemos numa era digital em que o desenvolvimento de tecnologias de informação se pode apelidar de revolucionário. Podemos argumentar que o conhecimento é dos ativos mais importantes - se não o mais importante – de uma empresa. A “revolução algorítmica” que alterou profundamente os mercados globais, veio revelar utilidades inesperadas para este bem. As tecnologias para monetizar dados evoluem de forma exponencial, a velocidades estonteantes e de forma imprevisível. Por isto, certos institutos legais têm dificuldade em acompanhar a rápida evolução tecnológica e obrigam-nos a uma reflexão. A questão da imputação de conhecimento às sociedades comerciais é fundamental para articularmos o valor deste cada vez mais precioso recurso, com a responsabilidade que deve existir no seu uso e armazenamento. No entanto, novas tecnologias de informação vêm desafiar as bases do critério que responde à questão: Quando é possível afirmar que uma sociedade conhece determinado facto? A imputação do conhecimento, como forma de estipular aquilo que uma empresa conhece, é um instituto legal intimamente ligado com o avanço das tecnologias de informação. Numa análise tanto jurídica, como económica e de gestão, vamos tentar sublinhar que nova abordagem merece este tema, para ser trazido para o centro do debate da economia dos dados e as novas tecnologias. Para tal, importa definir, até certo ponto, que tecnologias são essas, qual a diferença entre conhecimento, informação e dados e de que forma o conhecimento e sua imputação são relevantes não só para o Direito, mas também para a Economia. A necessidade de rever a regulação do conhecimento é simples: as alterações tecnológicas são de tal ordem que atualmente, graças à Inteligência Artificial, algumas empresas trabalham com conhecimento sobre-humano, a que chamamos black box. Assim, potenciais normas não vêm incidir sobre condutas humanas, mas sim sobre algoritmos autónomos. É uma alteração paradigmática que nos leva a repensar a relação entre humanos e máquinas e a forma destes trabalharem em conjunto.
- Imobilização da pessoa com suspeita de traumatismo vertebro-medularPublication . Reis, Joana Margarida Batalha; Fernandes, Sérgio Joaquim DeodatoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do 15º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Especialização à Pessoa em Situação Crítica, na Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre em enfermagem e o título de Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Nele pretendo descrever os objetivos e atividades desenvolvidas nos estágios, além das competências de mestre, competências comuns e competências específicas de enfermeira especialista adquiridas e desenvolvidas nesses contextos, através de uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva com recurso a pesquisa bibliográfica para fundamentação científica. O referencial teórico do relatório e da prática de cuidados à pessoa em situação crítica nos contextos de estágio é a teoria das necessidades humanas fundamentais de Virginia Henderson. Quanto à estrutura do relatório, na introdução definem-se alguns conceitos principais. No primeiro capítulo é feita uma scoping review sobre a imobilização com plano duro do adulto com suspeita de traumatismo vertebro-medular no pré-hospitalar e serviço de urgência, com vista ao desenvolvimento de competências de mestre, especificamente em investigação. Os estágios neste percurso académico e profissional foram realizados numa unidade de cuidados intensivos neurocríticos e numa unidade de cuidados intensivos polivalente num hospital da área de Lisboa e no segundo capítulo é feita a caracterização de ambos os locais. No terceiro exponho os objetivos definidos em cada estágio e é dado realce às atividades efetuadas para os atingir, através da descrição e análise reflexiva das mesmas para desenvolver as competências de mestre e enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica à pessoa em situação crítica, realçando as unidades de competência da antecipação da instabilidade, administração de protocolos terapêuticos complexos e prevenção e controlo de infeção. Na conclusão é feita uma reflexão sobre o desenvolvimento profissional alcançado com base nas competências adquiridas e desenvolvidas neste percurso, rematando que este percurso contribuiu para evolução dinâmica da minha prática de cuidados de enfermagem especializados.
- Intervenção do enfermeiro na hospitalização domiciliáriaPublication . Victor, Rita Marisa Henriques; Martins, Maria de Lurdes dos SantosO presente relatório descreve o percurso efetuado durante o estágio inserido no Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico— Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa. O desenvolvimento de competências especializadas é um processo que se concretiza em contexto clínico, tendo para tal, sido realizados estágios em diferentes contextos: Unidade de Cuidados Intensivos/Intermédios e Unidade de Diálise. Neste percurso, surgiu o interesse pela Hospitalização Domiciliária, sendo dada a oportunidade de realizar um estágio de observação— participação numa Unidade de Hospitalização Domiciliária. Assim, procurou— se espelhar neste trabalho, utilizando um pensamento crítico e reflexivo, as atividades realizadas nos diferentes contextos, a aprendizagem de conhecimentos teóricos, fundamentados na evidência científica mais atual, e de que forma foram mobilizados para os diferentes contextos da prática. Por último, para desenvolver as competências de mestre no que respeita à comunicação de resultados e ao desenvolvimento de pensamento crítico, é apresentado uma scoping review acerca da intervenção do enfermeiro numa Unidade de Hospitalização Domiciliária.
- EditorialPublication . Palma, Alexandre
- A aplicação do programa de intervenção “brincar e pensar para aprender a memorizar” em crianças com dificuldades comportamentais e de regulação emocional em contexto escolarPublication . Serrano, Beatriz Maria de Sá Vieira; Nunes, Maria Vânia Silva; Silva, Sofia Garcia daEnquadramento Teórico: As funções executivas (FE) são um conjunto de processos cognitivos complexos, que incluem a memória de trabalho, o controlo inibitório e a flexibilidade cognitiva. Estudos têm vindo demonstrar que o funcionamento executivo desempenha um papel importante na aprendizagem durante a infância. Sabe-se que crianças com dificuldades comportamentais e de regulação emocional em idade pré-escolar e escolar apresentam por vezes características típicas de PHDA, contudo, não existem diretrizes no DSM-V para elaborar diagnósticos tão precocemente. Assim, programas de intervenção precoce com atividades que envolvam o desenvolvimento das funções executivas, associadas à estimulação emocional e motivacional, têm se demonstrado eficazes na melhoria da autorregulação, preparação para iniciar o ensino formal e desempenho académico das crianças. Metodologia: O programa foi aplicado a 3 crianças com 6 anos de idade. Para complementar o estudo de aplicabilidade foi realizada uma avaliação antes e depois da intervenção. O protocolo de avaliação neuropsicológica aplicado pré e pós intervenção é constituído por provas de FE- Tabuleiro de Corsi, Memória de Dígitos, Peixes e Tubarões e Trilhas da BANC. Após a avaliação (pré intervenção), iniciou-se a implementação do programa de intervenção “Brincar e Pensar para Aprender a Memorizar”(BPPAM), dirigido a crianças do pré-escolar (5 anos) e do primeiro ciclo (6 anos) constituído por 23 atividades dividido em 12 sessões de frequência bissemanal. Resultados: Relativamente à monitorização das sessões foi possível obter uma Média de Comportamento (Mcomportamento) =3,09), Média de Participação (Mparticipação) = 3,91), Média de Interação e Interesse (Minteresse) = 3,82) e Média de Satisfação (Msatisfação) = 4,50). Os professores consideraram importante a implementação do programa a outras crianças com as mesmas características. Discussão: Obtidos os resultados foi possível estabelecer uma boa aplicabilidade do programa e aceitabilidade por parte dos participantes. Os resultados mostram que o programa é aplicável a crianças com estas características em contexto escolar, sendo bem aceite pelos próprios e pelos professores. Seria interessante num momento futuro considerar um estudo de eficácia do programa nestas crianças para ver se a aplicação do problema tem impacto no nível de funcionamento das tarefas de FE após a implementação do programa.
