Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-03"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Trajetórias criminais e reinserção social de ex-reclusos/as : um estudo sobre políticas de prevenção de reincidência criminalPublication . Chaves, Eva Raquel Xavier de Melo Gil; Santos, Clara Cruz; Duarte, Vera MónicaO estudo procurou entender o fenómeno da reinserção social e reincidência criminal, mais especificamente pelas experiências e significados atribuídos por ex-reclusos/as a eventos das suas trajetórias de vida. É uma análise interacionista que relaciona os sujeitos com os seus diferentes contextos (familiares, acontecimentos significativos e trajetória criminal). A abordagem desenvolvimentista tem sido estudada no contexto internacional, mas continua a ocupar um lugar residual nos estudos portugueses sobre a reinserção social de ex-reclusos/as, no que respeita à sua reincidência. Pretendeu-se perceber as circunstâncias e eventos que podiam potenciar os pontos de viragem – “turning points”, para o (re)envolvimento na atividade criminal através das lentes teóricas do paradigma Desenvolvimental e do Ciclo de Vida de Sampson e Laub (1993). Nesta racionalidade, procedeu-se à análise das narrativas dos/as ex-reclusos/as (primários e reincidentes), tendo como critério de pontuação acontecimentos significativos que estes/as identificaram nas suas trajetórias de vida como fatores precipitantes para a reincidência criminal. O desenho qualitativo de investigação com recurso, num primeiro momento, ao biograma de forma a obter indicadores de análise (padronizáveis) para num segundo momento permitir a construção do guião de entrevistas semiestruturadas, permitiram observar que os fatores pré, durante e pós-reclusão como intercessores da reincidência criminal identificados se relacionam com o sistema familiar de origem, com o contexto residencial, escolaridade e a estabilidade financeira. Os resultados reforçam, ainda, a necessidade de uma leitura crítica sobre as trajetórias de vida dos indivíduos, e salientam a existência de lacunas no acompanhamento dos/as reclusos/as em contexto prisional que podem apresentar-se como um obstáculo à reinserção social destes indivíduos.
- Avaliação do impacto do programa Nutrium Corporate Wellness na literacia nutricional em meio laboralPublication . Ferreira, Mariana; Pinto, Elisabete Cristina Bastos; Alves, José Carlos FigueiraO presente relatório de estágio tem como objetivo descrever todas as atividades realizadas no período de estágio, no âmbito da unidade curricular Dissertação de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Biotecnologia e Inovação, pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa. O meu estágio curricular foi desenvolvido na empresa Nutrium, onde tive a oportunidade de integrar a equipa de marketing. Ao longo do período de estágio foram desenvolvidas atividades que me permitiram aumentar os conhecimentos nas áreas de marketing digital e nutrição. Trabalhar e aprender sobre uma área tão distante da área de formação base, como é o marketing digital, permitiu-me expandir as minhas competências e crescer de forma pessoal e profissional. Foi um privilégio contribuir com o meu conhecimento em nutrição para o sucesso da equipa e fazer parte de uma mudança tão importante na empresa. Sinto-me privilegiada pelos meses que passei na empresa e estou confiante que a Nutrium vai ter um impacto imenso na saúde dos colaboradores pelo mundo. De forma geral, os objetivos do estágio foram cumpridos e este período foi imprescindível ao meu crescimento, como nutricionista e como pessoa.
- Amigos e inimigos do povo : a educação patriótica e a propaganda nacionalista chinesa (1984-1999)Publication . Zhou, Shenglan; Ribeiro, Nelson CostaNas décadas de 1980 e 1990, devido a mudanças sociais e políticas drásticas, o Partido Comunista Chinês lançou uma ‘Campanha de Educação Patriótica’ com o objetivo de legitimar o seu regime entre as gerações mais jovens. Neste contexto, uma série de manuais escolares novos, atividades curriculares e extracurriculares, e produções mediáticas nacionalistas foram feitas sob o controlo do Departamento Central de Propaganda. Esta tese estuda dois conjuntos de manuais escolares do ensino primário da disciplina de Literacia Chinesa e uma série de desenhos animados criada no contexto da Campanha de Educação Patriótica. O seu objetivo é o de revelar a relação entre propaganda e educação na RPC e as representações dos ‘heróis’ e dos ‘inimigos’ criados pelo Partido Comunista Chinês. Com este objetivo em mente, utilizo os métodos de análise do discurso e de análise multimodal. Segundo a presente investigação, os conceitos de propaganda e educação no contexto da RPC são ontologicamente permutáveis. O governo implementou o sistema de educação com o fim de realizar propaganda pró-regime, e todas as campanhas de propaganda na RPC foram realizadas em nome de e por meio da educação. Os principais ‘heróis’ criados nesta campanha são líderes chineses e estrangeiros do Partido Comunista, assim como figuras chinesas e estrangeiras relacionadas com diversas revoluções sociais, muitas das quais são também comunistas. Pelo contrário, os ‘inimigos’ criados nesta campanha, que são principalmente os ‘anti-revolucionários’ feudais e nacionalistas e os invasores imperialistas e estrangeiros cruéis, especialmente os japoneses. Todos estes grupos têm representações negativas. No entanto, existe também alguma ambiguidade nas narrativas sobre uma série de ‘heróis’ e ‘inimigos’, tais como Sun Yat-Sen e os Estados Unidos. Esta ambiguidade deve-se possivelmente à relação política e económica entre a RPC e os países ou regiões envolvidos durante este período de tempo, bem como às diferenças de narrativas e memórias coletivas criadas sobre os mesmos acontecimentos históricos por cada uma das partes.
- Comportamentos pró-ambientais de agregados familiares com criançasPublication . Pinto, Mafalda Ramos; Pinto, Elisabete Cristina Bastos; Silva, Clédna Patrícia de OliveiraA agricultura e um dos setores mais poluentes do meio ambiente, devido à libertação de gases de efeito estufa e a grande necessidade de recursos de energia, água e solo. Assim, a agricultura biológica surge como uma alternativa mais sustentável. Segundo diversos estudos, os agregados familiares com crianças a cargo são os mais suscetíveis a efetuar mudanças para um comportamento mais pro-ambiental. O principal objetivo deste trabalho de investigação, inserido no projeto “Healthy Soils for Healthy Food” (HSoil4Food), e analisar as perceções, comportamentos e atitudes face aos alimentos biológicos dos consumidores portugueses com crianças a cargo em comparação com aqueles que não têm crianças no agregado familiar. Para além deste, também se encontram como objetivos do presente trabalho averiguar se o padrão de consumo de alimentos biológicos dos participantes mudou a partir do momento em que passaram a ter crianças a cargo, quais os produtos alimentares biológicos mais consumidos pelos indivíduos, qual a perceção e o conhecimento dos consumidores relativamente à agricultura biológica e aos alimentos provenientes da mesma e quais os atributos que os consumidores priorizam na compra dos alimentos. De modo a dar resposta aos objetivos foi feito um questionário online a 295 portugueses, com idades entre os 18 e os 65 anos, sendo que destes 43,7% têm crianças a cargo. A análise dos resultados demonstrou que os consumidores com crianças a cargo não parecem ter, de forma significativa, uma diferente perceção e diferentes comportamentos associados a uma maior consciência ambiental. Contudo, aquando do momento em que o agregado familiar tem crianças parece existir uma mudança no padrão de compra de alimentos biológicos, visto que 47,3% dos portugueses passou a preferir comprar produtos biológicos. A compreensão do comportamento pro-ambiental dos consumidores portugueses com e sem crianças e fundamental na medida em que permite uma maior adequação no aumento da literacia pró-ambiental e na disponibilização e acesso a alimentos mais sustentáveis por todos.
- Competências de vida e autonomia na idade adulta emergentePublication . Silva, Bruna Andreia Marques da; Gonçalves, ArmandaA literatura indica que a aquisição de autonomia é uma das competências fundamentais para a transição para a idade adulta, sendo que esta aquisição ocorre simultaneamente com a construção do autoconceito dos jovens. Portanto, este estudo tem como objetivo geral explorar a relação entre as competências de autonomia e diferentes domínios do autoconceito em jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 128 jovens, que responderam à Casey Life Skills Assessment (CLSA) e ao Self Description Questionnaire III (SDQ-III). Salientam-se os seguintes resultados: (a) a CLSA demonstra boas capacidades psicométricas para aplicação na população geral de jovens adultos; (b) os jovens demonstraram competências positivas de autonomia e níveis baixos de autoconceito; (c) observaram-se diferenças nas competências de autonomia e no autoconceito em função do género, do nível de escolaridade e da posição da fratria; e (d) verificaram-se relações positivas entre as competências de autonomia e o autoconceito. Esta investigação procurou ser um contributo ao nível do entendimento das competências de autonomia dos jovens adultos emergentes.
- Pedro Pires - a vida longa das linhas rectasPublication . Santos, Luísa