Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Competências de vida e autonomia na idade adulta emergente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203267451.pdf755.49 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A literatura indica que a aquisição de autonomia é uma das competências fundamentais para a transição para a idade adulta, sendo que esta aquisição ocorre simultaneamente com a construção do autoconceito dos jovens. Portanto, este estudo tem como objetivo geral explorar a relação entre as competências de autonomia e diferentes domínios do autoconceito em jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 128 jovens, que responderam à Casey Life Skills Assessment (CLSA) e ao Self Description Questionnaire III (SDQ-III). Salientam-se os seguintes resultados: (a) a CLSA demonstra boas capacidades psicométricas para aplicação na população geral de jovens adultos; (b) os jovens demonstraram competências positivas de autonomia e níveis baixos de autoconceito; (c) observaram-se diferenças nas competências de autonomia e no autoconceito em função do género, do nível de escolaridade e da posição da fratria; e (d) verificaram-se relações positivas entre as competências de autonomia e o autoconceito. Esta investigação procurou ser um contributo ao nível do entendimento das competências de autonomia dos jovens adultos emergentes.
The literature indicates that the acquisition of autonomy is one of the fundamental competences for adulthood, and this transition to acquisition occurs simultaneously with the construction of young people's self-concept. Therefore, this study explores the relationship between goals such as autonomy and different domains of self-esteem in young adults aged between 18 and 25 years. For this, we used a sample of 128 young people, who answered the Casey Life Skills Assessment (CLSA) and the Self Description Questionnaire III (SDQ-III). The following results are highlighted: (a) the CLSA demonstrates good psychometric capabilities for application in the general adult population; (b) intelligent young people of autonomy and self-concept; (c) differences were observed in the competences of autonomy and self-concept according to gender, education level and phratry position; and (d) verify these positive relationships between autonomy and self-concept competencies. This research sought to be a contributor to the understanding of young adults' autonomy skills.

Description

Keywords

Competências de autonomia Autoconceito Jovens adultos emergentes Autonomy skills Self-concept Emerging adulthood

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue