Publication
CompetĂȘncias de vida e autonomia na idade adulta emergente
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Armanda | |
dc.contributor.author | Silva, Bruna Andreia Marques da | |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T11:04:26Z | |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T11:05:30Z | |
dc.date.available | 2023-12-12T01:30:40Z | |
dc.date.issued | 2023-04-03 | |
dc.date.submitted | 2022-12 | |
dc.description.abstract | A literatura indica que a aquisição de autonomia Ă© uma das competĂȘncias fundamentais para a transição para a idade adulta, sendo que esta aquisição ocorre simultaneamente com a construção do autoconceito dos jovens. Portanto, este estudo tem como objetivo geral explorar a relação entre as competĂȘncias de autonomia e diferentes domĂnios do autoconceito em jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 128 jovens, que responderam Ă Casey Life Skills Assessment (CLSA) e ao Self Description Questionnaire III (SDQ-III). Salientam-se os seguintes resultados: (a) a CLSA demonstra boas capacidades psicomĂ©tricas para aplicação na população geral de jovens adultos; (b) os jovens demonstraram competĂȘncias positivas de autonomia e nĂveis baixos de autoconceito; (c) observaram-se diferenças nas competĂȘncias de autonomia e no autoconceito em função do gĂ©nero, do nĂvel de escolaridade e da posição da fratria; e (d) verificaram-se relaçÔes positivas entre as competĂȘncias de autonomia e o autoconceito. Esta investigação procurou ser um contributo ao nĂvel do entendimento das competĂȘncias de autonomia dos jovens adultos emergentes. | pt_PT |
dc.description.abstract | The literature indicates that the acquisition of autonomy is one of the fundamental competences for adulthood, and this transition to acquisition occurs simultaneously with the construction of young people's self-concept. Therefore, this study explores the relationship between goals such as autonomy and different domains of self-esteem in young adults aged between 18 and 25 years. For this, we used a sample of 128 young people, who answered the Casey Life Skills Assessment (CLSA) and the Self Description Questionnaire III (SDQ-III). The following results are highlighted: (a) the CLSA demonstrates good psychometric capabilities for application in the general adult population; (b) intelligent young people of autonomy and self-concept; (c) differences were observed in the competences of autonomy and self-concept according to gender, education level and phratry position; and (d) verify these positive relationships between autonomy and self-concept competencies. This research sought to be a contributor to the understanding of young adults' autonomy skills. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203267451 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/40811 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | CompetĂȘncias de autonomia | pt_PT |
dc.subject | Autoconceito | pt_PT |
dc.subject | Jovens adultos emergentes | pt_PT |
dc.subject | Autonomy skills | pt_PT |
dc.subject | Self-concept | pt_PT |
dc.subject | Emerging adulthood | pt_PT |
dc.title | CompetĂȘncias de vida e autonomia na idade adulta emergente | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia ClĂnica e da SaĂșde | pt_PT |