Publication
Competências de vida e autonomia na idade adulta emergente
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Gonçalves, Armanda | |
| dc.contributor.author | Silva, Bruna Andreia Marques da | |
| dc.date.accessioned | 2023-04-13T11:04:26Z | |
| dc.date.accessioned | 2023-04-13T11:05:30Z | |
| dc.date.available | 2023-12-12T01:30:40Z | |
| dc.date.issued | 2023-04-03 | |
| dc.date.submitted | 2022-12 | |
| dc.description.abstract | A literatura indica que a aquisição de autonomia é uma das competências fundamentais para a transição para a idade adulta, sendo que esta aquisição ocorre simultaneamente com a construção do autoconceito dos jovens. Portanto, este estudo tem como objetivo geral explorar a relação entre as competências de autonomia e diferentes domínios do autoconceito em jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 128 jovens, que responderam à Casey Life Skills Assessment (CLSA) e ao Self Description Questionnaire III (SDQ-III). Salientam-se os seguintes resultados: (a) a CLSA demonstra boas capacidades psicométricas para aplicação na população geral de jovens adultos; (b) os jovens demonstraram competências positivas de autonomia e níveis baixos de autoconceito; (c) observaram-se diferenças nas competências de autonomia e no autoconceito em função do género, do nível de escolaridade e da posição da fratria; e (d) verificaram-se relações positivas entre as competências de autonomia e o autoconceito. Esta investigação procurou ser um contributo ao nível do entendimento das competências de autonomia dos jovens adultos emergentes. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The literature indicates that the acquisition of autonomy is one of the fundamental competences for adulthood, and this transition to acquisition occurs simultaneously with the construction of young people's self-concept. Therefore, this study explores the relationship between goals such as autonomy and different domains of self-esteem in young adults aged between 18 and 25 years. For this, we used a sample of 128 young people, who answered the Casey Life Skills Assessment (CLSA) and the Self Description Questionnaire III (SDQ-III). The following results are highlighted: (a) the CLSA demonstrates good psychometric capabilities for application in the general adult population; (b) intelligent young people of autonomy and self-concept; (c) differences were observed in the competences of autonomy and self-concept according to gender, education level and phratry position; and (d) verify these positive relationships between autonomy and self-concept competencies. This research sought to be a contributor to the understanding of young adults' autonomy skills. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203267451 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/40811 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Competências de autonomia | pt_PT |
| dc.subject | Autoconceito | pt_PT |
| dc.subject | Jovens adultos emergentes | pt_PT |
| dc.subject | Autonomy skills | pt_PT |
| dc.subject | Self-concept | pt_PT |
| dc.subject | Emerging adulthood | pt_PT |
| dc.title | Competências de vida e autonomia na idade adulta emergente | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |
