Repository logo
 
Publication

CompetĂȘncias de vida e autonomia na idade adulta emergente

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Armanda
dc.contributor.authorSilva, Bruna Andreia Marques da
dc.date.accessioned2023-04-13T11:04:26Z
dc.date.accessioned2023-04-13T11:05:30Z
dc.date.available2023-12-12T01:30:40Z
dc.date.issued2023-04-03
dc.date.submitted2022-12
dc.description.abstractA literatura indica que a aquisição de autonomia Ă© uma das competĂȘncias fundamentais para a transição para a idade adulta, sendo que esta aquisição ocorre simultaneamente com a construção do autoconceito dos jovens. Portanto, este estudo tem como objetivo geral explorar a relação entre as competĂȘncias de autonomia e diferentes domĂ­nios do autoconceito em jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 128 jovens, que responderam Ă  Casey Life Skills Assessment (CLSA) e ao Self Description Questionnaire III (SDQ-III). Salientam-se os seguintes resultados: (a) a CLSA demonstra boas capacidades psicomĂ©tricas para aplicação na população geral de jovens adultos; (b) os jovens demonstraram competĂȘncias positivas de autonomia e nĂ­veis baixos de autoconceito; (c) observaram-se diferenças nas competĂȘncias de autonomia e no autoconceito em função do gĂ©nero, do nĂ­vel de escolaridade e da posição da fratria; e (d) verificaram-se relaçÔes positivas entre as competĂȘncias de autonomia e o autoconceito. Esta investigação procurou ser um contributo ao nĂ­vel do entendimento das competĂȘncias de autonomia dos jovens adultos emergentes.pt_PT
dc.description.abstractThe literature indicates that the acquisition of autonomy is one of the fundamental competences for adulthood, and this transition to acquisition occurs simultaneously with the construction of young people's self-concept. Therefore, this study explores the relationship between goals such as autonomy and different domains of self-esteem in young adults aged between 18 and 25 years. For this, we used a sample of 128 young people, who answered the Casey Life Skills Assessment (CLSA) and the Self Description Questionnaire III (SDQ-III). The following results are highlighted: (a) the CLSA demonstrates good psychometric capabilities for application in the general adult population; (b) intelligent young people of autonomy and self-concept; (c) differences were observed in the competences of autonomy and self-concept according to gender, education level and phratry position; and (d) verify these positive relationships between autonomy and self-concept competencies. This research sought to be a contributor to the understanding of young adults' autonomy skills.pt_PT
dc.identifier.tid203267451pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40811
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetĂȘncias de autonomiapt_PT
dc.subjectAutoconceitopt_PT
dc.subjectJovens adultos emergentespt_PT
dc.subjectAutonomy skillspt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectEmerging adulthoodpt_PT
dc.titleCompetĂȘncias de vida e autonomia na idade adulta emergentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia ClĂ­nica e da SaĂșdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203267451.pdf
Size:
755.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203267451.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: