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- Criação de um serviço de apoio ao domicílio para idosos com demência na cidade de Luanda, AngolaPublication . Fernandes, Cleusa Marisa Camotim Soares; Fonseca, António Manuel GodinhoA atual condição dos idosos em Angola é “degradante”, disse o sociólogo e pesquisador Marcelino Pintinho (comunicação pessoal), para quem o envelhecimento em Angola acontece maioritariamente de modo precário e degradante, em boa medida devido à ausência de definição de políticas sociais claras e eficazes em prol das pessoas na terceira idade. Ignorados e marginalizados pela sociedade e pelo Estado, os idosos angolanos têm um futuro determinado pela ausência de condições, com políticas e estratégias que não dão garantia de qualidade de vida, pelo contrário, precipitam o inevitável. Em Luanda, os idosos com demências permanecem nos seus domicílios, vivendo na generalidade dos casos sem qualquer apoio, dependentes da família ou de terceiros. Desta forma nasce a necessidade de se criar um serviço de apoio ao domicílio em Luanda, designadamente, para apoiar idosos sofrendo de demência. O objetivo deste projeto é, pois, a criação de um Serviço de Apoio Domiciliário para idosos com demência residentes em Luanda, tendo como objetivo geral proporcionar qualidade de vida aos mesmos.
- The influence of wine storytelling on the global wine tourism experiencePublication . Santos, Vasco; Dias, Álvaro; Ramos, Paulo; Madeira, Arlindo; Sousa, BrunoThe aim of this paper is to evaluate the role of wine storytelling as an antecedent in the wine tourism experience, namely on other constructs such as winescape attributes, sensorial attraction, wine excitement and cultural experience. Th is study analyses the combined use of fi ve wine tourism experience dimensions as well the infl uence of storytelling as a key antecedent of the wine experience. Th is study extends existing knowledge by identifying new key drivers which focus on wine tourist behavioural responses within visits to the wine cellars. Data were collected within two wine tourism settings in Madeira and Porto wine cellars, from two convenience samples of 647 international wine tourists. Using partial least square structural equation modelling, the results reveal a direct impact of wine storytelling on the several dimensions of the wine tourism experiences. Furthermore, storytelling was found to directly infl uence wine excitement, and indirectly both outcome variables (wine excitement and cultural experience), trough the mediating eff ect of winescape attributes and sensorial attraction.
- Da limitação e controlo do tempo de teletrabalhoPublication . Pinto, José Pedro Ferreira; Costa, Ana Cristina RibeiroA adoção massiva do teletrabalho como meio de prevenção do contágio pela Covid-19 colocou decisivamente em evidência os problemas relacionados com a o controlo, organização e limitação dos tempos de trabalho dos teletrabalhadores. Se, por um lado, a flexibilidade horária e o potencial maior equilíbrio entre a vida pessoal e familiar dos trabalhadores figuram como principais vantagens do teletrabalho, um dos maiores problemas da sua utilização reside, justamente, na maior dificuldade em delimitar o tempo de trabalho e o tempo de descanso, diluindo-se as fronteiras entre a vida profissional e pessoal dos teletrabalhadores. Assim sendo, de que forma se poderão salvaguardar os limites temporais da jornada de teletrabalho? A presente dissertação pretende debruçar-se sobre as soluções que vêm sendo avançadas nos panoramas interno e internacional e apontar algumas alternativas de regulação para efetivação destes limites.
- The legitimation of peripheral producers’ novelty by external audiences: the contingent role of consultantsPublication . Corbo, Leonardo; Corrado, Raffaele; Odorici, VincenzaAre radically novel practices more likely to attract recognition when the evaluating audience is composed of external evaluators? Our baseline argument asserts that radical novelty is more likely to be positively evaluated by an external audience and that peripheral (rather than core) producers have higher incentives to adopt novel practices that depart from tradition. Yet, because peripheral producers often lack the necessary support and legitimacy to promote novelty, audiences play a critical role in recognizing their innovative efforts. How can peripheral producers mitigate the challenges associated with novelty recognition? To answer this question, we explore how peripheral producers’ collaboration with acclaimed consultants affects the process of external audience recognition in the context of the Italian wine field from 1997 to 2006. Our findings suggest that radical novelty is positively received by an external audience composed of critics, although we do not find a significant difference between core and peripheral producers. However, external audiences are more open to recognizing peripheral producers’ use of novel practices when they collaborate with well-connected consultants. We find that the use of central consultants produces a “boosting” effect that accentuates the differences between evaluations of peripheral producers who embrace novelty and evaluations of those that follow the tradition. Our study thus advances theory by providing empirical evidence of the value of considering third-party actors such as consultants, who sit at the nexus between the agency required for innovation and external audiences’ recognition of novelty, when studying novelty evaluation and recognition.
- Criação de um programa de formação contínua para auxiliares de ação direta em contexto residencial para pessoas idosasPublication . Abreu, Rosa Manuela Pereira de; Fonseca, António Manuel GodinhoO envelhecimento rápido das sociedades transformou as Estruturas Residenciais para Idosos numa das principais respostas sociais em Portugal na prestação de cuidados às pessoas mais velhas. Neste contexto, os Auxiliares de Ação Direta (AAD) surgem como atores principais na prestação de cuidados e atenção aos residentes. O desconhecimento sobre o processo de envelhecimento, as alterações físicas, psicológicas e sociais, assim como as representações, os sentimentos e emoções desenvolvidas relativamente à velhice, limitam a ação destes profissionais às rotinas impostas pela instituição. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um programa de formação contínua para AAD em contexto institucional, assumindo-se como ferramenta de gestão capaz de dotar os recursos humanos com as competências necessárias para proporcionar uma prestação de cuidados que tenha em conta a individualidade e as necessidades da pessoa idosa. Simultaneamente, poderá fornecer aos AAD estratégias que os ajudem a enfrentar as dificuldades subjacentes à sua prática profissional diária. Para responder a esta problemática, optou-se por uma metodologia de projeto. Da análise do diagnóstico de necessidades resultou na criação de três cursos de formação: Morte e Luto, Gestão de Conflitos, Relações com a Família.
- A identidade do psicólogo do trabalho e das organizações em Portugal : perspetivas profissionaisPublication . Alves, Daniela Carvalho; Lopes, Sílvia PereiraO presente estudo tem como objetivo explorar a identidade profissional dos Psicólogos em Portugal relacionando-a com a satisfação no trabalho, focando-se nos Psicólogos do Trabalho e das Organizações e na comparação com outras áreas de especialidade em Psicologia. De forma a alcançar o objetivo do estudo irão ser aplicados o Psychologists’ Professional Identity Questionnaire (PPIQ) desenvolvido por Rosenlind e Bengtsson (2019), assim como o Brief Index of Affective Job Satisfaction desenvolvido por Thompson e Phua (2012), ambos adaptados à população portuguesa, sendo que o presente estudo serviu para validar o primeiro instrumento à população portuguesa. Este estudo foi conduzido com uma amostra transversal composta por 183 psicólogos portugueses que se encontram a exercer funções na sua área de especialização e uma amostra longitudinal, com dois momentos de recolha, com o total de 108 psicólogos portugueses. Foram realizados vários procedimentos estatísticos, nomeadamente análise fatorial exploratória, análise de consistência interna, estatística descritiva, comparação de valores médios e análise de correlações. Através das análises estatísticas realizadas, permitiu-se verificar que, a medida de identidade profissional traduzida para português, apresenta medidas psicométricas satisfatórias. Adicionalmente, este estudo permitiu identificar que tanto para psicólogos do trabalho e das organizações como para os psicólogos formados em outras àreas, a identidade profissional, nas cinco dimensoes consideradas na presente investigação, tem relevância para a satisfação destes profissionais no seu trabalho. As implicações destes resultados serão discutidos no presente estudo.