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- Chemical-based methodologies approaches to extend the shelf life of fresh fish — a reviewPublication . Amaral, Renata A.; Pinto, Carlos A.; Lima, Vasco; Tavares, Jéssica; Martins, Ana P.; Fidalgo, Liliana G.; Silva, Ana M.; Gil, Maria M.; Teixeira, Paula; Barbosa, Joana; Barba, Francisco J.; Saraiva, Jorge A.Due to its characteristics, fresh fish is a highly perishable food with a very short shelf-life under refrigeration. Several methods have been introduced to slow down its deterioration, such as by means of oxygen depletion of the food package (vacuum packaging), or by changing the natural atmosphere that is in contact with the fresh fish (modified atmosphere packaging), or by the use of chemicals generally recognized as safe: such compounds can be directly applied (by dipping or spraying) or incorporated into packaging materials and slowly migrate to the product, exerting a hurdle effect against microbial development and lipid oxidation (active packaging). This review aims to cover the most recent advances in chemical-based approaches for fresh fish preservation, applied either singly or in combination. Vacuum packaging, modified atmosphere, and active packaging preservation methodologies are presented, along with the inclusion of chemical additives, such as organic acids and natural extracts, and their combination with icing systems. Advantages and disadvantages of these methodologies and their impact on fresh fish quality and shelf-life are discussed, reaching the conclusion that both are positively influenced overall. Indeed, the contribution of chemical-based strategies for fresh fish preservation is undeniable, and is expected to be a research topic of increasing interest in the future.
- A intervenção de enfermagem comunitária num bairro de génese social em tempos de pandemia da COVID-19Publication . Pires, Maria do Céu Coelho Monteiro; Resende, AnaO presente relatório é devido ao estágio final realizado numa Unidade de Saúde Pública da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito do Mestrado em Enfermagem na área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Lisboa, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A pandemia da COVID-19 é uma emergência de saúde pública global, considerada a crise mais desafiadora que já se enfrentou (WHO, 2020a). A COVID-19 é uma doença infeciosa, potencialmente evitável e as precauções baseadas na transmissão do vírus são o ponto fulcral. Para conter a expansão da doença e na fase em que nos encontrávamos, as recomendações pontuam as medidas preventivas como cruciais no combate e as de maior efeito amortizador para conter as infeções e prevenir a transmissão (WHO, 2020b; 2020d). Desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária na sequência do diagnóstico de necessidades de saúde da comunidade residencial de um bairro de génese social da área de influência da USP, com ênfase na capacitação da comunidade, para a aquisição de conhecimentos que conduzam à adoção de medidas preventivas. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto foi o processo de planeamento em saúde. O referencial teórico adotado foi o modelo de promoção de saúde de Nola Pender. Os diagnósticos de enfermagem identificados (diagnósticos CIPE) após priorização foram: conhecimento sobre distanciamento não demonstrado; conhecimento sobre utilização de equipamento de proteção (uso de máscara) não demonstrado e conhecimento sobre higiene pessoal (lavagem das mãos) não demonstrado. Optou-se por uma intervenção dirigida à comunidade, alicerçada na estratégia de educação para a saúde. Elegeu-se o envolvimento de atores da comunidade local e foi crucial a colaboração com o líder local religioso do bairro. O projeto contribuiu para uma intervenção estruturada, próxima, customizada e socioculturalmente competente e uma oportunidade de fortalecer a promoção da saúde agora e até para o futuro, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento de competências de enfermagem comunitária.
- Exclusão da responsabilidade penal do agente de corrupção ativa nos casos em que seja simultaneamente vítima de extorsãoPublication . Vaz, Ana Carolina Ramos; Silva, Germano Marques daOs crimes de corrupção passiva e concussão são crimes cometidos por funcionário público no exercício das suas funções e em ambos o funcionário visa a obtenção de uma vantagem. No primeiro, o agente pode obtê-la através de solicitação a um particular, enquanto que no segundo obtém-na através de extorsão. Portanto, num caso o particular encontra-se numa posição de relativa paridade face ao funcionário, enquanto que no outro é vítima de um constrangimento que deriva da posição de supremacia do funcionário, da qual este faz um uso indevido, e que origina no particular um temor reverencial, conhecido por “metus publicae potestatis". A posição que o particular assume fica dependente do contexto em que se insere. Perante um crime de corrupção passiva, o particular que livre e conscientemente entregar uma vantagem ao funcionário, visando obter para si uma vantagem/lucro, assume a posição de agente do crime de corrupção ativa. Já perante um crime de concussão, o particular que entregar ao funcionário uma vantagem patrimonial, fá-lo sob coação, para evitar uma desvantagem/dano, o que afeta a sua liberdade de decisão, pelo que assume a posição de ofendido, não podendo ser condenado pelo crime de corrupção ativa. Apesar da tendência do Direito Penal ser de endurecimento da punição da corrupção, impõe-se a exclusão da responsabilidade do particular que entregue ao funcionário uma vantagem patrimonial quando é vítima de extorsão. Tal solução impor-se-ia igualmente por via da figura do direito de necessidade, que permitiria em todo o modo concluir pela exclusão da ilicitude da conduta do funcionário.
- Perception of nursing technicians about care in enteral nutritional therapy: clinical simulationPublication . Corrêa, Ana Paula Almeida; Nora, Carlise Rigon Dalla; Viegas, Graziela Lenz; Assis, Michelli Cristina Silva de; Silva, Stella Marys Rigatti; Beghetto, Mariur GomesObjective: to analyze the perception of nursing technicians about care in enteral nutritional therapy, during a clinical simulation scenario. Method: qualitative study, based on a clinical simulation scenario, carried out with 64 nursing technicians, at a university hospital in southern Brazil, in August 2017. The statements were audio-recorded, transcribed and, subsequently, submitted to content analysis. Results: four categories were highlighted regarding care in enteral nutritional therapy in the stages of: administration of NET; maintenance of the nasoenteral tube; nursing records and guidelines for patients using NET. Conclusion: reflecting on the care provided, through a clinical simulation scenario, can collaborate with improvements regarding the work process of the nursing team and with the strengthening and safety of the care provided.
- Competencias digitales de los jóvenes en el momento de entrada en la universidadPublication . Lagarto, José; Chenoll, AntonioThe teachers’ perceptions of the students who reach the first year of the University are that they, sometimes so-called digital natives, do not have digital maturity that allows them to face not only the academic obstacles, but also the future challenges of working life. To detect the difficulties of developing competencies and the application of strategies for solving problems involving technology should be considered a fundamental and priority element for optimizing the formal learning process. In this way, it is necessary to know the contrast between what students think they know and what they really can do. In this study, we tried to identify what students think about their own digital knowledge and performance profile and what the main tools they use. We found, through the analysis of results of two questionnaires that, in their perception they can solve their digital problems, but they recognize their low level of competence. However, issues of solving digital problems are identified by choosing inappropriate solutions. It is now up to the University, in the light of the results obtained, to create programs that will increase the digital skills of young students so that they can face a full, competitive, and digitally inclusive citizenship.
- Exploring the antimicrobial potential of plant essential oils as preventive or curative agents against pseudomonas syringae pv. actinidiaePublication . Silva, M. Nunes da; Santos, M. G.; Vasconcelos, M. W.; Carvalho, S. M. P.Pseudomonas syringae pv. actinidiae (Psa), the causal agent of kiwifruit bacterial canker, has become the main threat for yellow and green fleshed kiwifruits (Actinidia chinensis) worldwide. As current control strategies mainly rely on the application of copper-based compounds, which show limited success in later stages of the disease and pose environmental hazards, plant essential oils (PEOs) have been tested as an environmentally friendly alterative. However, the potential of PEOs to inhibit Psa has been mostly evaluated in in vitro conditions and their chemical composition is rarely provided. Therefore, additional studies are needed to better evaluate their potential in mitigating Psa infection. In this work, six plant essential oils (from anise - Pimpinella anisum, basil - Ocimum basilicum, cardamom - Elettaria cardamomum, cumin - Cuminum cyminum, fennel - Foeniculum vulgare, and laurel - Laurus nobilis) were: (i) chemically characterized through gas chromatography–mass spectrometry (GC-MS) and, (ii) evaluated as preventive and curative agents against Psa in planta (using micropropagated A. chinensis var. deliciosa ‘Hayward’ plants). GC-MS analysis revealed that for anise and laurel the principal component was anethole (87.7% and 77.4%, respectively), for basil it was estragole (93.0%), for cardamom, β-himachalene (75.9%), for cumin, cuminaldehyde (41.9%), and for fennel, eucalyptol (68.6%). Application of PEOs as a preventive treatment (i.e., elicitation 14 days before Psa inoculation), significantly decreased Psa endophytic population 14 days post inoculation in four of the studied PEO (by 70% in basil, 54% in anise, 42% in laurel and 35% in cumin), when compared to inoculated non-elicited plants. Application of PEOs as a curative method, 14 days post inoculation, significantly decreased Psa endophytic population by 93% (laurel), 85% (cardamom), 46% (fennel), and 27% (cumin) when compared to inoculated non-treated controls, 14 days after treatment. These results provide strong evidence on the potential use of PEOs in the formulation of more environmentally friendly products for Psa control.
- Os refugiados climáticos sob a jurisdição do Direito InternacionalPublication . Matos, Patrícia Filipa Frederico Ramalho de; Queiroz, Benedita MenezesA presente dissertação versa sobre o fenómeno das alterações climáticas e sua relação com os deslocamentos populacionais, os quais originam os denominados refugiados climáticos. Terminologia esta que não encontra aceitação na comunidade jurídica internacional e cuja proteção jurídica não existe. Assim, procurou-se colmatar tal lacuna jurídica no âmbito internacional ao apresentar possíveis soluções.
- Projeto SEGue - Salto em Grande : o processo de acompanhamento dos jovens após o acolhimento residencialPublication . Vinagre, Miguel do Carmo; Vieira, Isabel Maria Paula Amado de FreitasO Projeto SEGue – Salto Em Grande, realizado no âmbito do mestrado em Serviço Social na vertente de Empreendedorismo e Inovação na Economia Social, da Universidade Católica Portuguesa, pretende apresentar uma proposta de projeto social que possa dar resposta aos jovens que estão com uma medida de Acolhimento Residencial, bem como apoiar a sua transição para vida adulta, seja ela a autonomia ou a reunificação familiar. A proposta apresentada é uma plataforma digital, de fácil acesso, onde os jovens e os técnicos possam manter o contacto e continuar, ainda que à distância, a apoiar e a solicitar apoio nas várias áreas da sua vida. Procura-se neste projeto minimizar os contornos da condição das crianças e jovens que transitam para uma vida adulta depois de uma medida de promoção e proteção, nomeadamente a de acolhimento residencial, construindo uma caracterização detalhada das necessidades dessa população. Através da identificação dessas necessidades identificadas, quer pelos jovens quer pelos profissionais, elaborou-se uma possível resposta que possa criar uma transição para a vida adulta mais securizante e integradora.
- Vacinação da gripe em contexto domiciliário intervenção de enfermagem comunitáriaPublication . Caetano, Natércia Maria Ribeiro Pinto; Ferrito, CândidaO vírus da gripe é uma das maiores causas de morbilidade e mortalidade em todo o mundo, atingindo milhões de pessoas todos os anos (Programa Nacional Vigilância da Gripe, 2018/2019), mas que pode ser prevenida através da vacinação. Por isso é importante conhecer e compreender porque razão existe uma baixa adesão à vacina da gripe, sobretudo dos grupos considerados de risco. O Projeto de Intervenção Comunitária “Vacinação da Gripe em Contexto Domiciliário”, foi desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de um concelho do distrito de Lisboa, e teve como finalidade promover a adesão à vacina da gripe, dos utentes em cuidados domiciliários apoiados pela Equipa de Cuidados Integrados na Comunidade, através de estratégias promotoras de conhecimentos, em relação à gripe e respetiva vacina. Através da metodologia do Planeamento em Saúde foi feita a avaliação das necessidades da população alvo, o estabelecimento de prioridades em saúde, formulação de objetivos e estratégias face à sua priorização. A articulação com o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender permitiu fundamentar as estratégias e as atividades desenvolvidas, no âmbito da prevenção primária. Sendo norteador, permitiu a mobilização de recursos da comunidade, contribuindo assim para o processo de capacitação da população alvo do projeto, relativamente à prevenção da gripe. A avaliação e análise dos resultados obtidos, foram feitas através de indicadores de processo, com dados observáveis e mensuráveis, cuja avaliação global foi bastante positiva, traduzindo-se na vacinação contra a gripe, de todos os utentes que constituíram a população em estudo. Foi assim possível contribuir para a melhoria da saúde da população, através da resposta dada às necessidades identificadas, mediante o aumento da literacia em saúde, relativamente à gripe e respetiva vacina. Dada a limitação temporal, deste projeto, foram deixadas propostas para avaliação dos indicadores de impacto, pela equipa. Este projeto permitiu à mestranda, desenvolver competências específicas para a intervenção, especializada, na comunidade e em saúde pública através do recurso a estratégias adequadas à diversidade dos contextos visando a aquisição de melhores níveis de saúde das famílias, grupos e comunidade.
- Escola no estabelecimento prisional de Aveiro: uma oportunidade ainda mais comprometida em tempo de pandemia de COVID-19Publication . Martins, Orquídea; Orvalho, LuísaEsta pesquisa resulta do trabalho como docente do Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA) a exercer funções no Estabelecimento Prisional de Aveiro (EPA), na formação escolar e profissional de reclusos que frequentam Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), dos níveis B1, B2, B3 e Secundário. Trata-se de uma investigação qualitativa, que seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação-Ação (I-A), centrada no estudo de caso do EPA, com a finalidade de conhecer as consequências da crise pandémica da covid-19 na organização, gestão e desenvolvimento das atividades escolares dos reclusos. Como técnicas de recolha e produção de dados privilegiaram-se as entrevistas semiestruturadas aos formandos, professores, formadores e direção do EPA; a observação direta e participada nas aulas realizadas no parlatório, através da barreira de acrílico, e; os registos dos reclusos relativos às atividades de trabalho autónomo, mediados pela direção do EPA. Como técnica de análise e tratamento de dados privilegiou-se a análise de conteúdo de toda a informação recolhida. Os resultados revelam a existência de outros constrangimentos na organização e gestão dos recursos educativos aplicados às atividades de ensino em ambiente prisional, ultrapassando de longe os limites já existentes num contexto não pandémico.