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- Relatório de estágio : o percurso para o desenvolvimento de competênciasPublication . Breda, Rita Catarina Azevedo Teixeira; Neves, Vasco Manuel da SilvaA enfermagem, atualmente, é o reflexo do trabalho de investigação e reflexão de muitos peritos desta área, ao longo de anos. Deste modo, torna-se imprescindível que o enfermeiro ao longo da sua carreira procure conhecimentos e aperfeiçoamento de práticas. O desenvolvimento de competências promove a qualidade dos cuidados prestados, projetando a capacidade interventiva do enfermeiro nas mais variadas valências de cuidar a Pessoa em Situação Crítica. A elaboração deste relatório reflete o percurso de competências adquiridas ao longo dos estágios, assim como da unidade curricular - “A Pessoa em Situação Crítica e família-vigilância e decisão clínica”, creditada. Neste sentido, no decorrer do trabalho, pretendo sintetizar e refletir criticamente sobre os objetivos traçados, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas na prática clínica e suportadas pela evidência científica. A realização deste mestrado e especialização permitiram o desenvolvimento de conhecimentos e competências inerentes à Pessoa em Situação Crítica. Estimulando assim o pensamento de reflexão sobre práticas e a crítica fundamentada. Os estágios realizaram-se em dois contextos durante o primeiro semestre do presente ano letivo. O primeiro contexto foi o serviço de Nefrologia, onde desenvolvi saberes inerentes ao cuidar do cliente insuficiente renal, sujeito a técnicas dialíticas, tal como na assistência aos pós-operatórios do transplante renal. Já no contexto de Urgência pretendi, dada diversidade de experiências, executar práticas em situações de exceção, emergência e urgência. Ao longo do trabalho é utilizada uma metodologia crítico-reflexiva, suportada por pesquisa bibliográfica.
- Acompanhamento espiritual juvenil no carisma de Dom Bosco : uma reflexão no âmbito da Teologia EspiritualPublication . José, Salvador Mau Huno; Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de SousaAbordei, essencialmente e como principal meta deste trabalho, o acompanhamento espiritual juvenil no carisma de Dom Bosco, como algo necessário a ser pensado e refletido, pois faz parte de um universo muito vasto, que é constituído pela família, pela escola e pela Igreja. Mais do que pretender criticar ou desvalorizar a sociedade onde estamos inseridos, ao longo deste trabalho tento enquadrar melhor o meu campo de atuação, e refletir sobre a importância do acompanhamento espiritual dos jovens no seu crescimento e na sua educação, e estabelecer algumas metas de ação para o mesmo. Faço também uma abordagem a este tema, bem como o seu contributo específico para a formação do ser humano, especialmente dos jovens, e das suas vantagens no sistema educativo, o que pode vir a contribuir para concretizar um bom acompanhamento espiritual dos jovens. Este meu trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, apresento a Biografia Sumária de S. João Bosco. Procuro apresentar a figura de S. João Bosco (1815 – 1888) e, com isso, expor o contexto em que ele viveu, os seus traços biográficos, a sua experiência espiritual e o nascimento de um carisma. No segundo capítulo, abordo essencialmente O Acompanhamento Espiritual dos jovens como Carisma, a partir da experiência espiritual de S. João Bosco, de onde decorrem linhas claras para um acompanhamento espiritual dos jovens, tema tão urgente e crucial no mundo atual. Neste capítulo, procuro também mostrar como o carisma de S. João Bosco continua ainda hoje a ser inteiramente eficaz para um acompanhamento espiritual dos jovens. Faço algumas considerações em torno desse carisma: carisma que seduz e leva os jovens a uma experiência espiritual; carisma que ultrapassa o individualismo e conduz ao grupo e à comunhão; carisma que leva ao amadurecimento da fé dos jovens. No terceiro capítulo, e como consequência do segundo, apresentarei o tema do Acompanhamento Espiritual dos jovens contemporâneos: os desafios e a formação do acompanhante espiritual juvenil. Como se poderá ver, o intuito deste trabalho centra-se nos desafios do acompanhamento espiritual dos jovens contemporâneos. O que significa hoje, em última análise, empenharmo-nos na formação para o acompanhamento espiritual? Abre-se aqui um campo muito vasto de reflexão. Por isso, neste capítulo procuro examinar dois aspetos: primeiro, o desafio da pós-modernidade; segundo, a necessidade da formação do acompanhante espiritual juvenil. Esta dissertação não serve apenas para a conclusão do meu curso de Teologia, mas serve, essencialmente, para fazer uma autoavaliação crítica e ponderada da minha vocação, e para refletir com mais profundidade sobre a minha missão de acompanhamento espiritual juvenil, como religioso e como sacerdote salesiano, tendo na minha mente como finalidade principal aquela que nos deixou D. Bosco: a salvação das almas dos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados.
- Relatório de estágio em cuidados paliativosPublication . Caldeirinha, Carla Joana Rosa; Ferreira, ManuelCom o aumento da esperança de vida, verifica-se também um incremento nas doenças crónicas e degenerativas, sendo os Cuidados Paliativos uma resposta necessária à prestação de cuidados de saúde a esta população com necessidades específicas. O papel dos Cuidados Paliativos é apoiar o doente e a família no percurso de vida até à morte, respeitando as necessidades físicas, psicológicas e espirituais, bem como as opções e preferências nos cuidados prestados incluindo o local da morte. A organização dos Cuidados de Saúde Primários no qual me incluo enquanto médica de família, permite a realização de ações paliativas, mas não permite o acompanhamento destes doentes, por implicar a definição de um plano entre os vários intervenientes e a existência de tempo, o que está reservado a equipas especializadas. Após uma experiência muito gratificante durante a realização de um estágio numa Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos durante o Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar, decidi ingressar no Mestrado em Cuidados Paliativos, com o intuito de poder mais tarde integrar uma equipa especializada. Desta forma, a opção pela realização de estágio veio ao encontro do meu desejo em desenvolver as aptidões clínicas em Cuidados Paliativos. No seguimento deste objetivo, optei por realizar um estágio numa Equipa Comunitária em Cuidados Paliativos e outro numa Unidade de Cuidados Paliativos, de forma a conhecer os diferentes contextos de trabalho existentes. Neste relatório descrevo as atividades realizadas em cada estágio, bem como as minhas reflexões sobre as diferentes experiências, a aprendizagem e o que mudou na minha vida profissional após este percurso.
- Espiritualidade juvenil centrada em Jesus Cristo : uma reflexão à luz da Unidade dois do 6.ºAno : Jesus, um Homem para os outrosPublication . Assunção, Maria Teresa Pinto e Cruz Calleya Manoel da Cunha e Silva Clara de; Carvalho, Cristina Sá de; Palma, Alexandre Coutinho Lopes de BritoO presente relatório é um itinerário que pretende transmitir a mensagem inerente e central da Pessoa de Jesus Cristo, assim como Jesus na Sua vida, na Sua história e as repercussões que trouxe ao mundo inteiro e que veio dar sentido ético ao nosso agir quotidiano. Num tempo em que a palavra é relativizada, depois de uma reflexão cuidada sobre a Prática de Ensino Supervisionada, é importante que a disciplina de EMRC-Educação Moral e Religiosa Católica, saiba ajudar os educandos a encontrarem-se com Jesus, Aquele que nos ensina a viver e a crescer interiormente, orientando-nos para uma vida autêntica e comprometida. É minha, a preocupação como professora de Educação Moral e Religiosa Católica estimular em cada aluno, crente e não crente, a partir da vivência de situações concretas do quotidiano, o significado da vida, a iluminá-lo, à luz de Jesus Cristo, como O paradigma supremo da educação. Ele é a Verdade, a Vida, o Caminho, a Luz, para a evangelização que se vive e se testemunha, a Palavra Encarnada do Amor Salvífico de Deus que se vive hoje e está presente há mais de dois mil anos em toda a História da Salvação.
- O/a assistente social na educação: implicações para uma escola inclusivaPublication . Diogo, Elisete; Valduga, TatianeO Serviço Social desempenha um papel central na intervenção preventiva, assistencial e política na Educação em Portugal. A formação específica do assistente social, as competências especializadas, a metodologia de intervenção e a natureza do trabalho que realiza, tornam‐no um profissional privilegiado para agir, numa perspetiva de inclusão escolar e social, em cinco dimensões: aluno, família, instituição, comunidade e política. Mobilizando literatura de referência, nacional e internacional, propõe‐se apresentar o papel do assistente social no campo da Educação e as suas contribuições, e ensaia‐se implicações para o futuro. Conclui‐se que o profissional tece contributos relevantes no combate às desigualdades sociais inscritas na escola, traduzindo‐se em um ponto de referência para o desenho e desenvolvimento das políticas educativas e inclusivas. Consagra‐se a necessidade do investimento político e de produção de conhecimento científico nestes locais de intervenção.
- O desafio do desenvolvimento de competênciasPublication . Lameira, Joana Alexandra Fernandes dos Santos; Neves, Vasco Manuel da SilvaA realização deste relatório surgiu no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica. Teve como finalidade dar visibilidade ao percurso efetuado em dois campos de estágio, sendo respetivamente na Unidade de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos e no Serviço de Urgência, num hospital central do grande Porto. O relatório foi dividido em duas partes distintas: a caracterização dos campos de estágio em que foi feita uma descrição da estrutura física dos serviços, no sentido de integrar, compreender a sua dinâmica/funcionamento e a descrição/desenvolvimento dos domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista, que em tanto contribuem para a excelência dos cuidados prestados. Foi utilizada uma metodologia crítica-reflexiva e descritiva, que teve como objetivo demonstrar a capacidade em identificar situações, apresentar soluções, refletir sobre as atividades realizadas, as suas implicações éticas e sociais, comunicando adequadamente as conclusões, tendo como pilar o desenvolvimento com autonomia, de uma prática baseada em elevados padrões de qualidade e no conhecimento científico. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal destacou-se as reflexões críticas decorrentes de situações concretas, como a tomada de decisão em situações de fim de vida, o isolamento dos doentes, a ausência dos familiares, pautando a realização das minhas intervenções por princípios éticos como: a Autonomia, a Justiça, a Beneficência e Não- Maleficência, como o exigido pelo código deontológico da profissão. No domínio da melhoria contínua da qualidade realçou-se a identificação de ações de melhoria e a sua implementação, no âmbito do controlo de infeção, na gestão de risco e na formação, criando mais-valias na equipa multidisciplinar e consequentemente ganhos em saúde. No domínio da gestão dos cuidados salientou-se a realização de planos de cuidados, a gestão e supervisão de recursos humanos/materiais, tendo como objetivo promover um ambiente potenciador e garantindo a qualidade dos cuidados prestados. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, estas foram desenvolvidas ao longo deste percurso, onde perante a complexidade das situações de saúde e doença foi exigida uma abordagem interdisciplinar. Esta abordagem obrigou a um autoconhecimento e assertividade, em busca de uma práxis clínica, baseada na evidência científica, em combinação com aptidões e caraterísticas pessoais, que contribuíram para atingir um desempenho de nível elevado, promovendo seguramente a qualidade dos cuidados de saúde. Foi mencionada a importância dos estágios e da elaboração deste relatório na concretização dos objetivos, para o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva e das competências enquanto Enfermeira Especialista no cuidado ao doente crítico, ambicionando ser uma perita na excelência do Cuidar.
- Abuso sexual de crianças vs aliciamento sexual de menores mediante o recurso a Tecnologias de Informação e Comunicação : o "novo" artigo 176º do Código Penal PortuguêsPublication . Santos, Joana Filipa Jorge dos; Silva, Germano Marques daCom o passar do tempo, têm sido notáveis os desenvolvimentos verificados em sede de proteção das crianças, designadamente no que respeita à proteção penal da liberdade e da autodeterminação sexual dos menores. Na verdade, a preocupação do legislador para com a sexualidade dos menores é profícua e é de aplaudir, já que estes são mais frágeis e vulneráveis, não tendo, muitas vezes, a capacidade e o discernimento necessários para avaliar algumas das situações a que são expostos, designadamente situações de índole sexual, acabando por, muitas vezes, e pressionados pelo abusador, levar a cabo práticas sexuais. Não obstante, não podemos deixar que as preocupações da sociedade se imiscuam, sem limites, na liberdade sexual dos menores, sob pena de lhes ser negado um certo espaço de livre realização, constitucionalmente protegido. Assim, o tema do abuso sexual de menores acompanhado do fenómeno mais recente que é o grooming online, apresentam-se como um domínio com um campo muito vasto por descortinar, com muitas questões por eclodir e descobrir, sendo estes os aspetos a que nos propomos nesta dissertação
- EditorialPublication . Anile, Lorena; Diogo, Elisete; Muñoz, Isabel; Valduga, Tatiane
- Unit Linked : qualificação jurídica e perspetiva sucessóriaPublication . Freitas, João Eduardo Ramos de Sousa Cunha; Sá, Fernando Eduardo da Silva Oliveira e
- Towards an aesthetic of intimacy. A contribution to the critique of Mikel DufrennePublication . Morais, Carlos BizarroAcross the works of Mikel Dufrenne, the category of intimacy occurs almost always as a way to heighten the attributes of reciprocity, sharing, close friendship and communion of feelings which shape the bond between spectator and aesthetical object or artwork at the core of the aesthetic experience. In this sense, intimacy is a reticular concept, interchangeable with “profoundness”, “interiority”, “connaturality”. Hence, the aesthetic experience is, in a way, a zenith of intimacy, a paradigm of “intimate life”, namely, the moment where spectator, artist and the work disrobe and reveal themselves – in other words, when they mutually share the complicit removal of the veils concealing them. However, contrary to what such openness could suggest, the intimacy experienced herein does not designate a secret event, not even a private slice of the above actors’ hidden life. Intimacy is not placed in the domain of “intimism”, of particular affection, which a certain psychoanalysis tends to highlight. Converting intimacy into a pretext or grounds for a clinic, psychoanalytic function is of no interest to Mikel Dufrenne, as it corrupts the very aesthetic process. In this interpretative context, we intend, first and foremost, to consider the theoretical implications of Mikel Dufrenne’s proposal about the theme of intimacy. We also intend to demonstrate that, by shielding the category of intimacy from the quite frequent risks of instrumentalisation, intimacy becomes available to assist in renovating the meaning of overarching phenomenological themes, such as intentionality and constitution. We also aim at illustrating how the aesthetic experience is a naturally intimate relationship, bestowing it with an ontological dimension from the very beginning. Following on this interpretation, quite beyond what the author made explicit, we wish to contribute to the proper critical appraisal of the thought of one of the greatest aesthetic philosophers - Mikel Dufrenne.